Se fossemos construir a Estrela da Morte quanto custaria ? Seria viável para o Império a construção?

star wars logoSe fossemos construir a Estrela da Morte dos filmes Guerra Nas Estrelas, quanto custaria e se seria viável construir uma com a produção e com a economia dos dias de hoje? Seria tambem viavel ao Imperio a construção? Essas questões foram respondidas por estudantes da Universidade de Leighigh e por um colaborador da revista Forbes.



Os estudantes da universidade de Leighigh em seu blog de economia chamado Centives ( www.centives.net ) em um momento em que obviamente não tinham muito o que fazer, exemplificaram através de cálculos e algumas especulações o quanto custaria em valores atuais ( valores de 2012 ) , baseado na produção atual e no montante de riquezas existentes no mundo. Posteriormente um dos colaboradores da revista Forbes ( www.forbes.com ), que é dedicada a administração, economia e finanças, escreveu um artigo comentando sobre a viabilidade da construção tomando como base o próprio Império retratado no filme.

death star


Antes que me questionem aqui sobre valores, explico que foram os estudantes e o colaborador que assumiram esses valores, estarei apenas repetindo o que fora dito. Aparecerão alguns numeros nesta matéria mas nada que exija o conhecimento de matemática ou física.


Para inicio os estudantes estimaram quanto de material seria necessário para a Estrela da Morte. Para isso eles consideraram o diâmetro da primeira Estrela da Morte como sendo de 140 Km e tendo como material somente aço. Como uma forma de se estimar o volume de aço, fora tomado como base o porta-aviões HMS Illustrous :


Total de volume do HMS Illutrous : 28561 m3 e total de massa : 22000 toneladas.


Baseado nestes valores acima eles estimaram que a Estrela da Morte tenha : o volume de 1440000 km3 e massa de 1,08 x 1015 toneladas de aço, ou seja, aproximadamente 1 seguido de 15 zeros.


Não é necessário dizer que é uma quantidade de aço descomunal, tanto é que se considerarmos a produção anual atual de ferro ( que é a base para a produção de aço e é estimada em 1.3 bilhões de toneladas/ano ), levaria exatamente 833315 anos pra produzir a quantidade de material necessária.


Agora vem o melhor de todos os cálculos, qual o custo desse material todo?


Considerando o custo atual daria o valor de : $ 852 000 000 000 000 000,00.


Parece muito? Bem, é realmente muito, porque é 13000 vezes toda a riqueza do planeta Terra.


Após todo esse calculo e essa conclusão, um colaborador da revista Forbes chamado Erik Kain escreveu uma matéria discutindo se seria viável para o império construir a Estrela da Morte.

Primeiro ele decidiu estimar em que momento se passaria o argumento dos filmes Guerra nas Estrelas com relação aos dias atuais. Considerando que o filme se passa “a long time ago” ( algo como “um longo tempo atrás” ), ele considerou que a tecnologia do filme seria de 500 anos na frente do nosso tempo.


Considerando uma estimativa de aumento da riqueza do planeta na ordem de 2% ao ano, a estrela da Morte custaria nesse futuro 65 vezes o valor de toda riqueza do nosso planeta.


Agora vem a outra consideração : Qual é o tamanho do Império? Essa resposta o autor não sabia responder, mas estimou baseado no que considerou o tamanho do senado antigo, algo em torno de 10000 planetas. O que faria que a Estrela da Morte custasse ao Império, algo em torno de 0.03% da riqueza de cada planeta.


Conclusão desse monte de numeros : Não só seria viável a construção em termos econômicos, como não seria de grande impacto financeiro ao Império.

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login