Maravilhem-se com milhares de fotos das missões Apollo em alta resolução, cortesia by Nasa

Você, nosso leitor querido, amigo de fé, irmão camarada, que se amarra nesse incrível universo da Ficção Científica e morre de amores por sagas espaciais, vislumbra o futuro em que a Humanidade terá conquistado as estrelas e o conhecimento estará por todo o Cosmos, sabe que o homem foi à Lua de verdade e portanto se regozijará com as mais de 10 mil fotos que a Nasa, aquela ingrata que não sabe responder as zueras dos internautas, fez a benfeitoria de postar na Internet pra geral ver digrátis no conforto do seu cafofo favorito. 

 

Para quem não nasceu exatamente ontem e lembra das aulas de História, a agência espacial americana aka Nasa foi responsável pela primeira viagem do homem à Lua - um evento tão sonhado ao longo dos séculos desde Johannes Kepler com seu Somnium até George Méliès nos primórdios do cinema -, o que foi realmente um pequeno passo para um homem e um grande salto para a Humanidade, como definiu um inspirado Neil \"braço-forte\" Armstrong. De lá pra cá, entre as décadas de 1960 e 1970, foram 17 missões Apollo em que nossos heroicos astronautas americanos pisaram no solo lunar estudando a superfície, composição do orbe, recolhendo material e aumentando o nosso arcabouço de conhecimento sobre nosso satélite natural. Obviamente muito do que foi encontrado lá não chegou a ser divulgado, não exatamente por estarem escondendo uma civilização alienígena perdida em uma cidade no lado oculto da Lua, mas simplesmente pelas limitações tecnológicas daquele tempo mesmo. Fizeram muitos registros entre vídeos, fotos, áudios e outras mídias e só de fotos temos cerca de 13 mil, imaginem vocês escanear uma a uma para divulgação científica. Com os equipamentos disponíveis da época mais a velocidade que deve levar pra deixar tudo nos trinks a coisa ia mesmo ser demorada e se alguém acusasse a Nasa de esconder informações ela não tinha culpa por fazer isso deliberadamente.

Mesmo assim, os corajosos do Projecto Apollo Archive, criado em 1999 pelos entusiastas da Nasa, Kipp Teague e Eric Jones, se comprometeram a digitalizar as ibagens enquanto o tempo passa o tempo voa, a Poupança Bamerindus nem existe mais, e voilá : 2015! Temos fotinhas das missões!

 

 

 

 

Daí, o leitor se pergunta: \"Tá, mas e daí? Já não vimos isso antes...\"   É verdade que tem fotos conhecidas sim, porém, contudo, todavia, é a primeiríssima vez que estas fotos chegam aos nosso olhos em altíssima resolução de 1800 dpi, sem truque, sem Stanley Kubrick e sem Photoshop. Quem manja de fotografia pode confirmar se isto é mesmo uma alta resolução, mas o pessoal do projeto afirma categoricamente que os scans foram feitos direto dos filmes usados pelos astronautas.

 

 

 

 

Astronomia é uma coisa fantástica e chega a ser triste que muita gente não ligue para esta ciência preferindo ler o horóscopo do dia. Muitos de nós quando pequenos devemos ter pensando em sermos astronautas, apesar da nossa realidade no Brasil não favorecer nem um pouco esse sonho. Bem, pelo menos hoje podemos dizer que temos o Marcos Pontes, quem sabe a coisa não melhore num futuro não tão distante. Oremos! 

 

 

 

 

A compilação completa dessas imagens pode ser vista na página do projeto no Facebook ou no FlickR, que até achei melhor organizado mas sem a zuera sem fim do Feicebúqui. Sente bem relaxado e aprecie sem moderação, e pacientemente sem pressa também.

 

Aqui o Site Oficial do Projecto Apollo Archive.

 

 

Fontes: BBC e B9. 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Jr. Tá inspirado. Mais um artigo sensacional. Muito legais as fotos. Sinto a mesma tristeza em saber que astronomia é tão desvalorizada. Até mesmo pelo cinema, quando os caras podiam fazer uma pesquisa melhor para montar seus roteiros.

    Também sou um que sonhava em ser astronauta quando criança e já quis fazer Física durante a adolescência, mas desisti porque também tinha me apaixonado por computadores, ia botar TI, mas nos tempos de hoje ia causar confusão.

    Quanto ao Pontes, infelizmente mais um desperdício. Não pelo cara, mas pelo governo que não deu continuidade ao que foi aprendido. . Falo sobre isso nesse artigo pena que a matéria onde foi baseada não está mais disponível. http://www.scifitupiniquim.com.br/outras-categorias/curiosidades/157-tres-anos-depois-da-missao-brasileira-ao-espaco-o-que-realmente-ganhamos-com-isso

    Like 1 Short URL:
  • É mesmo uma tristeza e está tudo interligado se formos ver bem. O programa espacial brasileiro nunca decolou nem com a ajuda dos países do Brics. Até a Índia conseguiu mandar uma sonda pra Marte e nós precisamos dos chineses pra mandar um satélitezinho nosso pro espaço. A agência espacial brasileira é motivo de piada em toda a internet e temos um ministro da Ciência e Tecnologia que não entende nem de uma coisa nem de outra. Se isso já não fosse ruim, a maioria do povo brasileiro gosta de amenidades como futebol e novela, adora tecnologia, smartphones, Macintosh mas não quer saber um tiquinho de nada sobre ciência. O brasileiro é aquilo lá escrito no livro O Mundo assombrado pelos demônios do Carl Sagan, uma sociedade altamente dependente de tecnologia mas que não quer saber de Ciência, ou seja, receita do desastre.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login