STAR TREK ADVENTURES RPG

Depois de tantos anos e tantas desventuras, estou surpreso, com o lançamento desse jogo pela Modiphius Entertainment. É uma alegria muito grande saber que RPG ainda tem força, e que Jornada nas Estrelas ainda faz parte do imaginário das pessoas.

Estou na onda dos jogos de tabuleiro, mas minha paixão por RPG é muito grande, e minha paixão por Jornada nas Estrelas é maior ainda. Primeiro achei o relançamento de Star Wars da West End Games e quase imediatamente depois encontrei esse. Coitado do meu porquinho!

Para quem não está familiarizado RPG é uma sigla para role playing game, que traduzido para a nossa língua seria jogo de interpretação. Num grupo de jogadores um deles assume o papel de narrador, onde monta uma história e a conta para os demais que assumem os papeis de personagens principais dessa história, que pode levar horas para terminar, ou ter a duração de um seriado, dividida em vários capítulos. Num RPG de Jornada Nas Estrelas, um dos jogadores escreveria os episódios, enquanto os demais assumiriam os papeis dos membros da tripulação, embaixadores, negociantes, espiões etc.

A maior surpresa está na equipe de produção desse jogo. Um elenco de respeito, que inclui escritores de romances de Jornada em livros e quadrinhos, membros da equipe de desenvolvimento da Lost Unicorn Games e da Decipher, editoras responsáveis pelos materiais lançados anteriormente, desenvolvedores de jogos como Shadowrun, Mutants, and Masterminds e Mutant Chronicals. Isso mostra o quanto a editora está levando a sério o projeto. Tenho uma grande expectativa sobre o material, que tem tudo para manter o alto nível que os jogos de Jornada sempre tiveram.

Dessa vez o prejuízo será maior, porque levados pelo bom momento dos jogos baseados em miniaturas, os produtores lançarão, dados temáticos, miniatura das tribulações das diversas raças e séries de jornada, tabuleiros com os cenários mais comuns das naves, mapas estelares, tabuleiro de referência rápida do mestre e outras coisas que deixarão os fãs com os bolsos vazios.

A editora já é famosa pelo lançamento de Mutant Chronicles, mas também tem outros jogos como Infinity e John Carter of Mars, John Carter entre Dois Mundos aqui no Brasil e para a minha surpresa, mais um tema que me interessa muito Conan o Bárbaro. O sistema D20 é usado em todos eles e também será a base para esse novo RPG baseado no universo de Jornada nas Estrelas.

No site oficial não encontramos com clareza a data de lançamento. Lá temos mais detalhes, bem como algumas fotos que enchem os olhos. Para a satisfação do implicante aqui, os produtores são bem claros ao dizer que o jogo não cobre os filmes feitos pelo JJ Abrams, na seção de perguntas mais frequentes. Serão lançados dois livros, um normal e uma edição de colecionador que provavelmente tem tiragem limitada.

RPG no Brasil parece estar escondido, porque fala-se pouco nisso, mas os jogadores ainda estão aí. Então recomendo para fãs e não fãs de jornada, porque a tendência é que o livro ensine o básico de construção e escrita de roteiros, que ao contrário do que os jogadores inicialmente pensam, é muito mais importante do que qualquer sistema.

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login