Resenha de filme : A ORIGEM

a origem

Um filme muito interessante por ser justamente uma variação de um tipo de filme básico : O de assalto. O diretor Christopher Nolan acertou e mandou muito bem nesse.

 

A origem parte da idéia em que pessoas podem compartilhar sonhos com as outras e dentro deste sonho compartilhado, seus segredos são materializados e guardados em algum lugar dentro daqueles, quase sempre em locais de difícil acesso e com segurança alta, tais como cofres por exemplo.

Entra então nesta historia o personagem Cobb ( o do Leo diCaprio ), ele é especialista em roubar os segredos das pessoas através de seus sonhos. Após provar sua capacidade para um cliente em potencial muito poderoso, ele recebe a encomenda de fazer algo quase impossível, em vez de roubar a idéia, ele teria que “plantar” uma na mente de alguém, de maneira que este achesse que aquela fora uma idéia própria.

 

( cuidado alguns spoilers abaixo ).

 

É neste momento em que o filme lembra muito outros filmes, principalmente filmes de assalto. A idéia é roubar um banco? Então junta-se especialistas em varias áreas necessárias para o assalto. Neste caso, como é para entrar em sonhos, precisa-se de pessoas especializadas nos requisitos para se montar um sonho da maneira que ele necessita. Para causar uma das dificuldades extras na historia, há uma series de detalhes que podem estragar qualquer entrada no mundo dos sonhos. As projeções das pessoas no sonho tendem a reagir a presença de outra pessoa no mesmo e pode até atacá-lo e o personagem de Cobb também tem um problema com as lembranças de sua esposa.

a origem 01

O elenco alavanca muito o filme e o personagem do falsificador rouba a cena muitas vezes.

 

a origem 02

 

O background é explicado graças a personagem Ariadne ( de Ellen Page ), pois ela é uma novata na empreitada e as explicações vão sendo dadas a ela conforme o andamento da historia e é por isso que quem assiste fica sabendo do funcionamento e de todos os riscos da jornada dentro dos sonhos.

 

a origem

 

O filme é muito bom, porem não chega a ser excelente por alguns detalhes: Há uma organização chamada Cobol que sabe do processo e teria colocado a cabeça de Cobb a premio. Essa parte não é muito bem explicada e se tivesse sido deixada de lado não teria mudado nada, porque a participação dela no filme se resume apenas a uma perseguição em um momento, depois nada mais envolvendo a mesma acontece na história. Não há uma explicação de como funciona o processo de entrada nos sonhos em si, apenas uma citação que houve uma pesquisa sobre o assunto. Há também dois erros mais para o fim do filme ( um conceitual e um de continuidade ) que deixarei para quem assistir o filme notar. Também a explicação que fora embutida na legendagem para explicar o porque do nome em português “A Origem” ( original é Inception, que tem mais haver com o argumento ) não convence, apesar que isso não é um erro do filme em si.

 

a origem 03

Algumas pessoas vão ter alguma dificuldade de entender o filme, há muita ação para agradar os que preferem assim, mas há a necessidade de se atentar aos detalhes. Para aqueles que são mais observadores e preferem mais o argumento as imagens, o filme é altamente recomendado.

 

UPDATE : Fiz comentarios da parte que citei como os erros neste local aqui.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

Load Previous Comments
  • Guest - Atleta

    Lendo alguns comentarios acima sinto que o filme foi bem elaborado, existem críticas bem colocadas, já minha opnião sobre o filme "excelente", uma verdadeira viajem ao subconciênte, o filme levanta questões, ou seja, somos programáveis..., se trata de um filme que prende a atenção de quem assiste!!!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - ´VITORIA

    LEGAL INTRESANT

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Frank

    Ele morreu afogado, mas a consciência permaneceu viva, porém livre, por isso que o peão para de rodar e sendo assim ele estaria desamarrado para vivenciar aquilo que desejasse, por isso ele escolhe voltar para o avião e as pessoas ao seu redor não o reconhecem sendo que com ele se passa o contrário, pois já são frutos da sua imaginação para a continuação do desejo de permanecer com seus filhos por toda a eternidade.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Frank

    Eu particularmente, já vivenciei dois sonhos ao mesmo tempo, mas ao contrário deles eu não tinha controle nenhum e posso afirmar que para mim foi algo terrível, porém, interessante demais.A possibilidade existe, estudem a gnose que é um estudo da viagem astral através dos sonhos.Por isso o filme é inteligente, para quem tem um pouco de conhecimento sobre o assunto.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Geno

    Caras todo o filme é o sonho de Sr.Cobb todo os aspectos,cenários e diálogos a luz do filme eo sonho que se repete.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Uno

    Esse filme foi espetacular apesar de todos os erros de continuidade.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - feer

    eu e minha turma estamos assistindo esse filme na escola e temos alguns debates a serem feitos , quero disser que adorei muito esse filme e quero recomendar pra todos !!!
    poderia me responder?
    você acha que o Cobb acordou ou continua sonhando ? o pião cai ou não?

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Feer
    Leia os comentários aqui e tire suas próprias conclusões. Depois debata o filme com os outros na sua escola.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Mel

    Pelo que eu entendi os sonhos são atemporais o que vc falou que seria "erro de continuidade" na verdade é um elemento dos sonhos eles não seguem uma sequência de acontecimentos igual na vida real por ex:em um momento vc está lugar conversando com uma pessoa daí surge uma nova pessoa no lugar daquela que vc está conversando sem mostrar o que aconteceu com a outra pessoa.
    O que parece ser duas horas no sonhos pode ser 20 minutos dormindo.
    E os "erros conceituais" em que vc diz eles estavam em três níveis de sonhos,como o protagonista diz nas primeiras cenas:"Vc se lembra como foi parar aqui",o próprio personagem diz que o sonhador nunca se lembra como começa um sonho,por que são complexos, e eles não entraram no limbo tanto é que eles fizeram de tudo para o rapaz ferido não entrar lá e no final conseguiram acordar.
    Eu acho que o filme capta bem o mundo louco,bizarro,fantasioso e atemporal dos sonhos quem não prestou atenção pode ser que ache o filme sem sentindo a esses eu aconselho que veja o filme denovo ou estudem um pouco de psicanálise.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - alan

    A Empresa Cobol, na verdade, não existe... pois é concebida no mundo dos sonhos de Cobby... e eles o atacam como se estivessem combatendo dentro de qualquer sonho.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login