PLUTÃO PODE TER MOLÉCULAS ORGÂNICAS COMPLEXAS

A superfície de Plutão pode conter moléculas orgânicas complexas espécie de "tijolos" que são fundamentais para a construção da vida como a conhecemos, afirma um novo estudo.

A descoberta é do Telescópio Espacial Hubble, que detectou que algumas substancias na superfície do planeta-anão estão absorvendo mais luz ultravioleta do a quantidade que era esperada. Isso, segundo especialistas da Nasa, dá pistas importantes sobre a composição química do astro.

De acordo com os astrônomos, esses compostos possivelmente são hidrocarbonetos complexos ou moléculas que contem nitrogênio. Já se sabe que a superfície de Plutão tem metano, dióxido de carbono e nitrogênio congelados. É possível que os compostos que estão absorvendo a luz ultravioleta tenham sido produzidos pela interação das substancias com luz solar ou raios cósmicos, partículas subatômicas muito velozes.

Em nota, Alan Stern, líder do trabalho, destacou a importância das novas pistas químicas encontradas. "Os hidrocarbonetos complexos plutonianos e as outras moléculas que podem ser responsáveis pelas propriedades espectrais ultravioleta que nos encontramos podem, entre outras coisas, dar aquela cor avermelhada de Plutão", disse.

Alem disso, a equipe de Stern encontrou evidencias de que o terreno de Plutão tenha mudado. Ao comparar imagens da superfície de Plutão feitas na década de 1990 e agora, os astrônomos verificaram que o espectro ultravioleta do ex-planeta se modificou. É possível que mudanças na pressão atmosférica do planeta-anão tenham causado essa alteração.

Alem de Plutão, outros astros do chamado Cinturão Kuiper também tem "cor de ferrugem". Estudos anteriores já haviam relacionado o avermelhado a possíveis moléculas orgânicas. A grande distância entre a Terra e Plutão ainda impõe muitas dificuldades ao estudo do planeta-anão. Os mistérios sobre esse corpo celeste devem começar a ser desvendados com a chegada da sonda "New Horizons", programada para 2015. ( Fonte: Folha de Sao Paulo ) Ed: FA

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login