Resenha de filme : TE AMAREI PARA SEMPRE

te amarei para sempre cartazSe há alguma duvida sobre a presença deste filme aqui, te digo dois motivos para ele estar presente :

1 – Ele tem viagem no tempo.

2 – É uma boa desculpa para que o leitor assista ao filme junto da namorada, noiva, esposa, amante ou seja lá como a classifique e em quantas combinações destas.

Esse é um daqueles filmes que quando vi o anuncio fiquei interessado em assistir, mas só consegui fazer o mesmo muito tempo depois e de maneira acidental ( resumindo, estava mudando de canal na hora exata que estava começando o filme ).

Para começo da resenha peço que esqueçam o titulo em português, porque ele força a situação para o lado romance da historia e também, ele não faz muito sentido com relação ao argumento do filme. Fique com o original : The Time Traveler’s Wife ( A esposa do viajante do tempo ).

No filme, Henry tem a capacidade de viajar no tempo por uma anomalia genética desconhecida. Isso seria muito bom para ele, se não fosse o fato de que ele não possui controle algum sobre o fenômeno. Ele simplesmente se transporta sem saber para qual momento do tempo e nem para aonde ( sim, ele também se desloca em espaço ). Só sabe que algumas coisas acabam favorecendo o acontecimento, tais como campos elétricos.

 

te amarei para sempre 01

 

 

Ao chegar no destino, ele sempre fica com o problema de aparecer completamente nu ( obviamente se o efeito é genético só afeta o corpo dele e não as roupas e os objetos. ), o que o obriga a arrumar alguma roupa. Outro detalhe, ele sempre volta para a linha do tempo correta, porem também não sabe em que momento, logo a “viagem” pode durar qualquer período de tempo.

Porem apesar destes problemas, alguns pontos no tempo/espaço se repetem e é em um destes pontos que ele encontra Clare, com seis anos de idade, pois o local aonde ele aparece é na área próxima da casa de onde ela mora e ela estava fazendo um piquenique sozinha. Claro que se ele aparecesse nu na frente dela, isso seria um grande problema, mas como ele apareceu atrás de uma moita ele conseguiu convencê-la de emprestar o tecido que ela estava usando para colocar as coisas do piquenique. Naquele momento, ele diz a ela que irá aparecer novamente em determinado dia e que ela deixasse roupas para que ele pudesse usar. Então a partir deste dia, ele aparece e some nos dias indicados, contando a ela sua historia e indicando que ela o encontraria em um dia determinado quando fosse mais velha e que ele não a reconheceria, mas que ela deveria contar tudo a ele.

 

te amarei para sempre 02


 

O filme é baseado em um livro que fora recordista de venda nos EUA. E a premissa lida especialmente com a questão do relacionamento de Henry com Clare. Henry viaja no tempo varias vezes durante a historia e para Clare que continua no tempo, fica complicada a convivência. A critica original não foi muito receptiva ao filme, mas o problema que vejo é que justamente, o mesmo é vendido como um filme romântico, mas a questão da viagem no tempo e sua seqüência intrincada, por não seguir uma seqüência lógica, acaba desagradando ambos os grupos : quem gosta de romance e quem gosta de scifi.

Falando como quem se ligou na parte scifi do filme posso dizer que o roteiro é excelente, pois houve uma preocupação surreal com a lógica da historia. Em termos de efeitos especiais, não há praticamente nenhum, a única coisa que exige algum efeito é o desaparecimento de Henry quando ele viaja, que é um efeito muito básico. Tudo fica sobre o argumento. Por exemplo, como Henry sabe dizer a Clare quando será o dia dele aparecer no passado se ele não tem controle sobre a viagem? Porque no tempo futuro antes das viagens, Henry leu no diário de Clare as datas e, com isso, ele pode falar com a Clare do passado quando poderia aparecer. Pareceu complicado? Na realidade não é, mas pode causar uma inconveniente sensação de que fica difícil acompanhar o que está acontecendo ou que tem alguma coisa errada.

 

te amarei para sempre 02

 

 

Viagens no tempo é um tema que sempre causa problemas para quem escreve. Existem muitas teorias, muitas delas que contradizem umas as outras. Uma vez que não há como confirmar nada, cada um assume uma ou mais delas como verdadeira. Esse filme posso dizer que é um dos mais coerentes em termos de conseqüências da viagem no tempo e os desdobramentos, se tomarmos que seja possível ocorrer a viagem.

Mesmo disfarçado de filme de romance.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Neverton Benachio

    Parabéns pela resenha está ótimo estou assistindo o filme agora no SBT 13/12/2012

    Like 0 Short URL:
  • Guest - sandra

    eu amo esse filme

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Gina

    Não acredito que dormi durante o filme e quando acordei já havia acabado. A resenha ficou ótima. Não perderei a chance de assiti-lo.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - ilana

    São Paulo, Brazil

    Esse filme é um dos meus preferidos, junto com O labirinto do fauno e Agentes do destino!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login