Pirâmides em Marte, vida inteligente fora da Terra e a eterna vontade humana de acreditar

Quando a vontade de acreditar é maior que qualquer outra coisa, qualquer evidência, seja anedótica ou não, é o suficiente pras pessoas estufarem o peito e gritarem aos quatro ventos \"Euuuu sabia/estava certo/tinha razão/.....São os Aliens!!\" 

 

 

 

 

A Teoria da Conspiração dessa semana foi o alarde em torno da foto tirada pelo robô da Missão Curiosity (você sabe, aquele lá em Marte), que mostra o que seria uma nítida pirâmide bem no meio dos campos pedregosos do planeta vermelho. A foto bendita, publicada pelo jornal britânico The Mirror e kibada pelo jornal carioca - O Dia, é esta aí abaixo. 

 

Tudo bacana, a foto sendo vista assim de fato parece ser mesmo uma pirâmide, ou um objeto similar à uma, já que não vamos conseguir ver a imagem de outros ângulos, além do que os Fox Mulders amadores de plantão já começaram a acreditar que os Marcianos são reais e o Canceroso sabia de tudo mas não quis entregar o jogo. De acordo com a publicação dos jornais citados,  a pirâmide seria do tamanho de um carro (o que não faço a menor ideia de como inferiram esse detalhe só olhando a foto) e seria o resultado de um projeto de design inteligente perfeito sem nenhum uso de truques como luz, sombras e Stanley Kubrick. As elucubrações sobre a foto foram altamente estimuladas por um canal do Youtube chamado Paranormal Crucible, que pelo que vi é um canal divertidíssimo para os amantes dessas teorias e de outras coisas bizarras (pode clicar e se divertir sem medo, se você for uma pessoa razoavelmente normal), e que vai além conjecturando que a pirâmide seja só a cabecinha de uma estrutura maior enterrada no subsolo local. De acordo com os cientistas consultados na matéria, a pirâmide não seria nada mais que mera e fortuita formação rochosa assim como as demais pedras na localidade e o formato pode ter sido ocasionado por fenômenos mais simples como o vento e o próprio site da Mãe da Criança não faz nenhuma histeria sobre isso.

Essa história de pirâmide em Marte é bem antiga na verdade, e desde que me lembro por gente, ainda na década de 1990 com a divulgação de imagens feitas pela Mars Global Surveyor, o povo andou pirando também com a pirâmide de Cydonia e o famoso rosto em Marte, coisas que depois foram aproveitadas numa certa produção cinematográfica hollywoodiana de qualidade duvidosa. O assunto foi esmiuçado também por Carl Sagan em seu célebre O Mundo assombrado pelos Demônios, em que explica também os fenômenos físicos além da pareidolia presente em nossos cérebros. Mesmo assim, algumas coisas são intrigantes e dão o que pensar em caso de marcianos. 

 

Por quê raios uma forma de vida inteligente a ponto de esculpir pedras e fazer pirâmides não deixou outras marcas mais claras e interessantes de sua existência? A ausência de tecnologia mais avançada até pode explicar, já que eles não teriam tido (que construção frasal bisonha) tempo de evoluir antes do mundo ser \"dizimado\" sobrando o que sobrou.....por outro lado, se as pirâmides forem grandes isso talvez implique em trabalhos em grupo, o que denota uma certa organização social. Pensar sobre Marte e marcianos é divertido e dá pra fazer boas viagens mentais no bagulho sem precisar da erva que passarinho não-fuma. Não é a toa que Giovanni Schiaparelli ao fazer suas primeiras observações do planeta, viu um mundo cheio de canais que só poderia ser uma sofisticada obra de engenharia de uma população intelectualmente e tecnologicamente avançada. A ideia era boa, mas foi refutada como manda o bom Método Científico. 

Se formos considerar estas recentes descobertas de pirâmides como sinônimo de prova de existência extraterrestres poderíamos ter pelo menos as suposições de aliens que passaram, deixaram umas pirâmides pelo planeta sabe-se lá porque razão e foram embora não cruzando nosso caminho, ou a menos que nós não saibamos, já que estamos bem próximos, ou não eram evoluídos o suficiente, nem tampouco numerosos a ponto de saírem do barco afundando e deixando maiores evidências de sua estadia no planeta.

