Livro: A Revolução dos Bichos

Emprestado por um amigo li em alguns dias, simplesmente sensacional. Vou compra-lo assim que o vir. Recomendo a todos que nunca leram, que o façam de preferência mais de uma vez.

É uma obra prima, George Orwell nos traz uma fábula onde os bichos se revoltam contra a sua vida na fazenda, através de metáforas ele explica como várias mazelas de nossa sociedade aconteceram e acontecem. Alguns dizem que deveria ser leitura obrigatória no colégio, mas eu discordo, com pouca idade já mais chegaríamos a captar a profundidade das críticas feitas pelo seu autor. Faríamos algumas confusões que geralmente são feitas quando se lê o livro sem uma correlação com o que você aprendeu de história, geografia, conhecimentos gerais e sobre o que a nossa experiência de vida nos traz. Por isso digo que deve ser lido várias vezes, conforme sua experiência vai mudando sua opinião e visão podem mudar, não porque o livro é dubio, ao contrário, mas como se trata de uma metáfora, algumas interpretações que as pessoas fazem não condizem com o que o livro realmente mostra.

Em alguns casos mesmo quando adultos, mesmo velhos alguns ainda não conseguem entende-lo. Ou por interesse em manipular as pessoas utilizando do livro, ou mesmo por limitação. A Revolução dos Bichos é uma fábula escrita por um esquerdista criticando o governo de Stalin na Rússia. Então é uma crítica a um governo e não a toda ideologia de esquerda. Tanto a militância de direita quanto a de esquerda citam as partes que lhes interessam para o seu discurso defendendo seu ponto de vista. Porém os dois lados estão equivocados, ou agindo de má fé, pois a principal lição que o livro nos dá, é que não existe governo algum com democracia e justiça social, sem que haja um grupo de oposição responsável, que pense na melhoria do país, tanto quanto o grupo da situação. Em outras palavras, que haja uma oposição ideológica e não uma oposição que só busque tomar o poder. A discussão ideológica geralmente produz soluções melhores e mais duradouras por sempre serem apresentadas perspectivas mais abrangentes.

Esse é um livro que não pode faltar na sua prateleira, ao contrário dos outros livros que recomendo, não é só diversão, mas também reflexão garantida.

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login