Star Wars inspira batismo de nova espécie de peixe encontrada no Brasil

O fundo do Mar é lar de variadas espécies de peixes, seres estranhos e trocentas criaturas bizarras que o ser humano ainda sequer ousou conhecer e isso foi bem visto depois do tenebroso tsunami de 2004 que abalou o mundo e revelou a verdadeira face dessas coisas bisonhas da criptozoologia, SQN! O fato é que há muito a ser explorado no reino das águas profundas, com a licença de Namor, Arthur Curry e James Cameron, e até de águas nem tão profundas como revelaram recentemente um grupo de pesquisadores da Universidade de Auburn, no Alabama - Estados Unidos da América, com a descoberta de uma nova espécie de bagre oriunda do Rio Gurupi, cujas águas banham o Maranhão e o estado do Pará, onde fica Belém, benzo-me! 

 


O bagre em questão foi encontrado pela primeira vez em 1998 e descrito como um peixe de grandes olhos negros, boca adaptada para sucção (ops!) e cerdas protuberantes e apesar de não estar caçando recompensas e indo atrás de um certo Han Solo acabou sendo apelidado cientificamente de Peckoltia greedoi pela semelhança com o Greedo de Star Wars. Se você não lembrava dele não posso culpá-lo porque eu também não lembrava e acho que é preciso um certo grau de aficionado na saga para recordar estes coadjuvantes que não chegam a passar de miguelitos (aqueles caboclos que morrem trocentas vezes nos mesmos filmes 80´s de qualquer um dos Mercenários), quando muito acabam dando a sorte do Boba Fett que ganhou vários spin-offs legais, ou não, sei lá. 

A descoberta e iniciativa pelo nome é de autoria de Jonathan Armbruster - professor de ciências biológicas e curador de peixes da Auburn University Museum of Natural History, e como você deve prever a nomenclatura precisa obedecer certas regras dentro de uma taxonomia específica para este tipo de peixe, que o descrevam com precisão e deem a noção de quem são, onde vivem, como vivem e o que fazem na sexta-feira à noite que não seja ver o Globo Repórter. Eu não entendo muito disso, mas sei que tem essa parada aí porque Ciência não é bagunça e os nomes precisam fazer sentido e serem reconhecidos pela comunidade científica internacional. Como fã de Guerra nas Estrelas, o professor aproveitou a chance para fazer essa curiosa e divertida conexão.

 

Apesar da descoberta ter se dado em 1998, só em 2005 a equipe conseguiu alguns espécimes para estudo e dez anos depois, voilá, aqui estamos com as pesquisas e estudos concluídos e devidamente divulgados ao público, já que as coisas na Ciência podem demorar mas pelo menos dão algumas certezas sobre a Vida, o Universo e tudo mais. Ainda sobre o nome, o professor em entrevista chegou a afirmar que em se tratando de Biologia, a taxonomia é provavelmente a Ciência mais importante, ressaltando a importância e a rigidez da aplicação das regras de nomeação, tendo em vista todo o trabalho anterior quanto às espécies estudadas, catalogadas e batizadas. Já se fosse para seguir o guia Georgelucaniano de nomear seres do Universo Star Wars seria muito mais simples, bastando apenas usar a fórmula já consagrada nas interwebs de pegar as três primeiras letras do sobrenome, acrescentar as duas primeiras letras do nome, depois pegar as duas primeiras letras do sobrenome da mãe e acrescentar as três primeiras letras da cidade em que se nasceu.  

A regra é infalível, toda a Internet sabe disso, só que o resultado pode soar meio embaraçoso em outros idiomas e culturas, que o digam o Conde Dookan, o Capitão Panaci e o Mestre Zaifo-Vias.

Em todo caso, fiquem com o vídeo do professor comentando a descoberta do Greedo.

 

Fontes: G1 e Mãe da criança.

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Que o cara pode ter sugerido até é razoavel como fã de Star Wars, o que me surpreende é a comunidade que estuda biologia aceitar isso. heheheheheeh

    Like 0 Short URL:
  • A comunidade admite que o segundo nome possa ser inventado, a apartir da variação de qualquer um nome. Inclusive isso já fora usado como uma forma de \"homenagem ao contrário\", ou seja, para sacanear algum desafeto, bastando dar o nome de uma pessoa adversária em algum ser desagradável. :)

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login