20 Anos de Babylon 5

It was the dawn of third age of mankind, ten years after the Earth-Mimbari war. The Babylon Project was dream given form...(Tradução: Era o alvorecer da terceira era da humanidade, dez anos depois da guerra Terra-Mimbari. O projeto Babylon era um sonho que tomou forma...) Em 26 de Janeiro de 1994 era lançada aquela que seria a melhor série de Ficção Científica de todos os tempos.

Infelizmente isso passou despercebido por mim e por boa parte da dos nossos colegas fãs de FC aqui em terras tupiniquins. Apenas ontem descobri, por acaso, quando procurava algumas informações sobre a série. Devido ao conjunto da obra essa série deveria ser mais famosa do que é.

Creso, um grande amigo meu, já me falava isso e eu não admitia. Admito agora sob pena de sofrer zoação, mas realmente Babylon 5 é a melhor série de todas em termos de roteiro. É triste que seja muito pouco conhecida aqui, provavelmente por jamais ter passado na TV aberta, e por ter sido exibida numa época em que a TV a cabo era algo de \\\"alto luxo\\\", leia-se cara demais para os nós reles mortais.

Escrita por Joseph Michael Straczynsky, inicialmente projetada para 5 anos, ela não teve a média de público que os executivos da época esperavam, então o canal Warner que bancava o projeto resolveu cancelar a quinta temporada. Como Straczinsky já tinha uma ideia geral do roteiro para toda a série, ele conseguiu adaptá-lo e mesmo assim fechar a história planejada, transformando a quarta temporada em algo sensacional de tirar o fôlego. Fez tanto sucesso que os executivos resolveram voltar atrás e bancar a quinta temporada, mas já era tarde. O que foi retirado não pode mais ser utilizado e a quinta temporada ficou muito aquém do que poderia ter sido. Essa é uma das coisas que mais lamento, nunca vamos saber o que tinha sido planejado para o roteiro original. Acredito que com mais tempo ele faria algo muito melhor e mais elaborado de algo que já é excepcional.

Cada temporada tem um título que define o tema geral abordado e ao contrário do que possa se pensar tudo está relacionado, mesmo que indiretamente. Babylon 5 ficou conhecida pela ação e tensão que existe nos melhores episódios, entretanto esquecem que os demais episódios ajudaram a detalhar e construir um universo rico e diferenciado, dando o destaque e o pano de fundo para a ação e por isso não são menos importantes.

Uma coisa comum que vi e ouvi de várias pessoas diz respeito à primeira temporada, que ela é menos importante ou pior do que as outras. Não acho isso, ali começa a construção do universo, a caracterização dos personagens e a diferenciação entre as raças. O aspecto que mais gostei, foi justamente a caracterização dos humanos. Eles são bem mais próximos da realidade para uma sociedade humana do futuro, mantendo a mesma vilania e hipocrisia sempre presentes. Alias, isso é algo que todas as raças possuem, nos permitindo um olhar e uma analogia com a nossa sociedade, jamais vista antes.

Babylon 5 é a única série que eu conheço que você gosta mais ainda quando assiste pela segunda vez. Principalmente porque geralmente as pessoas não prestam muita atenção no primeiro ano. Os episódios não tem uma relação muito clara e direta pois os sinais são muito sutis. Intencionalmente ou não, é mais ou menos como em nossas vidas, quando não prestamos muita atenção no presente, ou em algumas atitudes que tomamos e só nos damos conta do que aconteceu, quando as conseqüências batem à nossa cara. O primeiro diálogo do primeiro episódio após o piloto por exemplo, ele tem relação com tudo que acontece na série e eu só percebi isso quando assisti pela segunda vez. Straczynsky fez um trabalho minucioso e cuidadoso nos presenteando com essa obra prima. Novamente não sei porque essa série não tem o sucesso e o respeito que merece.

Infelizmente alguns atores já não estão entre nós para comemorar essa data importante, Richard Biggs (Dr. Stephen Franklin), Andreas Katsulas(Embaixador Gkar), Jeff Conaway(Zack Allan) e mais recentemente Michael O\\\'Hare(Jeffrey Sinclair) faleceram em 22 de maio de 2004, 13 de fevereiro de 2006, 27 de maio de 2011 e 28 de setembro de 2012, respectivamente. Faço aqui um agradecimento e uma pequena homenagem a todos os atores pelo trabalho que fizeram ajudando a dar vida a essa grande obra.

Se você gosta de Ficção Científica e ainda não assistiu assista a essa série que é diversão garantida. Se você já viu, comente para matar as saudades.

Richard Biggs (Dr. Stephen Franklin)

Andreas Katsulas(Embaixador Gkar)

Jeff Conaway(Zack Allan)

Michael O\\\'Hare(Jeffrey Sinclair)

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Sempre disse que considero essa a melhor série de todos os tempos, fora inovadora em todos os sentidos e teve a meastria de roteiro de sempre soltar vários detalhes de background e depois conseguir justificar todos eles em momentos diversos da trama.
    Lembro de que acompanhava essa série no canal da Warner e mais tarde ela passou no canal TNT, sendo que neste ultimo eles fizeram uma zona de mudanças de dia e horário que ninguém conseguia acompanhar. Interessante que quando eles reprisavam a série, eles começavam a reprise sempre da segunda temporada em diante. Me lembro que na época, fora o primeiro seriado a ter uma relação com os fãs usando a internet, mesmo que essa era uma coisa muito capenga de velocidade e pouco explorada ainda comercialmente falando. Inclusive lembro da reação as mudanças que ocorreram na ultima temporada, com a saida do comandante Sheridan do comando da Babylon e a saida de alguns personagens da história. Principalmente a saida da Ivanova. O que mais lia na internet, tinha até virado um slogan era \" Ivanova is God\", que sempre achei uma frase engraçada porque God é masculino. A ultima temporada realmente fora mais fraca do que a quarta até porque a quarta foi arrasadora, mas gostei muito do fechamento da história, com os momentos finais do Sheridan e da Dellen e da própria estação Babylon. Lembro também que a abertura de cada temporada mudava e o texto que era citado também refletia o que seria visto durante a temporada e neste quesito a da quarta temporada era uma sequencia de frases ditas por vários dos personagens e a frase resumia muito bem o que aconteceu com aquele personagem especifico. Isso foi muito bem sacado e mostrou o quanto a serie realmente estava a frente.
    O chato era que na época que apareceu os DVDs eles foram vendidos em box e se um DVD naquele tempo já era uma coisa considerada de luxo, um box de DVD era uma insanidade de tão caro. Depois disso, nunca mais apareceu nada.
    Essas datas que comemoram essas coisas, sempre me lembram de que estou realmente ficando velho :)

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login