Resenha de filme : JOGOS VORAZES

jogos vorazes cartaz

O filme que veio fazer algo que é bem incomum em filmes baseados em livros: Ele veio para completar o livro. Vai agradar fãs, mas o publico em geral não tem só fãs. Ele tambem trouxe a tona um dos grandes males da humanidade e demonstrou que a idiotia humana consegue não ter limites.

AVISO : Racistas, não leiam nem esta resenha.

 

Os Estados Unidos no futuro sofreu com um periodo de guerra que alterou todo o país. Após a reestruturação, o mesmo passou a se chamar Panem e fora divido em uma área da capital e em 13 distritos. Houve um momento na qual os distritos se revoltaram com o comando da capital e iniciaram uma guerra que resultou na derrota dos distritos e na obliteração do distrito numero 13. Após esse fato, a capital instituiu uma competição chamada Jogos Vorazes na qual é sorteado um casal de cada distrito para a competição. Os escolhidos passam a serem chamados de tributos e devem competir em um local definido pela capital, matando os outros participantes até que somente sobre um competidor. Todos os habitantes quando atingem a idade de 12 anos tem os nomes incluídos no sorteio. Para cada ano seguinte é acrescentado mais uma vez o nome até quando completam 18 anos. Porem se a pessoa se incluir para receber uma provisão anual de grãos, seu nome é acrescentado mais uma vez a cada inclusão.

O filme mostra a historia da entrada de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes. Ela tem 16 anos e vive no distrito 12, um distrito produtor de carvão, em cujas minas o pai dela morreu em uma explosão. Sua mãe passou a viver desolada e caiu nela a responsabilidade de conseguir sustentar sua mãe e sua irmã mais nova. Katniss caça na floresta selvagem do distrito, o que é proibido pela capital, junto de Gale, um companheiro de caçada de anos. A caça é vendida no mercado negro e muitos fazem vista grossa por que são consumidores do que ela consegue na floresta, incluindo o prefeito e o policiamento do local chamado de “pacificadores”. Ela incluiu seu nome no sorteio varias vezes para a obtenção dos grãos para sustentar sua família. Durante o sorteio, para seu desespero, o nome de sua irmã fora sorteado. Para evitar que ela fosse aos Jogos Vorazes, Katniss se voluntariou, o que é permitido pelas regras e junto com Peeta Mellark é enviada para a capital, participar da competição.

 

jogos vorazes 01

Os jogos vorazes são televisionados, como uma especie de reality show futurista. Os tributos são apresentados, fazem entrevistas e são preparados para a competição. Inclusive durante a mesma é possível o oferecimento de “presentes” ( enviados através de pequenos paraquedas ) aos participantes, através de “patrocinadores”.

 

( CUIDADO : POSSÍVEIS SPOILERS ABAIXO )

 

Este filme como outros filmes que são baseados em livro, sempre cai no dilema de fazer a opção: seguir fielmente o livro ou fazer uma versão diferente. Quando se existe uma legião de fãs a segunda opção é a mais arriscada, porem a primeira tem o inconveniente de que fazer exatamente uma copia do livro é difícil de ser realizada principalmente por causa do tempo de filme.

Escrevi uma resenha comparativa deste livro aqui.

Neste caso aqui, houve uma sacada que talvez o faça diferir dos outros tantos filmes baseados em livro : ele complementa o livro.

 

jogos vorazes 02

 

 

Vou me explicar, no livro a personagem de Katniss é quem narra a historia,ou seja, ela é o foco da historia, o que faz que o livro seja escrito na primeira pessoa. No filme, não há essa centralização na primeira pessoa, então ele se passa em terceira pessoa. Por isso, muita coisa que não é narrada no livro, é demonstrada no filme, então eventos que acontecem no livro que não tem explicação, porque a personagem não teria visto o que levou aquilo, tem explicação demonstrada no filme.

Isso é uma ideia que faz com que os dois se complementem e pode agradar em cheio os fãs do livro. E neste sentido esse filme é bastante competente. Segundo informações, o roteiro teria participação da própria autora do livro, isso favorece aos complementos da historia.

Muito do que aparece no filme e não tem no livro são coisas muito interessantes, como a participação dos gamemakers ( os que controlam o jogo ) e o dialogo do presidente com o líder dos gamemakers.

 

jogos vorazes 03

 

E quanto aqueles que não leram o livro? Bem, esse tipo de filme tem como publico preferencial, quem já é fã, porem todo filme deve ser feito para qualquer publico.

