As diferenças entre as caixas básicas de ZOMBICIDE

zombicide logo

Uma vez que o nosso camarada Chanceller Martok nos brindou com um post sobre esse jogo ZOMBICIDE segue um post sobre as caixas básicas do jogo. Para aqueles que não possuem todas as caixas básicas do jogo ou gostaria de começar a jogar e não sabe por onde começar, segue um guia com as caixas básicas e as principais diferenças entre as mesmas. Esse pequeno guia inclui a futura caixa que está prestes a ser lançada: Zombicide Black Plague. UPDATE : acrescida imagem da nova dashboard da Black Plague, recem saída.

 

 

 

 

Nota : Algumas expressões estão em inglês porque eu tenho o jogo em inglês, então não sei como foram traduzidas todas as expressões. Se alguém identificar algo que tenha uma tradução me avise para que mude no texto.

 

zombicide caixa season 1 

ZOMBICIDE ( posteriormente passou a ser conhecida como Zombicide Season 1 ).

 

Lançamento : 2012.

 

As regras mais básicas do jogo.

 

Possui 71 miniaturas na caixa. Sendo 6 sobreviventes e os zumbis básicos.

Os cenários são urbanos representando uma cidade devastada.

 
 zombicide caixa season 2 prison outbreak  

ZOMBICIDE Season 2 – PRISON OUTBREAK

 

Lançamento : 2013.

 

Possui 90 miniaturas na caixa. Sendo 6 sobreviventes, suas versões “zumbiviventes”, os zumbis básicos e um novo tipo de zumbi chamado Berserker.

Conforme o próprio título indica, os cenários são de uma prisão, por isso tem vários tokens específicos de prisão, que inclui interruptores de cores diferentes, portas com cores diferentes, porta giratória, arames farpados, torre de observação, etc.

 

3 novos tipos de automóveis, cada um com características e regras próprias.

 

Utiliza as mesmas regras da Season 1, com algumas regras próprias dos tokens e locais específicos da prisão. A principal regra extra vem da possibilidade de continuar jogando após o sobrevivente for morto. O mesmo volta como um “zumbivivente”. A sua versão zumbi suporta mais dano ( 5 de dano ) e tem algumas pequenas restrições: o zumbivivente não ganha a ação extra do segundo nível, mas mantém os itens que carregava, podendo redistribuir as habilidades. Um sobrevivente morto por outro sobrevivente não se transforma em zumbivivente.

 

O novo tipo de zumbi, o Irado ( Berserker ), é um zumbi que possui placas reforçadas no corpo, o que o torna imune a ataque de longa distância. Para poder atacar esse tipo de zumbi, é necessário o uso de armas brancas. A abominação irada pode mover duas zonas ao invés de somente uma como os outros zumbis e ele pode destruir uma cerca de arame farpado passando sobre a mesma ( após isso a cerca fica aberta a passagem de qualquer outro zumbi ).

 

Nesta caixa é citada a regra sobre os zumbis tóxicos ( que vem na expansão TOXIC CITY MALL ): Os zumbis tóxicos não podem ser atacados a curta distancia, porque causam dano no sobrevivente. A abominação tóxica, se estiver na mesma zona que zumbis comuns, os transformam em zumbis tóxicos. Uma abominação tóxica somente transforma zumbis comuns em zumbis tóxicos.

 

NOTA : os zumbis de características diferentes são identificados por cores diferentes da miniatura e por um símbolo próprio nas cartas.

 zombicide caixa season 3 rue morgue  

ZOMBICIDE Season 3 – RUE MORGUE.

 

Lançamento : 2015.

 

Possui 92 miniaturas na caixa, sendo 12 sobreviventes e um novo tipo de zumbi chamado Skinner e alguns zumbis chamados rastejantes.

 

Apesar do nome que parece um nome de rua, o cenário de Rue Morgue é um hospital. Por isso vários tokens são específicos de hospital. Incluindo tendas de campanha. Há alguns tokens de localizador de entrada ( spawn ), escada e gatilho de eventos.

 

Inclui um token de helicóptero com dupla face, porém não possui tokens de automóveis.

 

As regras são as mesmas, porém houveram algumas pequenas modificações e mais algumas regras foram incluídas:

Regras de combate em grupo. Algumas cartas especificas permitem movimentação em grupo, como se fossem táticas militares. As regras agora permitem que o jogo seja jogado em PvP ( player versus player ou jogador contra jogador ).

