Turismo cinematográfico sob ameça : Tatooine, na Tunísia, vira rota do Estado Islâmico

Hoje é Páscoa! Bem, na verdade não, Páscoa mesmo é no domingo mas como é feriadão e o chocolate tá rolando a torto e a direito desde cedo então para mim é como se fosse uma coisa só. Essa época do ano é relativamente legal até para quem não é cristão mas curte espetáculos, posto rolarem centenas de encenações da Paixão de Cristo em diversos países. Aqui no Rio, é praxe ter a famosa Paixão de Cristo nos Arcos da Lapa e imagino que outras cidades também montem suas peças, com destaque àquela que acontece em Nova Jerusalém, que não é uma cidade cenográfica da Record mas é quase isso. Trata-se de um big palco ao ar livre localizado em Nova Fazenda - Pernambuco. 

 

É sempre muito legal e interessante visitar e conhecer de perto esse tipo de locação, principalmente na impossibilidade de pegar um avião direto pra Israel-Palestina e visitar o local onde aconteceram todos aqueles eventos históricos. Para mim seria o mesmo tipo de emoção que eu teria ao visitar as locações do Senhor dos Anéis/Hobbit na Nova Zelândia, parando para tomar um cházinho com o Jaca Paladium. Existem muitas opções legais de turismo cinematográfico pelo planeta, mas o mais entendido de caminhar por esse mundo afora é o Findreans que vira e mexe cata umas ruivas escandinavas do outro lado do Atlântico.

Tataouine, cidade na Tunísia cujas localidades próximas serviram de cenário para Tatooine - planeta natal de Luke Skywalker em Guerra nas Estrelas, ainda é rota de muitos visitantes interessados em conhecer as locações que há cerca de 40 anos trouxeram a saga de George Lucas ao estrelato, à fama e a glória. Só que isso por aquelas bandas anda atualmente comprometido, já que a cidade também está na rota do ISIS ou EI (Estado Islâmico em bom português) como noticiou a imprensa no fim de março. De acordo com o Huffington Post e outras agências internacionais, dois depósitos de armas foram localizados na região por autoridades policiais e a área tem sido cruzada por vários terroristas extremistas (dsclp o plenoasmo!) com o intento de chegarem aos campos de treinamento do EI na Líbia, há cem quilômetros de lá.

 

O grupo terrorista já havia assumido a autoria de atentados anteriores na região como o ataque ao Museu Nacional Bardo, deixando uma meia dúzia de mortos e feridos. Vale lembrar que tem pouco tempo, os malucos também atacaram o Museu Nacional do Iraque, destruindo algumas relíquias e antiguidades históricas, cujo valor calculara-se inestimável para o patrimônio cultural da Humanidade, mas precisamos ser honestos e entender que Humanidade é o que menos esses extremistas tem. Um pessoal capaz de queimar vivo um prisioneiro de guerra e filmar com edição cinematográfica, além de ameaçarem queimar crianças, decapitarem jornalistas de outros países e cerca de 20 cristãos egípcios, e se arrogarem o papel de tribunal cortando mãos de ladrões, no pior estilo olho-por-olho, dente-por-dente, pode fazer qualquer loucura e eu é que não desejo para ninguém a infelicidade de cruzar o caminho do EI em qualquer rota turística internacional.

Como se a bárbarie e destruição de vidas humanas não fosse atrocidade suficiente para o mundo em pleno século XXI, até mesmo a destruição de museus, locações, relíquias e artefatos também são perdas do ponto de vista do legado histórico e cultural mundial, e chega a ser triste ver esse tipo de recrudescimento humano. Ninguém faz ideia de que fim o EI levará, mas eles conseguiram uma certa unanimidade impensável já que Estados Unidos, Japão, Egito, Jordânia, as demais lideranças das nações árabes, líderes religiosos e até mesmo a Al-Qaeda já condenaram as ações do Estado Islâmico na região.

Por enquanto a recomendação mais que sensata a qualquer fã ocidental de Star Wars que estiver nas redondezas a fim de conhecer as famosas locações é vazar dali o mais rápido possível. A cidade tunisiana está fora dos planos de filmagens da nova trilogia, que deverá passar pela Irlanda, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, onde serão as futuras locações da nova saga. Que a Força esteja com a resistência ao EI e com a equipe de J.J. Abrams. Oremos!  

      

 

Fontes: O Globo e Brasil Post

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Morri de rir com a referência ao Jaca Paladum, sinceramente acho que esse foi o melhor programa infantil que ja fizeram, achei até melhor que o Bozo, foram os dois únicos programas que tive interesse de ver alem dos desenhos. Os personagens eram engraçados e as situações em que se metiam também, e renderam vários apelidos na escola. Que saudades desses tempos!

    Voltando ao assunto, eu também adoraria fazer uma viagem dessas e explorar essas terras. Mas com o dolar nas alturas e sem férias o sonho acabou! Sniff sniff!! :( Tinha muita vontade de conhecer as terras altas da Escócia e os lugares de locação do Senhor dos Anéis também.

    Agora o pessoal de Star Wars só usa CGI, então eles podem fazer as locações até em Duque de Caxias, é só arrumar um galpão com ar condicionado e muito tecido azul. Os caras que se desdobravam pra montar cenários devem estar tristes, e pensar que precisava-se de muita imaginação pra construir aquelas coisas.

    Se os terroristas destruíram relíquias de museu, se souberem que aquilo foi de SW, um filme ocidental, feito pelos imperialistas, aí mesmo que vão jogar diversas bombas no local. Uma pena!

    Like 0 Short URL:
  • Verdade! Tudo hoje em matéria de cenário é na base do CGI, assim é (mais ou menos) moleza. Eu quero pelo menos conhecer a Terra-Média na Nova Zelândia. Até 2020 vou juntando os caraminguás. hahaha

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login