Cineclube SciFi de Maio : Star Wars Episódio VI - O Retorno de Jedi

 

Dizem que maio é o mês das mães, ou das noivas eu suponho, mas, que nos perdoe a mãe dos dragões, nós sabemos que maio mesmo é o mês de todos os nerds, geeks, fanboys e demais aficionados pelos incríveis e mágicos universos das grandes aventuras da ficção científica mundial.

Em 4 de maio comemoramos o Star Wars Day e no próximo dia 25 é o tradicional Dia da Toalha - em homenagem à Douglas Adams e sua incrível série do Guia do Mochileiros das Galáxias, que também ficou conhecido como Dia do Orgulho Nerd. Há controvérsias, mas vamos deixar isso de lado. Como as comemorações não podem parar, sábado agora é mais um dia de Cineclube SciFi que, seguindo a tradição (olha a palavra aí de novo) dos maios anteriores, exibirá mais um Star Wars; dessa vez O Retorno de Jedi, que estava faltando pra completar a trilogia original no Planetário.

 

O filme, que os leitores não-neófitos daqui já estão carecas de conhecer, é considerado pelos fãs e pela crítica especializada como o mais fraco dos três, o que é compreensível já que o tradutor da Aleph, o jornalista André Gordirro, tinha comentado as dificuldades pelas quais o George Lucas passou para rodar a fita tendo que enfrentar problemas financeiros, divórcio e outras coisas punks. A Aleph vai lançar pelo final do ano o livro de bastidores que conta essa e outras histórias escabrosas, sórdidas e inocentes dos bastidores da saga.

Eu gosto do Retorno de Jedi, mas acho o final meio meh mesmo. Os Ewoks eram desnecessários, mas a coisa precisava terminar de algum jeito e tivemos aquele happy end com a clássica redenção do Anakin Skywalker. Parece que o Conselho Jedi vai exibir a última versão do filme com as modificações que o tio Lucas fez como a inserção do Hayden Christensen no lugar do Sebastian Shaw. Obviamente ninguém gostou daquilo mas o estrago já está feito.

Por curiosidade vou postar o trailer original do filme em 1983, ano de seu lançamento.

 

Err....foi mal, o trailer é esse aqui ó >

 

 

Então já sabem, programão de sábado é teletransporte pro Planetário da Gávea e curtir mais uma sessão com direitos a sorteio de brindes incríveis do Conselho Jedi. Segue as infos do evento e que a Força esteja com vocês. _\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\//

 

 

 

CINECLUBE SCI-FI: “STAR WARS VI – O RETORNO DE JEDI” (23/5/2015)

 

 

No mês mais importante para os fãs de Star Wars em todo o mundo, o Cineclube Sci-Fi fecha a sequência da trilogia clássica da saga criada por George Lucas. A dois dias de completar 32 anos de sua primeira exibição nos EUA, o Conselho Jedi Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio de Janeiro convidam todos os saudosos aficionados por cinema, aventura, fantasia e ficção científica para comemorar e assistir “Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi” na Cúpula Carl Sagan. Mais uma experiência única com projeção digital por blu-ray em tela grande, som original 5.1 e legendas em português que você não pode perder no dia 23 de Maio de 2015. E o melhor: com entrada franca! Se você é um fã que não se contenta em apenas usar uma camiseta da saga, venha com o cosplay do seu personagem favorito! Dependendo da quantidade de participantes, quem sabe não fazemos um concurso?

 

E completando um fim de semana cheio de confraternizações nesse mês especial, já emendamos com o convite para todos participarem conosco do Star Wars Day na Toys Collection World, nosso parceiro de carteirinha no Boulevard Shopping. Será no dia seguinte ao Cineclube, então, nada de dormir no ponto!

 

No episódio final da saga que conta a vida de Anakin Skywalker e sua mudança para Darth Vader, o Império se mostra cada vez mais dominante e capaz de destruir a Rebelião, tanto que uma nova e mais destrutiva Estrela da Morte está em construção às pressas com a supervisão do Imperador Palpatine. A Aliança Rebelde tenta se reorganizar resgatando Han Solo de Jabba, e promove ações de espionagem para descobrir os planos imperiais e investir em um novo ataque que contenha os avanços inimigos. Enquanto isso, Luke se mostra ainda mais poderoso com a Força e reencontra Yoda, que o leva a entender ainda mais a família Skywalker e de que modo pode realmente se tornar um Cavaleiro Jedi, enfrentando seu pai, Darth Vader, e o Imperador Palpatine, que o querem como aliado Sith no Lado Negro da Força.

 

O título original do filme seria “Revenge of the Jedi” (veja o trailer abaixo) mas… existem diferentes versões para o motivo desse nome: uma forma de despistar repórteres, um erro grotesco de alguém que não se deu conta de que vingança não é uma conduta Jedi, quem sabe? De todo modo, o definitivo enquadra a volta de uma ordem que se pensava extinta em toda a galáxia. Amado por uns e nem tanto por outros (motivo: “Ewoks”), um pouco ofuscado por ser a continuidade do estrondoso sucesso “O Império Contra-Ataca” três anos antes, o último capítulo de Darth Vader e sua redenção como Anakin Skywalker terá sua continuidade nos cinemas com a ultra mega retomada da Disney no fim do ano, inclusive trazendo personagens marcantes da trilogia original.

 

Ao final da projeção, convidados especiais expõem suas impressões e debatem com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos. Nesta edição, Eduardo Miranda, crítico de cinema, radialista, psicólogo, fã da saga Star Wars desde 1977 e palestrante em todas as edições da JEDICON RJ em mais uma aula sobre o filme, curiosidades dos bastidores e, claro, sem fugir aos comentários sobre “O Despertar da Força” e todas as opiniões sobre como a saga continua.

 

Para fechar, um concurso cultural com distribuição de brindes de Star Wars aos presentes que continuarem até o final do bate-papo. E, somente para quem tem a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi do CJRJ, uma campanha especial para presentar o sortudo com um Star Wars Rebels 12? Hero Series Darth Vader, gentilmente oferecido pela Hasbro!

 

Confirme presença e convide seus amigos! Divulgue também a hashtag #jedirio nas suas redes sociais! Visite o Espaço Jedi montado somente no dia do evento e próximo à entrada da Cúpula para conhecer os projetos, convênios e a carteirinha do CJRJ.

 

A entrada é gratuita. Contamos com a contribuição dos visitantes na doação de um item de higiene ou alimento não perecível (veja detalhes abaixo), como gesto de solidariedade a entidades que apoiam crianças carentes.

 

 

Sábado, 23 de Maio de 2015

Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan

Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.

Lugares: assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.

Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.

Telefone: 2274-0046

Outras informações: www.planetariodorio.com.br

Entrada: franca, com entrega de senhas

Ingresso e contribuição social: itens de higiene (pasta ou escova de dentes, sabonete etc.) ou alimento não perecível (achocolatado, feijão, arroz etc.), com senhas distribuídas somente no local e dia do evento.

Senhas na bilheteria: a partir das 16:30h

Abertura e início da sessão: 17:30h

 

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

 

 

 

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983) [134 min.]

Classificação indicativa: Livre

Direção: Richard Marquand

Roteiro: Lawrence Kasdan, George Lucas

Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker, Frank Oz, Alec Guinness, Jeremy Bulloch

 

Fonte: Conselho Jedi Rio de Janeiro.

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login