A percepção da realidade por uma pessoa cega em dois exemplos.

 

beyond eyes capaDois exemplos inspiradores da percepção da realidade por uma pessoa cega: Uma animação chamada Out of Sight criada por 3 estudantes de arte da National Taiwan University of Arts e um jogo indie chamado Beyond Eyes realizado pela empresa Tiger & Squid, de origem holandesa.

 

 Há uma daquelas ideias de como os cegos interpretam a realidade, utilizando os outros sentidos e interpretando o que está ao redor. Apesar de diferença entre os cegos que já nasceram sem a visão e aqueles que tornaram-se cegos após um período de vida podendo enxergar. Estes últimos tem alguma base para os sons, cheiros e o que tocam, enquanto os anteriores não possuem base alguma. Creio que os exemplos, que são por sinal bem parecidos em natureza apesar da mídia diferente, são inspirados em uma situação mais voltada para o segundo caso. O interessante é que nos dois casos há a questão da interpretação adiantada de algo, que posteriormente transformar-se em outra coisa, mostrando que a interpretação anterior apesar de coerente não era a real.

Um exemplo disso é no jogo que ao ouvir o som de algo batendo, inicialmente surge a imagem de um pássaro bicando um árvore, que a menina ao tocar percebe que é um poste de trânsito ( Para aqueles que não sabem ou não conhecem, em alguns lugares o sinal de trânsito emite um “toc-toc-toc” enquanto o sinal está aberto, enquanto emite uns toques mais espaçados enquanto está fechado. Esse aviso sonoro é para auxilio justamente dos deficientes visuais ).

Na história da animação, a garotinha que se chama Chico ( lembre-se que esse nome é oriental, então nenhuma relação com o nome Francisco ), está andando na rua quando sua bolsa é roubada e seu cão-guia acaba perseguindo o assaltante, deixando ela para trás e ela passa a procurar o cão.

Na história do jogo, uma garota que se chama Rae, vive isolada em uma casa no interior junto a seu gato chamado Nani, passando a maior parte do tempo no jardim da casa. A garota não gosta de ruídos altos e muito barulho. Em algum momento, o gato desaparece e a garota passa a enfrentar seus medos para se aventurar no ambiente exterior em busca do felino.

A animação segue abaixo, a página oficial está nesse link ( abre em outra janela ) :

O teaser do jogo segue abaixo, a página oficial esta nesse link ( abre em outra janela ) :

Alguns acreditam que a animação tenha sido a inspiração do jogo. A desenvolvedora alega que teve outra inspiração. Tenho que dar os méritos a mesma, independente da sua fonte, pela vontade de criar algo que seja fora do gênero habitual dos jogos de hoje em dia. O jogo deverá ser lançado neste ano.

 

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login