Os 30 anos de Blade Runner


blade runner capaBlade Runner - O Caçador de Androides é um clássico da ficção científica e um verdadeiro cult cinematográfico tendo arrebatado uma legião de fãs ao redor do mundo nestas três décadas de vida. Sim meu velho, o filme acaba de completar 30 aninhos de existência nesta segunda-feira, 25 de junho de 2012 ( e você provavelmente é um velho como eu :p).

Se você tem menos de 20 ou é um neófito em FC faça o dever de casa e trate de assistir ao filme imediatamente. Depois volte aqui.



É curioso como os anos passam, tornam-se décadas e alguns filmes simplesmente permanecem intocados pelo tempo. Blade Runner - O Caçador de Androides pode se considerar nesta lista, ao lado de Alien O Oitavo Passageiro e 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Tá certo que em se tratando de ficção científica isso é meio óbvio, já que a maioria dos filmes se passa em algum lugar do futuro ou numa galáxia muito distante, mas rever Blade Runner hoje é como acabar de sair do cinema no meio de tantos filmes mais ou menos que a gente vê em cartaz por aí. Isso não se deve tanto (a meu ver) pelo ritmo em que a história se desenrola, mas pela ambientação cyberpunk extremamente bem feita com aspecto noir em uma Los Angeles de cenários fantásticos, fruto do competente trabalho do diretor Ridley Scott e sua equipe de criação.

Blade Runner é baseado no conto Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philiph K. Dick que segundo consta chegou a ver um pouco do filme antes de falecer em 1982, dizendo-se impressionado com a fidelidade impressa na película. Apesar de ter sido um fracasso de bilheteria naquele ano, o filme ainda assim precisou ser "abrandado" por ordem do estúdio que achou o clima meio hard para a época. Seria isso efeito do ET de Spielberg que também estava em cartaz? Vai saber....Mesmo assim Blade Runner nunca foi um filme pra criança.

blade runner 01


Para um rápido resumo do filme, a história se passa nas Los Angeles de 2019 em que o detetive Deckard Cain (Harrison Ford) é convocado para o simplório trabalho de "aposentar" (um termo sutil para destruir) quatro androides modelo Nexus 6 que fugiram de uma rebelião e estão foragidos na cidade. Trata-se do modelo mais perfeito de replicante já produzido pelo homem e eles pretendem persuadir o seu criador para que este possa de algum jeito estender suas vidas. Uma interessante analogia com um dos desejos mais antigos da humanidade, e não por acaso os avanços da ciência tem permitido o prolongamento de nossas vidas cada vez mais, mas isso não vem ao caso agora.

Um dos efeitos mais bacanas de assistir Blade Runner depois de velho é lembrar de ter torcido quando pirralho pro Deckard conseguir vencer o replicante interpretado pelo Rutger Hauer, naquele momento tenso em que os dois se confrontam e mudar de torcida depois de rever o filme. Vi Blade Runner recentemente e foi o que aconteceu. Você pode deduzir que a causa dos replicantes é legítima e até se emocionar com o sincero lamento dele debaixo da chuvarada "..todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva" ao contemplar o breve término de sua existência. Além disso consideremos que Deckard tem moral dúbia por deixar se apaixonar pela replicante Rachael (Sean Young bem novinha aqui) quando deveria considerar aposentá-la também. Na versão do diretor ainda há o agravante do próprio Deckard ficar em dúvida se também seria um replicante, ou não. É a ficção científica e suas possibilidades.

O fato é que Blade Runner fez história na sétima arte influenciando diretamente obras posteriores como Matrix, Johnny Mnemonic, o Vingador do Futuro e outros, sendo obrigatório para todo fã de ficção científica que se preze. Em comemoração a esses 30 anos, a Warner anunciou que vai lançar uma edição especial em Blu-ray com todas as versões do filme, 10 horas de extras inéditos, um livro com a arte conceitual do filme e uma miniatura do carro voador, o Spinner, e sinto que terei de começar a juntar uma granhinha. Se vai vir tocando Vangelis eu não sei, mas a trilha sonora com aquele sax orgástico é uma boa pedida sem dúvida, principalmente se estiver bem na companhia de uma charmosa replicante.


----------------------------------------------------------------------

Fontes:

http://www.cineclick.com.br/noticia/carregar/titulo/blade-runner-completa-30-anos-conheca-um-pouco-do-classico/id/34323

http://omelete.uol.com.br/blade-runner/cinema/blade-runner-o-cacador-de-androides/

http://rollingstone.com.br/noticia/iblade-runneri-completa-30-anos/

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login