 

O novo tipo de zumbi, chamado skinner, é um zumbi que quando é eliminado é substituído por um zumbi rastejante, quando o jogador rola um numero 1 em um  dado de ataque. O zumbi rastejante é mais difícil de atingir, ficando no final da prioridade de ordem de ataque. Zumbis skinners e rastejantes, não são transformados em zumbis tóxicos por uma abominação tóxica. A abominação desta caixa é chamado de A-Bomb e tem a capacidade de puxar todos os sobreviventes que estejam nas zonas adjacentes a zona deste zumbi. Esse movimento não conta como uma ação e ignora qualquer obstáculo que permita a visão ( barricadas, arame farpado e até torre de observação ). E pode tirar o sobrevivente de dentro de um carro ou de um buraco. Esse zumbi somente pode ser destruído por um efeito que destrua todos os zumbis em uma zona, habilidades que ignoram o tipo de zumbi não funcionam para este zumbi.

 

Cartas de cama, faz com que os zumbis apareçam aonde tenham camas da mesma cor que a indicada na carta. Esta carta funciona da mesma maneira que cartas de bueiros. E tokens de gatilho de eventos podem alterar a forma que os zumbis aparecem em jogo.

 

O token de escada pode ser usado para passar por uma cerca. Principalmente a cerca que fica ao redor do heliponto.

 

O helicóptero possui regras próprias e se a missão permitir, pode-se voar com o mesmo, se o personagem possuir a habilidade de pilotagem, no entanto somente pode pousar o mesmo em locais específicos ( heliponto ou terreno baldio ). O helicóptero também pode ser usado para armazenar equipamentos, que podem ser pegos por qualquer outro sobrevivente.

 

Mudança nas regras : Fazer uma separação ( split ) dos zumbis, não gera mais uma ativação extra se faltarem miniaturas de zumbis.

As regras de entrada de zumbis no jogo, agora são modificadas pelos localizadores de zona de entrada. Deve-se rolar um numero de dados que varia conforme a quantidade de jogadores e os números que saírem definem aonde os zumbis aparecerão ( cada numero gera um zumbi, na zona que tenha o localizador com o mesmo numero ao lado ).

 

As cartas de grupo permitem mais de um sobrevivente fazer ação em conjunto: mover, fazer uma carga ou atacar. Cada um com regras especificas e que somente podem ser usadas uma vez a cada turno de um jogador.

 

Algumas poucas regras opcionais permitem combate entre os jogadores. Note que no geral as regras são as mesmas, inclusive a regra que define que matar um sobrevivente não gera pontos de experiência. A quantidade de sobreviventes que vem nesta caixa permite que joguem o dobro de jogadores que as outras seasons.

 zombicide caixa black plague  

ZOMBICIDE BLACK PLAGUE ( Peste negra ).

 

Lançamento : Dezembro de 2015 ( previsto, mais provável que seja no inicio de 2016 ).

 

Será a mesma mecânica do jogo zombicide ( segundo os produtores, as regras ainda podem mudar antes do lançamento oficial ) mas com uma ambientação medieval . A caixa básica terá 71 miniaturas. Sendo 6 sobreviventes.

 

Novidades que virão nesta edição :

 

Temática medieval, inclui raças de fantasia. O logo do nome do jogo mudou para se adequar a temática ( saiu o molotov e agora é uma tocha ).

 

Sobreviventes podem fazer magia de ataque, encantamentos, usar armadura, carregar mais itens e os sobreviventes podem receber 3 de dano antes de morrer.

 

Os jogadores terão uma base de plástico para os personagens ( chamada de dashboard ) e nesta usarão marcadores para os ferimentos e para as habilidades. Nesta dashboard, haverá um marcador deslizante, fixo na base, para os pontos de experiência.

 

Miniatura dos sobreviventes podem ter a base com cores diferentes escolhidas pelo jogador ( uma peça circular colorida pode ser encaixada na base ), cores estas que combinam com os marcadores que serão usados na dashboard ( esta ideia da base fora importada de outro jogo publicado pela Cool Mini or Not ).

 

No momento só há os zumbis comuns. Porém existem também zumbis baseados em personagens de fantasia ( como um minotauro zumbi ou lobisomem zumbi ).

 

O molotov fora substituído pelo combo : bile de dragão ( um liquido que deve ser arremessado no chão e fazer uma poça, há um token para isso ) mais uma tocha que deve ser arremessada no local.

 

Nova miniatura e nova regra : Necromante. O necromante pode aumentar a quantidade de áreas de aparecimento dos zumbis. Ele pode ser sorteado quando for para entrar os zumbis e segue um percurso dentro do mapa até a saída mais próxima. O local de entrada recebe um token de spawn. Se for morto, pode-se tirar um token de entrada de qualquer lugar, se ele conseguir sair, o token extra permanece.

 

Nova regra : armadura e/ou escudo pode impedir dano e até pode impedir múltiplos ataques de zumbis. Abominações ignoram a armadura.

 

Mudança de regra : Ao se atirar em uma zona com um sobrevivente, em caso de acerto, a prioridade do acerto é somente nos zumbis. Em caso de erro, o sobrevivente é atingido ( a regra fora chamada de “fogo amigo” ). Aquela história de “sempre atinge o sobrevivente primeiro” acabou.

