De Volta para o Futuro em 21 de Outubro de 2015: Michael J. Fox, portador do Mal de Parkinson, ganha primeiro tênis auto-amarrante do mundo igual ao do filme

 

21 de outubro de 2015 - o dia em que o futuro chegou ao presente e De Volta para o Futuro se imortalizou como uma das melhores cinesséries de ficção científica do passado.

 

 

A sentença acima pode parecer estranha, mas depois de ir e vir e voltar revendo os filmes acho que não sei mais em que linha do tempo estou, mas vamos ao assunto. Por anos, as brincadeiras com as previsões feitas em De Volta para o Futuro II ( vocês lembram, a excelente continuação em que Marty McFly e Dr. Emmett Brown visitam este ano) renderam assunto entre os fãs da série, fãs de ficção científica e nerds em geral, principalmente no que se refere aos adventos dos carros voadores, overboards, pads, roupas ajustáveis, calçados e outros. Passados 30 anos, desde o advento da franquia, algumas coisas aconteceram, como tablets e televisões leds com variadas programações, e outras não e nem há sinal de que acontecerão tão cedo como os transportes voadores.

Faz parte da brincadeira de criar ficção científica inventar coisas que talvez existirão ou não, afinal é ficção sem nenhuma pretensão de adivinhar o futuro como vaticinam os Nostradamus da vida e outros esotéricos. No geral acontece da ficção inspirar os inventores, cientistas, engenheiros e pesquisadores a tornar realidade aquilo que maravilhou a imaginação de todos nós, mas mesmo assim tem todo um processo e nada brota automagicamente da noite pro dia.

Mas como a data é uma data especial, e o mundo inteiro parou para celebrar a memória de BTTF, nada mais bacana de sermos presenteados com festas temáticas, sessões de cinema com a trilogia nas telonas e lançamentos comemorativos como dvds e blu-rays. Só que o maior presente de todos quem ganhou foi o nosso ídolo, Marty McFly, ou melhor, o ator Michael J. Fox, que recebeu mais cedo um par de tênis auto-amarráveis da Nike. A cortesia é de Tinker Hatfield - um engenheiro da empresa, responsável por muitos dos mais populares e inventivos calçados produzidos lá, como os da linha Air Jordan, especiais para o astro mundial de basquete, Michael Jordan.

Como todo mundo sabe, Michael J. Fox sofre há anos com o Mal de Parkinson - uma doença féladaputa que prejudica seriamente a coordenação motora das pessoas e, infelizmente, ainda não tem cura. O próprio Michael J. Fox tem uma fundação em seu nome, destinada à pesquisas e desenvolvimento de projetos que possam chegar à cura da doença. Erradicar um mal como Parkinson não é fácil, mas muitas outras doenças tenebrosas foram eliminadas graças aos poderes santos da Ciência, e seus inúmeros heróis anônimos. Pode ser que um dia tenhamos um futuro livre de Parkinson e pelo menos isto é o que mais deseja Michael J. Fox, nesta celebração de 30 anos de BTTF.

Enquanto a cura não vem, podemos nos felicitar com adventos como esta maravilhosidade abaixo, em que admiramos o eterno Marty McFly experimentando o primeiro Self-Lacing Nike Mag do mundo, ou o primeiro Nike auto-amarrante em ptbr. 

 

Fantástico né? M. J. Fox também divulgou mais cedo em seu twitter a entusiasmada carta que recebeu de Tinker.

 

 

 

É sempre lindo quando vemos a magia da Ciência acontecendo hoje em dia, já que estamos vivendo no futuro. Mais legal ainda é ver que uma ideia saída de um filme de 1989 ganha vida para ajudar ninguém menos que o protagonista da história, e isso sim é que é voltar para o futuro e ao menos este futuro é um futuro que nos deixará mais felizes. Não, isso não vai curar o Parkinson e para isto entidades como a Fundação Michael J. Fox continuarão precisando de fomento. Faça uma pequena doação e um bem gigantesco ao Universo e à toda Humanidade. 

 

O Self-Lacing Nike Mag certamente aliviará o drama de amarrar os calçados para os portadores da doença e até mesmo de outras deficiências e acho impossível que alguém não ache que isso já é em si uma coisa boa. Mesmo que a Nike não seja a melhor das empresas capitalistas do mundo, precisamos reconhecer quando fazem algo de bom, que servirá para amenizar a vida de milhares de pessoas. 

Como se trata de um protótipo, já que esse foi o primeiro, a previsão é que o tênis esteja disponível ao público na primavera (de lá provavelmente) de 2016, mas aqueles que não quiserem esperar podem seguir as instruções desta página para tentar fazer seu próprio calçado.

 

 

Obrigado Ciência, obrigado Ficção Científica, obrigado Michael J. Fox e demais astros e realizadores de Back to the Future, e um brinde ao Futuro! 

 

 

 

P.S. Este post era para ter sido publicado ontem, mas devido à diversos afazeres eu o deixei para amanhã o que me deixa então com uma publicação no futuro. Quando eu mesmo ler, posso dizer que estou de volta. Viram como sou ixpertu, SQN! hehe

 

Fonte: Popsci

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login