Maravilhem-se com os vencedores do Insight Astronomy Photographer of the Year 2015

 

Há alguns meses divulgamos doze fantásticas imagens que estavam concorrendo ao Insight Astronomy Photographer of the Year - concurso anual promovido pelo Royal Museums Greenwich cujo objetivo é incentivar a fotografia astronômica no mundo seja ela profissional ou amadora. Vocês sabem, a arte de fotografar astros e estrelas de verdade mundo afora. 

 

 

Dizem que antes do advento da poluição luminosa, graças às nossas modernas cidades superiluminadas, as pessoas tinham mais interesse em Astronomia e ficavam mais tempo em suas vidas cotidianas admirando o firmamento. Não sei se isso é totalmente verdade, apesar de achar difícil encontrar algum conhecido disposto a prosear sobre Astronomia tomando um cafézinho em uma tarde qualquer. Independente de interesse, nunca se produziu tanto conteúdo multimídia sobre o assunto e a Ciência não pode ser culpada se boa parte das pessoas leem horóscopo. Ainda assim iniciativas como a deste concurso são muito bem-vindas para estimular mais a curiosidade popular sobre Astronomia.

Depois de 2700 imagens enviadas por astrofotógrafos de 59 países, o júri do concurso elegeu no último dia 18 seus grandes vencedores ordenados em 11 categorias que a gente confere agora.

 

And the Oscar goes to E os vencedores são:  

 

Categorias:  Melhor de todas e skyscape

Eclipse total do Sol registrado em 20 de março em Svalbard - Noruega. Fotografia de Luc Jamet, da França. 

 

Categoria: Galáxias

 Aqui bate um coração. Núcleo da galáxia M33. Fotografia de Michael van Doorn, da Noruega.

 

Categoria: Auroras

 Céus de seda. Ou seriam céus sedosos? rs 

Fotografia de James Percy, Austrália. E sem parentesco com Percy Jackson. xp

 

Categoria: Nosso Sol

 

Oh droga! Foto enviada errada pelo meu escravo, digo estagiário. Desculpem leitores, já estamos tomando providencia para que erros assim não se repitam. Pode executar Robespierreee....>< 

 

 Agora sim! Uma fantástica e colossal proeminência clicada por Paollo Porcellana da Itália. E sim, eu amaria saber como consigo fazer um click desses uma vez na vida, mas suspeito que teria que ganhar três vezes na mega-sena para comprar equipamento com essa capacidade.

 

Categoria: Nossa Lua 

 Selene, a traidora da Joelma. ><  Eis aí a face inteira da Lua clicada por András Papp, da Hungria. 

 

Categoria: Pessoas & Espaço 

 Uma sensacional trilha das estrelas ao pôr do Sol, e aos pés de uma montanha. Que imagem! Click por Chap Him Wong, de Hong Kong.

 

 

Categoria: Planetas, cometas e asteróides

 

 É um pássaro? Um avião? Kal-el fugindo de Kripton? Nops...É o cometa Jacques passando \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"em frente\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\" à Nebulosa do Coração. Click por Lefteris Velissaratos, da Grécia.  

 

Categoria: Estrelas e Nebulosas

A magnificência de Omega Centauri, um aglomerado globular com milhões de estrelas brilhando like shiny happy people holding hands. <3 Foto por Ignacio Diaz Bobillo, nosso hermano da Argentina. 

 

Categoria: Competição Jovem

 Imagem do Cometa Lovejoy - um visitante celestial clicado por George Martin (não confundir com o escritor), do Reino Unido, e de apenas 15 anos. 15 ANOS??!! Já invejo você pela eternidade garoto, por ter feito um clique desses que jamais sonhei em fazer com meus 15. 

 

Categoria: Prêmio Sir Patrick Moore de melhor fotógrafo-revelação/iniciante. 

 Consegue ver o corredor nesta região de Órion? Use mais pareidolia então, pois o resultado foi esta imagem bela e impressionante. Click de David Tolliday do Reino Unido. 

 

E agora, pácabá!: 

 

Categoria: Âmbito robótico

 Nenhum paparazzi é competente para registrar esse encontro, mas o alemão Sebastian Voltmer o fez, quando esteve no Observatório de Siding Spring, na Austrália. A imagem não é Kal-el, e sim o cometa C/2013 A1 rumo a um insólito e inusitado encontro com Marte. Mesmo sem colisão, a foto, segundo um dos juízes, ressalta a importância de nós, terráqueos, mantermos nossos olhos atentos e vigilantes no espaço já que essas coisas podem colidir com planetas e os dinos mandam lembranças. 

 

A mais difícil de ser escolhida, sem dúvida, deve ser a melhor de todas, pois todas elas são belas e únicas de muitas maneiras diferentes, então os critérios que o júri da instituição, que não por acaso é composto por especialistas no assunto, deve ser bem justificado como os tios aí fizeram. 

 

Achei justo e digno. Infelizmente nenhum brasileiro foi selecionado, se é que algum tenha mandado imagem mas creio que sim. Em todo caso, o concurso é anual e eu mesmo pretendo participar algum dia depois que iniciar minha futura e promissora carreira de astrônomo amador baddass tipo capitão James T. Kirk style. Enquanto isso, estas vitoriosas imagens já podem ser vistas de perto e ficarão em exposição até junho de 2016 no Observatório Real de Greenwich, logo ali em Londres. Se ficar meio difícil (afinal não tá fácil pra ninguém) é só dar uma clicada aqui ou no site oficial do Royal Museums of Greenwich e se deliciar com estas e muitos outras imagens bacanudas do Cosmos. Bon voyage! _\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\//

 

 

Fontes: G1 e Astronomy Now

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Muito maneiro o artigo. Lindas fotos. Só o vídeo que não consegui ver. Algum problema no youtube.

    Like 0 Short URL:
  • Eu amo imagens astronômicas e ainda quero nesta encarnação iniciar uma carreira de astrônomo/astrofotógrafo amador. =D Quanto ao vídeo, reparei que isso tem acontecido em alguns artigos, mas tenho feito direito como vc e o Fininho orientaram. Vamos consultar a equipe de suporte tecno-nerd do SciFi Tupi para nos ajudar. xD

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login