Ai é que reside o problema.

O filme sofreu o problema da sintetização do argumento. Para diminuir o tempo, muito do argumento fora reduzido e muita coisa que a principio não afetaria diretamente a historia base fora simplesmente retirado e isso, inclui personagens e explicações. Por isso, que o filme patina nessa hora, a retirada de explicações pode não prejudicar quem leu o livro mas para aqueles que não o fizeram, muita coisa não fará sentido ou ficará no ar e algumas delas acabam sendo mais necessárias do que parece.

Um exemplo : Quando Katniss se oferece como tributo, para livrar sua irmã Primrose de ser enviada, a apresentadora Effie Trinket pede uma salva de palmas para ela, no entanto ninguém bate palmas e todos levantam três dedos para o alto.

Quem leu o livro, sabe que isso é um sinal de respeito e de homenagem para aqueles que morreram, ou seja, os moradores demonstraram respeito por ela ter se sacrificado e demonstraram que não tinham motivo para aplaudir. Fora um gesto inesperado e de grande impacto na personagem de Katniss. No filme não fica claro o porque disso.

A apresentadora não soube interpretar isso, pois achou que não bater palmas era um sinal de “falta de civilidade”. Por que esse gesto é usado somente nos distritos, os residentes da capital não sabem de que se trata.

Posteriormente Katniss faz o mesmo gesto durante o jogo, em direção a uma das câmeras, como uma forma de protesto contra a organização do jogo. O gesto é transmitido para toda Panem e este gesto fez aquela revolta no distrito 11, que aparece no filme, mas não é citada no livro, porque Katniss não teria como saber disso. E a consequência desse simples gesto fez com que a regra do jogo sofresse uma mudança. A mudança aparece no livro, mas só quem assiste o filme fica sabendo o porque.

Então para aqueles que não leram o livro, fica meio indefinido afinal o porque tudo isso ocorreu. Vários outros pequenos detalhes, como quando Katniss fala para Gale que eles seriam pegos e teriam a língua cortada se tentassem fugir passam em branco para quem não leu o livro.

 

jogos  vorazes 04

 

 

Na tentativa de impor uma explicação do background, no inicio do filme fora incluída algumas legendas falando do que aconteceu no passado, isso me passou a impressão de que fora uma inclusão realizada a posteriori, porque essa explicação apareceria no próprio filme, no vídeo demonstrado durante a “colheita”( momento da escolha dos tributos para o jogo ). Porem fizeram um vídeo tão sutil que não explicita com clareza o que de fato ocorreu. No livro, há um discurso que fala mais claramente isso tudo.

Não houve muito espaço para o desenvolvimento dos personagens e a motivação de muitos deles não ficou muito clara no filme.

Apesar disso, o filme é bem competente no que se propõe, a síntese do argumento fez com que o filme se passe em um ritmo acelerado do inicio até o fim, o character design e o design da ambientação, está muito bem realizado e é visível que houve muitos gastos com efeitos especiais, muito bem aplicados e competentes.

O faturamento está alto o suficiente para justificar a continuação, então teremos mais.

 

PR ( pós resenha ) :

 

Eu poderia deixar passar, mas não há como não falar sobre isso.

Muita gente andou reclamando da escolha de alguns atores para os personagens.

Faz parte dos produtores de filmes decidirem se mantem os personagens mais próximos do visual descrito no livro ou mudar a aparência deles. Obviamente a escolha de mudar a aparência vai desagradar os fãs.

Muitas escolhas foram feitas justamente por causa disso e geraram alguns comentários, como por exemplo colocar aqueles cabelos brancos na Halle Berry nos filmes do x-men. Pode-se afirmar que os cabelos parecem muito falsos, mas a personagem da Tempestade possui cabelos brancos. Os próprios produtores falaram que sabem que os cabelos não ficaram legais, mas se não fizessem isso teriam problemas com os fãs.

Assim, como mudanças aconteceram em alguns filmes e não trouxeram nenhum problema.

Mas o caso aqui é diferente.

Muita gente postou na internet que quando viram que a atriz escolhida para interpretar a personagem Rue, que tem um certo destaque no livro, era negra desistiram de assistir o filme. Outros disseram que substituíram os personagens mais interessantes por negros e outras tantas idiotices que nem merecem ser citadas aqui.

