A descoberta de Krypton

Por Rao! Krypton, o lar de origem daquele que veio ao mundo para nos salvar de nós mesmos, foi descoberto. Ao menos é isto que chega às bancas estadunidenses na edição 14 de Action Comics, com a participação “superespecial” do ilustríssimo astrofísico e nerd de plantão, Neil DeGrasse Tyson.

Segundo Neil – atualmente o melhor e/ou o mais carismático divulgador científico da atualidade, Krypton está a 27.1 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Corvus (O Corvo), orbitando a anã-vermelha LHS 2520. Trata-se de um estrela menor e mais fria que o nosso Sol, onde dificilmente um planeta teria condições de suportar vida como a nossa, tampouco uma civilização inteira se desenvolver. Bem, pelo menos isso explica porque o mundo de Krypton era aquele picolé imenso, tal qual visto no Superman 1, mas estamos falando de quadrinhos e seria pedir muito que dois jovens quadrinistas com pouco conhecimento astronômico disponível se preocupassem muito com tais detalhes.

Agora não me recordo se foi Krypton ou a estrela que explodiu (acho que foi o planeta, sabe-se lá porque razão..), mas poderíamos considerar algo como a estrela da Morte ter atingido o planeta em cheio, o que não é cabível agora que o universo Star Wars pertence a Disney que é dona da concorrente Marvel, ou fosse uma estrela como a nossa teria se expandido e engolido os planetas em volta. Um processo natural na morte de algumas estrelas, mas ao que sei as anãs vermelhas esgotam-se até tornarem-se anãs brancas. Se tiver algum leitor mais entendido do assunto, favor tirar dúvidas nos cometários. :)

A participação de Tyson na revista do Superman é a segunda história “Star Light, Star Bright”, com roteiro de Sholly Fisch e desenhos de Chris Sprouse e Karl Story. Na mesma edição, Super-Homem vai à Marte, ajudar uma equipe de astronautas em apuros em algo que provavelmente é uma colônia terrestre em Marte. Isso já em 2012 quando conseguimos na verdade ir com calma mandando a Curiosity pra lá, mas não sei em que universo está agora os Novos 52 da DC.

Não é a primeira vez que personalidades da vida real participam de histórias em quadrinhos vide o presidente Obama e o lutador Muhammad Ali, e Tyson que além de astrofísico é fã de Star Trek deve ter apreciado mais uma boa oportunidade de divulgar Ciência em um legítimo veículo da cultura pop.

" Sendo nativo de Metrópolis, fiquei muito animado em poder ajudar o Superman, que tanto fez por esta cidade ao longo dos anos. E me é claro que, não fosse super-herói, ele daria um ótimo astrofísico. – Neil DeGrasse Tyson

É muito legal iniciativas como esta, capazes de aguçar a curiosidade nos leitores sobre Astronomia e Ciência em geral. Quem sabe um dia alguém conseguirá explicar como o Super-Homem que hoje vê seu extinto planeta natal em um momento anterior à sua destruição, conseguiu chegar ainda bebê na Terra, percorrendo 27.1 anos-luz de distância. Worm holes e dobras espacias são possíveis explicações, mas quem sabe não existam outros meios e tecnologias para tal. Alguém arrisca um palpite?

Fontes:

Omelete – http://omelete.uol.com.br/superman/quadrinhos/superman-astrofisico-confirma-localizacao-possivel-para-krypton-no-universo/

Cinelogin – http://www.cinelogin.com.br/livros-e-hqs/superman-vai-a-marte-em-action-comics-14

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Chanceller Martok (Alexandro Paulo)

    Pelo menos foi assim no filme do Reave. Eu não lembro como foi nos quadrinhos, mas no filme o sol de Krypton era uma gigante vermelha que expandiu e explodiu levando o sistema inteiro consigo. Provavelmente viraria uma anã branca num caso desses e o sistema seria restaurado em alguns milhões de anos terrestres.

    No filme também achei essa parte da viagem muito legal, na cena você percebe que ele leva muito tempo viajando e a criança cresce na cena enquanto Jor'El fala várias coisas sobre o universo.

    Acho esse filme muito bom, sua estória não envelheceu, tamanho o cuidado que tiveram com ela. Simplesmente sensacional!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    ... Seja tão "encantador" quanto o primeiro com o Reeve...

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Karlos Junior

    Duvido muito que o novo filme supere o clássico Superman de 1978. Chanceler Martok tem razão, esse filme até hoje é perfeito. Acho que vou rever (com uma ajudinha do torrent) em breve. Sobre a explosão da estrela, acho que era isso mesmo no filme, mas o que sempre lembro é a estrela da morte destruindo Alderaan no Episódio IV. :p

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    Pessoal,

    O trailer saiu.... não posto aqui porque não tenho autorização para isso...

    Procurem no Youtube por "O Homem de Aço | Trailer 2"...

    O trailer é grandioso e promete um filme igualmente grandioso...

    Não sou fã do Super (do universo DC prefiro o Batman), mas gosto de bons filmes... E esse parece que será excelente... vamos esperar pra ver...

    Abraços do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok (Alexandro Paulo)

    ... vou sentir falta das trilhas como a de John Williams. Se a trilha do filme for a do trailer, segue um pouco mais a linha do Senhor dos Anéis, que é muito bom deixo claro, mas pra mim tem mais a cara de algo medieval do que filme de herói contemporãneo. Tudo bem admito que sou muito fã dos filmes do Reeve, mas temos que admitir que a trilha feita pra aqueles filmes é um ponto muito importante e ajudou a ambientar as cenas, nem vou mencionar o quanto a música de abertura é inesquecível. Esperava algo mais nessa linha e na linha dos Vingadores.

    Se eu percebi certo, eles se basearam no roteiro do Filme do Reeve, algumas cenas passadas no trailer nos remetem ào filme de 78. Eu não acompanhei as notícias de bastidores e sinopses, por isso pelo trailer não consegui identificar qual o inimigo, mas aquela destruição toda só poderia ter sido causado pelo Brainiac.

    O filme parece que vai ser bom, mas eu só foi ter certeza quando vir os créditos finais passando na tela.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    Chanceler, é o seguinte:

    1 - A premissa do filme é mais ou menos "Como seria se o Superman existisse de fato?"

    2 - O inimigo é o General ZOD + a Caçadora de Krypton.

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    Sobre a trilha sonora... Não se sabe se a música do trailer é do filme também, pode ser que seja somente do trailer...

    Acho (minha opinião) que eles devem incluir alguma referência à trilha sonora de John Williams.

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login