Jogo de Tabuleiro Terraforming Mars

Seguem minhas impressões sobre mais um jogo que tem a ficção científica como tema. Tem a mesma proposta do gênero literário, que é aprender se divertindo.

Ao trazer o termo terraforming, para a nossa língua teríamos a palavra terraformação, que não sei se existe oficialmente, mas poderia dizer que já é bem aceito como, disponibilizar e performance, que também não existem oficialmente na nossa língua. A terraformação seria o conjunto de medidas tomadas para tornar o ambiente de um outro planeta, capaz de sustentar plantas e animais da terra. Eu presumo que esse conceito tenha se originado na comunidade científica. É largamente usado em incontáveis histórias de FC. Obviamente ainda é um conceito que não conseguimos provar sua viabilidade, também é óbvio que quanto mais próximo o ambiente do planeta, formato, massa e outros aspectos estiverem dos mesmos da Terra, mais fácil e rápido seria esse processo.

Então é aí que o jogo entra na ficção científica. Nele a humanidade já tem um nível tecnológico suficiente para colocar Marte em terraformação. E o jogo consiste na disputa entre as empresas, onde cada jogador controla uma, para saber qual delas terá a maior contribuição para a terraformação, que é medida em pontos. O jogo é baseado nas combinações de cartas, onde você paga para tê-las na mão, como se fossem os custos para a pesquisa, e paga o preço da carta, como se fossem custos de implementação do projeto, para baixá-la na mesa e usufruir dos seus efeitos.

E são muitos benefícios, criação de oceanos, florestas, produção de energia, mineração, transporte, construção de cidades, criação de animais, aumento da temperatura, níveis de oxigênio e várias outras mudanças que em tese tornariam Marte capaz de sustentar vidas como as da Terra. Algumas têm efeito combinado, algumas dependem do ambiente, outras dependem de construções. Então a cada jogo você aprende a ser melhor e mais eficiente, porque nem sempre as melhores cartas cairão na sua mão, sendo de suma importância desenvolver uma estratégia com o que se possui.

Não só as cartas são importantes, como os seus recursos também. Deve-se adaptar a estratégia de acordo com os recursos minerais, orgânicos e monetários que se tem. Mais um jogo em que também aprendemos o básico de administração. Ser ousado e ser cauteloso na medida e no tempo certos é imprescindível para ganhar.

As regras são bem simples, seguem dois vídeos abaixo, na nossa língua mãe, que recomendo assistir porque entender como usar os recursos, pode ser bastante complicado o que atrasaria o inicio do jogo para os novatos. E você já jogou? Gostou? Comente!

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login