Revista Super Interessante Novembro 2014

Por acaso um amigo me emprestou essa revista quando ele descobriu que eu acredito que a teoria de Darwin seja a mais plausível para a evolução das espécies. Ela traz além de uma reportagem relacionada com isso, mais duas outras que eu dou destaque e comento nesse artigo.

Há muito tempo não lia uma dessas. Culpa minha mesmo porque a Internet nos faz esquecer da boa leitura as vezes. Mas, nesses tempos de engarrafamento infernal e muita espera nos pontos de ônibus para trabalhar, nos faz lembrar da mídia comum, pois um ladrão não vai querer te roubar uma revista, mas te levaria qualquer forma de distração eletrônica que você tenha dando sopa. Deixa para lá! Vamos então ao que interessa.

A primeira reportagem fala sobre as últimas pesquisas sobre os chimpanzés, que corrobora o que penso sobre a evolução das espécies. A sociedade deles é tão avançada e tão próxima da nossa que alguns cientistas defendem que suas espécies deveriam se chamar os Homo troglodytes (chimpanzés-comuns) e Homo paniscus (bonobos) ao invés de Pan troglodytes e Pan paniscus.

Um exemplo claro: A liderança ao invés de ser assumida pelo mais forte, como em grande parte das espécies, normalmente é determinada pela política no caso dos chimpanzés. Até vantagens sexuais são oferecidas na hora de lidar com conflitos. E isso é muito parecido para não dizer igual a uma certa espécie à qual pertencemos. Não acredita? Vale a pena comprar a revista e ler a reportagem que está bem completa.

A segunda reportagem que eu dou destaque aqui, fala sobre a influência do desmatamento na Amazônia ao desequilíbrio de chuvas que temos nesses últimos 10 anos. Infelizmente muita gente acha que o desmatamento e as emissões de CO2 não influenciam nas mudanças climáticas e no aumento de temperatura. Que tudo faz parte de um ciclo e que a temperatura cairá naturalmente. Pra você que ainda não acredita, um dado trazido pela reportagem: A única área que não é árida ou não tem um grande deserto presente na linha do Equador é a área amazônica por causa da floresta. Quanto mais desmatamos prejudicamos o fluxo dos ventos úmidos pelo Brasil influenciando as chuvas.

A terceira reportagem que vou comentar fala sobre o projeto que planeja selecionar um grupo de pessoas e colonizar Marte. Isso mesmo, colonizar, já que o plano é uma viagem só de ida. Um programa de reality show vai escolher os finalistas para a missão, e uma seleção prévia já está escolhendo os participantes do programa. Tudo muito lindo no papel, o que me preocupa é o tempo para a realização da missão. Em 10 anos eles planejam mandar o primeiro grupo para lá. Isso é muito pouco tempo. Todo o equipamento de lançamento e moradia deve ser construído e enviado para lá. Mesmo com todos os testes todas as missões à Lua tiveram graves problemas que quase mataram os astronautas, estamos engatinhando na exploração do espaço, nosso organismo é muito dependente do ambiente em que vivemos e eu acho muito difícil em 10 anos desenvolvermos uma tecnologia, que possa nos sustentar no ambiente de Marte, em muitos aspectos desconhecido para nós. O meu receio é que haja algum fator desconhecido que cause um desastre e que essas pessoas acabem morrendo antes do planejado. Como sempre nossos sonhos e vaidades sendo usados contra nós, temos muito poucas garantias que um projeto de 10 anos dê certo, sendo que estacionamos no desenvolvimento de tecnologias para missões tripuladas.

Se você não leu, vale apena ler. Se já leu, comente!

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - luiz mendes junior

    Também li essa reportagem dos chipanzés. Acho que a tendência no futuro é que essa linha imaginária que separarmos entre o ser humano e todos os outros animais comece a se diluir. Não li a reportagem da missão para marte. Um assunto bem interessante.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro

    Não li a revista, mas vi reportagens na TV sobre dois dos itens citados:
    1) Desmatamento x Seca no Brasil: reportagem muito boa, apresentada no Globo Repórter, se não estou enganado. Pesquisadores brasileiros mapearam durante 40 anos o crescimento do desmatamento na Amazônia e na na mata atlântica e fizeram o cruzamento com as condições climáticas nesse período.... O RESULTADO É ASSUSTADOR!!!!

    2) Colonização de Marte: Vi também, mas acho que foi no FANTÁSTICO. era uma reportagem sobre uma \"retardada\" americana de 14 anos que já está no programa de seleção da NASA para ser uma das colonizadoras de MARTE... Bom, acho que não preciso dizer qual é a minha opinião sobre essa idéia, né? Ainda mais daqui a 10 anos...

    Fui!

    Abraço do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Eu não tinha levado assunto de Marte a sério até essa super interessante. Torço pra que não seja um desastre, mas tudo indica que será.

    Essa do desmatamento foi a que mais me chocou. Não sei como reverter isso.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login