Eu Vi: Tron

Confesso, nunca tive interesse em assistir esse filme até que o segundo foi lançado. Entretanto digo estão errados aqueles que o rotularam de ultrapassado, os que acham isso não entenderam a real proposta do filme.

A primeira vista as pessoas reclamam dos efeitos visuais. “Coisa dos anos 80, é muito velho! Muito feio! É muito tosco!” Mas é uma injustiça com a estória que continua atual. E é muito melhor e mais densa do que muitas estórias que temos por aí. Skyline é um exemplo, com todos os seus bons efeitos, mostrou e explorou muito pouco da premissa que criou. Uma hora e trinta minutos desperdiçados pelo espectador.

Tron foi uma surpresa pra mim, esperava uma simples aventura dentro de um computador, e não a criação de um novo mundo com tantas referências ao nosso e com tantos questionamentos em relação à nossa sociedade. Também acho que ao ter esperado tanto tempo, pude apreciar mais e entrar mais profundamente na estória. Não que eu achasse que os efeitos especiais eram mais importantes que a estória, se achasse isso não seria fã da Serie Clássica de Jornada até hoje. Mas agora eu consigo entender que o objetivo de Tron não era explicar o funcionamento de um computador, mas através dele questionar várias coisas em nossa sociedade, e escapar da censura como Jornada nas Estrelas fez.

Tron nos fala sobre tirania, repressão, censura, nos mostra como nossa liberdade pode ser tirada por qualquer motivo. Que sempre com o discurso da segurança, de que o governo está fazendo o melhor pelo povo, os tiranos conseguem nos manipular a aceitar essa realidade.

Quando somos jovens somos arrogantes, ignoramos as experiências passadas e a nossa história, questionar é diferente de desprezar. Devemos reavaliar o que foi feito, mas não podemos desprezar a experiência e os ensinamentos que os fatos passados nos proporcionam. Não importa nossa idade ou nossa posição social, não podemos abandonar nossos princípios.

Aos que não viram esse filme por não gostar dos efeitos especiais, peço que reconsiderem e tentem entrar na estória. Aos que esperavam ter uma aula de computador, revejam seus conceitos, acho que o filme fala sobre pessoas usando a roupagem de mundo digital.

Espero gostar tanto do segundo filme quanto eu gostei do primeiro.

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login