Battlestar Galactica Board Game

Conheci esse jogo por acaso e cada vez que lia ou ouvia alguém falar sobre ele, me interessava cada vez mais. Esperei um longo tempo para que alguma editora o lançasse por aqui, infelizmente isso não aconteceu. Então para o meu deleite, uma ótima oportunidade surgiu e comprei a versão original. Agora com ele em mãos e lidas as regras, estou encantado, minhas expectativas se confirmaram.

Lançado pela Fantasy Flight Games em 2008, o jogo é baseado na segunda versão da série homônima de grande sucesso. Esse talvez tenha sido o motivo pelo qual as editoras daqui o ignoraram, mesmo com o sucesso que fez lá fora, por ter como tema uma série de ficção científica que não passou na tv aberta, as editoras temeram que as pessoas descartassem o jogo, por acharem que conhecer a série era indispensável. Entretanto, as regras são totalmente claras e até uma pessoa que nunca ouviu falar é capaz de entrar no clima e jogar tranquilamente.

O objetivo do jogo é sobreviver à ameaça cilônia. Os cilônios são oriundos de uma inteligência artificial criada pelos humanos, que adquiriu consciência e que se voltou contra eles. O jogo começa exatamente como a série, graças a modelos cilônios capazes de se passar por humanos comuns, a população das 12 colônias humanas foi dizimada e os sobreviventes do massacre estão numa frota comandada pela Galactica. Tudo isso também é explicado no livro de regras.

Cada partida deve ter no mínimo 3 e no máximo 6 jogadores. Um sorteio define quem será o primeiro a jogar e nessa ordem cada um escolhe qual personagem usará. A escolha dos personagens deve ser o mais heterogênea possível, pois as habilidades deles ajudarão a resolver as crises desencadeadas durante o jogo, que drenam os recursos ou dizimam a população ou podem destruir a Galactica.

Esse jogo é colaborativo, mas nem tanto. Lembram-se dos cilônios? Pois bem, as cartas de lealdade definem se você é um deles ou não. Há dois sorteios durante o a partida, o que garante que se não desde a primeira fase, com certeza na segunda, pelo menos um jogador será um ciônio, nesse caso, o objetivo desse jogador muda completamente e ele deve atuar contra os humanos, só assim ganhará o jogo.

O jogador que muda de lado tem que ter cuidado, uma descoberta prematura pode fazer com que ele seja neutralizado, diminuindo suas chances de ganhar, por esse motivo, ao contrário de um jogo colaborativo comum, não é recomendado que as pessoas discutam estratégias, falem de suas jogadas ou revelem suas cartas da mão. Não há como saber quem é cilônio e alguém que não é na primeira fase pode se tornar na segunda, portanto revelar o que você está fazendo, pode indicar para os outros jogadores que houve uma mudança de comportamento se for obrigado a mudar de lado, ou um jogador ciônio pode arruinar sua estratégia.

Isso faz com que todo o clima da série seja muito bem captado pelo esquema do jogo. Há uma paranoia generalizada, acusações infundadas, blefes. Ninguém sabe quem está sabotando nem quantos jogadores estão do seu lado ou contra você.

Seguindo a linha de alguns jogos que vieram de fora e estão sendo lançados por aqui. Esse jogo é mais complexo que a média. Então ao seguir o costume onde o dono do jogo lê as regras e explica para os demais, muito tempo será perdido e as primeiras partidas não serão interessantes. Numa situação onde se tem que disfarçar e blefar, o jogador tem que saber muito bem o que está fazendo, ter uma boa ideia da mecânica do jogo e de quais recursos dispõe. Isso é complicado de explicar, alguns detalhes básicos tem que ser conhecidos por todos logo de cara. Dependendo da pergunta um jogador revela o seu lado e o clima que deveria existir desaparecerá. Recomendo assistir os vídeos abaixo que dão uma boa ideia de como se joga. Infelizmente não consegui achar ainda um em português que seja tão bom quanto esses. Assim que achar eu atualizo o artigo.

Qualquer dúvida que tiverem é só comentar. E vocês? Conhecem? Já jogaram?

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Watson
This is really a great movie to watch, i have heard a lot about this movie then i went to watch it c...
Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...

Login