Não bastassem tudo isso, ainda xingaram a atriz porque não é o visual que imaginam para a personagem, como se a atriz tivesse alguma coisa haver com a escolha do elenco, papel que é realizado pela diretoria de casting, ou seja, não bastam serem racistas, eles nem fazem ideia do que estão falando.

E por falar em não saber do que estão falando, leiam o seguinte paragrafo abaixo, com enfase do trecho destacado :

 

Uma por uma, vemos as outras colheitas, os nomes chamados, os voluntários se apresentando ou, mais frequentemente, não. Nós examinamos os rostos das crianças que serão nossa competição. Algumas se destacam na minha mente. Um garoto monstruoso que se lança a frente para se voluntariar pelo Distrito 2. Uma garota de rosto astuto com cabelo vermelho liso do Distrito 5. Um garoto com um pé inválido do Distrito 10. E, mais assustador, uma garota de doze anos do Distrito 11. Ela tem pele e olhos marrom escuros, mas fora isso, ela é bem parecida com Prim no tamanho e no comportamento. Só que quando ela sobe no palco e eles pedem por voluntários, tudo o que você consegue ouvir é o vento assoprando pelos prédios decrépitos ao redor dela. Ninguém deseja tomar seu lugar. “

 

O trecho fora retirado do livro. Então eu pergunto : Há alguma duvida do que significa “pele marrom escura”? Tirando o personagem do Cinna, que não teve descrição da pele, o outro personagem do distrito 11, também fora descrito como negro. O trecho acima também cita que a garota do distrito 5 é ruiva e isso aparece no filme, mas ninguém reclamou disso, reclamou?

Então para aqueles que reclamaram da escolha e fizeram esse monte de comentários idiotas, vocês nem merecem serem chamados de fãs de alguma coisa.

>É por isso que termino com a imagem abaixo :

 

amanda stenberg

 

Ela se chama Amandla Stenberg, a atriz que interpretou Rue, e que merece ser citada. E para ela, os outros dois atores, a produção do filme e para a autora Suzanne Collins eu ergo três dedos.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

Load Previous Comments
  • Guest - taylor swifteen

    ainda nao vi o filme, mas to LOKA pra ver, ja li o livro e concordo plenamente com vc. em q parte do filme toca ``safe and sound`` de taylor swift??? katniss canta ``arvore forca``????

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Sara Luiza

    eu ñ li o livro,mas vou ver se tem na biblioteca da minha escola,o filme é o máxiimo,é mt boom o filme,qm ñ assistiu é melhor a ssistir o maiis rápido possível pq o filme é mt legal,quero ver o filme de novo...rs'



    by:Sariinha Luiziinha

    Like 0 Short URL:
  • Guest - VORAZES

    PESSOAL VAMOS ASSISTIR O 2 EM

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Camila

    Muito Louco o filme !

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Pedro

    O que tenho a dizer parabéns sou muito fã do filme não li o livro mas vou ler e sobre a personagem ser negra e dai seus racistas idiotas sou negro e me orgulho da minha cor e dou parabéns também para os que fizeram a escolha dos personagens por que foi muito corajoso por ter escolhidos negros para o papel . fica meu comentário .

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Gryff

    Parabéns pelo texto!!! Já vi o filme e gostei muito. Sua resenha me deu mais vontade de ler o livro. :)

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ana Lopes

    Eu achei que a protagonista Katniss está mais para o gato Gale do que Peeta, se tiver parte 2 aposto que ela não fica com ele, alguém lá em cima disse que não teve muito sofrimento, tá loco! foi muito sofrimento, chorei muito no início com Katniss e sua irmã e principalmente na morte da menina Rue. Olha cara quase não assistia pois também me falaram que era como o lixo crepusculo, mas assisti ao filme é muito bom, li sua resenha é brilhante e me ajudou a entender melhor algumas coisa pois não tinha li o livro. Deixo aqui meu sinal de protesto contra o racismo besta e minha homenagem a você. iii

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Pedro, Gryff e Ana Lopes
    Obrigado pelos elogios a resenha.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - clara

    parabens,eu so tinha assistido o filme ate a metade,mas depois de ler essa resenha,eu acho que ja virei fã,e vou ate comprar o livro

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Voce vai notar as diferenças ao ler o livro e vai entender algumas coisas do filme. Depois de ler, comente o que achou...

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - 6u5e5g
Superb Web-site, Keep up the useful work. Appreciate it. disintossicare organismo
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login