Por outro lado podemos considerar seriamente o fato dessas pirâmides serem mesmo apenas resultados fortuitos e aleatórios de eventos da natureza que acabaram esculpindo seus formatos sem \"maiores pretensões\". Sim, isso é possível e nem precisamos ir muito longe já que podemos observar formações piramidais não feitas por nenhuma civilização humana aqui mesmo na Terra.

 

 

 E aí, foram aliens também? Enquanto isso na Sala de Justiça, o Paranormal Crucible continua nos divertindo e encontrado de tudo em Marte. Desde bichos estranhos a ferramentas, construções, John Carter e a mulher de três tetas.

 

Podemos ver qualquer coisa quando entendemos que a mente nos prega peças, e muitos de nós tem mais disposição para acreditar sem criticar. Aqui achamos mais saudável uma boa dose de ceticismo para chegarmos à alguma verdade. Se já existiu vida em Marte é algo que não podemos dizer com 100% de certeza, mas provavelmente no futuro teremos melhores condições de inferir isto. 

Nossa jornada cósmica está apenas no início e se não nos matarmos na Terra, Marte pode ser nossa próxima morada. O planeta já nos sorriu uma vez e o Dr. Manhattan nos acenou de lá.

     

 

 Independente de teorias e crendices, a única certeza é que a raça humana é atualmente a coisa mais alienígena existente em Marte neste momento. Que venham novas descobertas.  

 

Fonte: O Dia

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Guest - Ogro

    Pô.... Segundo Nostradamus existe vida em Marte.... :(

    Isso num é verdade naum?

    Abração do Ogro...

    Like 0 Short URL:
  • hahahahahaha....Nostradamus era na verdade discípulo do Cumpade Washington. Totalmente inocente. :D

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro

    Fala, KJ!

    Dá uma olhada nesse link...

    Vida em Marte

    É cada uma!!!!

    Abração do Ogro!

    Like 1 Short URL:
  • Os questionamentos que você fez no texto são exatamente os mesmos que fiz ao ver o Prometheus. Para quê se dar o trabalho de deixar alguma evidência que não leva a nada?

    Engraçado que há uma inversão de valores, critica-se não precisa, e não se critica o que precisa. Mas também a maioria das pessoas não sabe a diferença entre astronomia e astrologia!

    Like 1 Short URL:
  • Infelizmente Astronomia, para a maioria das pessoas, não é interessante o suficiente para ter páginas diárias nos jornais locais ao passo que a pseudociência da Astrologia não só tem em praticamente todos os periódicos, como as editoras também lançam várias outras publicações destinadas ao assunto. É só ir em qualquer banca para comprar os signos dos famosos 2015.

    Pra mim a única coisa boa que fizeram com o horóscopo foi o Cavaleiros do Zodíaco. xp

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro

    Pessoal, acho que é possível que tenha existido vida em Marte.
    Acho que é possível que exista vida no subsolo de Marte.
    Acho que é possível que exista vida inteligente em Marte.

    Mas daí a afirmar que existe.... Rola uma longa jornada.

    Hoje não temos evidências suficientes que exista vida em Marte. Já vi um artigo (não lembro onde) em que encontraram vida microscópica em Marte. entretanto, não lembro se a fonte era confiável. Sempre leio essas notícias com muita cautela.

    O que se pode afirmar, aparentemente, é que já existiu água na superfície de Marte e é só isso.

    Abração do Ogro!!!

    PS.: Acessem o link que coloquei no meu post anterior... É hilário!!!!

    Like 0 Short URL:
  • Acho que é possível que exista vida inteligente na Terra, mas não sei se no Brasil visto o conteúdo dos cartazes que rolaram nas manifestações pró-impeachment dos últimos meses. :D

    Agora falando sério, a que se saiba pode existir vida \"bacteriana\" no solo de Marte ou se o planeta já abrigou vida algum dia, a mesma não deixou muito sinais de sua existência. Na prática isso não faz diferença, porque no fundo estamos procurando por vida no Universo baseados em nossas expectativas com relação às formas produzidas com carbono, só que a vida pode existir com outros elementos em outros lugares do Universo.

    O que sabemos sobre Vida cósmica universal afinal?

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login