Então fica a duvida, para quem ainda não jogou e se interessa pelo jogo, qual caixa deve comprar primeiro ?

Essa pergunta é um pouco complicada de ser responder. O primeiro problema em responder é que no atual momento em que publico esse post, as duas primeiras caixas são muito difíceis de serem encontradas. A segunda ( season 2 ) é mais difícil de ser encontrada mesmo no exterior. A não ser que o leitor tente comprar alguma usada em português, somente importada e por consequência, em inglês. A season 3 ainda pode ser achada com um pouco de dificuldade.

Deixando esta questão de lado, a escolha vai depender de alguns detalhes :

Se o leitor não tem pressa e não se importa de escolher entre a ambientação medieval ou a ambientação mais atual, eu recomendaria esperar o lançamento do ZOMBICIDE Black Plague. As mudanças na regra e a temática acrescentou muitas mudanças interessantes e a dashboard para os personagens foi talvez a MELHOR sacada da empresa de todas que já foram feitas.

Quanto as três seasons eu recomendo da seguinte maneira :

Pode-se adquirir qualquer uma das caixas porque ela contem todas as regras e o material necessário para se jogar.

Se o leitor prefere as regras mais básicas com a menor complicação possível, escolha a primeira.

Se o leitor prefere um jogo mais orientado para a ação, fique com a segunda.

Se o leitor quer que tenha a possibilidade de mais gente jogar junta ou está interessado em jogar PvP, fique com a terceira.

UPDATE : para aqueles que ainda não viram, segue abaixo a foto da base plástica ( chamada originalmente de dashboard ) do Zombicide Black Plague e o detalhe da base que é encaixada na miniatura do sobrevivente. Note que a cor é a mesma dos marcadores da dashboard. Obviamente que a troca das cores da base, significa que os sobreviventes terão as miniaturas com a mesma cor uma das outras, diferente do que acontecia nas caixas anteriores.

NOTA : Não consegui saber se na caixa original, se as dashboards vem com a ficha do personagem coladas ou não e se a base coloridas das miniaturas podem ser retiradas das mesmas. Mas existe a possibilidade de adquirir as bases coloridas em separado e as caixas de sobreviventes ( agora são chamados de heróis ), vem com mais miniaturas do que dashboards, então imagino que, pelo menos as outras devem vir \"liberadas\".

zombicide black plague dashboardDashboard com a personagem Ann, a freira sobrevivente da primeira caixa da Black Plague.

 

 

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Exelente post como sempre. Eu joguei apenas a terceira caixa direito. Tive uma partida apenas na primeira temporada. Por isso as diferenças para mim não ficaram tão claras, mas o básico das regras do jogo eu expliquei em detalhes e dá para ter uma boa ideia geral, as nuances só jogando mesmo. Você tem as três caixas ou jogou na casa de amigos?

    Eu não imaginava que o black plague fosse tão diferente. Ficou mais parecido com D&D eheheheheheh, os fãs vão adorar, realmente a grande sacada foi colocar as informações do personagem na miniatura mesmo. O cartão é legal, mas com o tempo de manuseio ele deve estragar. Entretanto, as áreas dos mapas tendem a ser maiores porque imagino que a base seja maior para ter todas as informações sobre o personagem que você descreveu, a não ser que o cartão não seja totalmente abolido.

    Fiquei interesado no jogo. Zombicide com certeza vai ser uma das estrelas da convenção. Tô ansioso pra chegar o domingo. Falando em jogo, quando teremos uma resenha sobre o X-Com? ehehehehehehe

    Like 0 Short URL:
  • PS: Como eu presumi, as caixas mais antigas de Zombicide estão sendo relançadas pela Galápagos. Já estão disponíveis pra venda no site deles e na Livraria Cultura também, imagino que eles devem leva-las para a convenção. Ou seja, preparem os bolsos.

    Like 0 Short URL:
  • Eu tenho a primeira caixa em inglês e estou no KS do Black Plague, então deixo a segunda caixa para que você compre para a gente. :D
    Acho que como eu usei a expressão \\\"base\\\" para a base da miniatura e da dashboard, então deve ter causado uma confusão. Vou ver se mudo o texto para evitar isso. Coloquei a foto da dashboard que saiu recentemente para ficar mais fácil de ver o que citei acima.
    Quanto ao X-COM vou reler as regras, porque a parte dos rolamentos é talvez a mais simples possível, mas a parte da organização é mais complexa e é diferenciada entre 4 tipos de função no jogo. Mas gente marca um momento para juntar o povo para fazer uma partida de ambos os jogos.

    Comment last edited on about 2 years ago by Findreans ( Eduardo Castelhano )
    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login