Eu vi: O Show da Luna

Conhecer esse desenho foi emocionante, principalmente quando descobri que é uma produção brasileira. Talvez seja uma luz no fim do túnel.

Eis que depois que fomos presenteados com um menino, eu e minha esposa começamos a assistir alguns desenhos dos canais a cabo. Eu assisti muito o Cartoon, mas infelizmente abandonei porque os desenhos que eu gostava já não passam mais. Para distrair as crianças pequenas recomendo o Discovery Kids, que tem uma linguagem mais adequada para elas.

Já tinha ouvido falar do Show da Luna, mas como não tinha visto, não tinha a menor ideia da dimensão e do significado do desenho, mas assistindo regularmente finalmente percebi e estou dividindo com vocês pois o que é bom deve ser perpetuado.

O desenho gira em torno de três personagens, além da Luna, seu irmão Júpiter e o seu furão de estimação o Cláudio. A Luna é uma menina apaixonada por ciência, pergunta tudo e quer saber sobre tudo, mas ao invés de desistir como a maioria de nós ela pesquisa e aprende. Como num faz de conta ela literalmente entra na experiência ou pesquisa que está fazendo, como se fizesse parte dela e como se os elementos e objetos tivessem vida, através deles, obtém as respostas para as suas perguntas. Como disse antes, o formato e o enredo das historinhas são para um público de um a seis anos de idade, por isso muita gente pode achar chato.

Eu fiquei fascinado com o desenho porque ele fala sobre ciência real, fala sobre conceitos, teorias e comprovações que eu só soube quando estava na adolescência. O conteúdo é sensacional e didático, recomendo a todos que tenham crianças, filhos, afilhados, sobrinhos, etc. Não se surpreenda se depois de assistir, as crianças comecem a lhe dar um banho sobre ciência. Tem muitas coisas ensinadas ali que muitos adultos nem tem ideia.

Esse desenho é uma prova de que quando o brasileiro quer e quando é lhe dada a oportunidade, ele faz algo de qualidade. Recomendei esse desenho a alguns amigos e muitos tem dificuldade de aceitar que se trata de uma produção brasileira. Foi criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e tem dublagem também em inglês. A produção é algo que escapa do normal, onde os enredos são para passar o tempo. Se prestar atenção você realmente aprende, mesmo nesse formato infantil. Precisamos de mais iniciativas como essa, que outros temas sejam abordados dessa forma.

Provavelmente muitos de vocês devem reconhecer os personagens, segue abaixo um clipe de apresentação do desenho que toca a música mais famosa e que depois de alguns episódios você vai se pegar cantando para acalmar suas crianças.

Esse desenho é uma joia, imperdível! A maioria das coisas que aprendi sobre ciência real foi por causa das coisas que eu não entendia quando via Jornada nas Estrelas. Ao invés de abandonar e rotular a série como chata, eu pesquisei sobre o que eram aquelas coisas e isso foi muito bom para mim. Naquela época tínhamos que ir às bibliotecas para fazermos nossas pesquisas. Talvez tivesse menos dificuldades se a Luna tivesse me iniciado em alguns conceitos. O conhecimento para mim é muito importante, muitas portas se abriram, precisamos ter uma mentalidade mais proativa nesse sentido, ou seja, devemos ter a iniciativa e procurar saber. É sempre benéfico!

embed video plugin powered by Union Development

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login