Novos Jogos de Tabuleiro: Diversão Garantida com os Amigos e Família

Eu tenho uma característica que carrego desde criança. Sempre quis saber o porquê das coisas. Então sempre que posso gosto de aprender algo mesmo quando estou me divertindo. A ficção científica para mim sempre teve essa função. Porque o gênero foi criado basicamente para isso, é uma maneira de questionar a nossa sociedade e trazer alguns temas ao debate. Por isso o gênero é tão fascinante.

Da ficção científica eu fui para o RPG. Sim meus amigos, nem só de fantasia vivia o RPG, muitos jogos de ficção científica de alto nível foram lançados. Só que agora entrei na onda dos jogos de tabuleiro e estou aprendendo muitas coisas com eles também.

Como a maioria de vocês eu comecei com os jogos da Grow e da Estrela. Jogo da Vida, Cara a Cara, War, Banco Imobiliário, Desafino, Imagem e Ação. Esses e tantos outros dominaram nosso tempo com os amigos longe dos eletrônicos. Um tempo bom e uma diversão sadia, que podem voltar num nível mais alto, muita gente não sabe, mas existe uma gama de jogos de tabuleiro sendo lançados por aqui em português, porem, infelizmente longe da mídia e das grandes lojas.

Como cada jogo é baseado num tema, você acaba através das regras aprendendo muita coisa sobre esse tema, e uma novidade, alguns deles são desenvolvidos para serem cooperativos, ou seja, foi criado um sistema de sorteio de eventos que os jogadores têm que enfrentar em equipe. O único jogo mais ou menos conhecido da nossa geração que segue uma linha parecida é o Interpol, apesar de na verdade ele ser um todos contra um, entretanto mesmo estando nas grandes lojas, a maioria das pessoas as quais converso não conhece esse jogo, uma pena!

Alguns dos jogos que joguei e posso afirmar que são muito bons: Rock N Roll Manager onde cada jogador é um agente de uma banda de rock e o objetivo é torna-la a mais famosa. Catan onde cada jogador é um fazendeiro procurando vender seus produtos e fazer prosperar a sua cidade. Power Grid onde cada jogador gerencia uma empresa de energia em expansão. Pandemia onde os jogadores são uma equipe de profissionais combatendo epidemias pelo mundo. Zombicide onde os jogadores têm que cooperar para sobreviver ao apocalipse zumbi. Dixit onde o jogador tem que usar a criatividade para fazer um dos demais adivinhar qual é a sua carta, nesse caso os dois ganham os pontos. 7 Wonders (As 7 Maravilhas) onde os jogadores tem que evoluir suas civilizações e construir monumentos que vençam ao tempo.

O grande ganho real é que através da diversão, pais podem se aproximar dos filhos, os filhos podem exercitar sua memória, sua leitura, seu raciocínio, sua criatividade, bolar estratégias, aprender o básico de administração, história, geografia, lógica, matemática, interpretação de texto, essas e várias outras coisas. Vale a pena usar a vasta possibilidade de pesquisa que a internet nos dá, e procurar onde vende esses e outros jogos.

O meu resumo tem pouca coisa, mas indico o site www.ludopedia.com.br onde você encontrará tudo o que precisa para desligar os eletrônicos e passar mais tempo com seus amigos e com seus filhos.

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...
Essas cenas realmente me pareceram meio forçadas. Percebi que colocaram para ajustar uma situação de...
Então você sentiu o mesmo que eu. Eu não me importo muito em rever algumas ideias, porque geralmente...
Guest - Valeria Loza
Um grande filme de ficção científica. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ...
Guest - Ogro
Chança, você esqueceu de dizer que nessa época, início dos anos 80, os críticos de cinema no Brasil ...

Login