Resenha de filme : O LIVRO DE ELI

Filme pós-apocalíptico com poucos diferenciais.

o livro de eli

 

Em um futuro pós-apocalítico em que até um gato magro vira comida, Eli anda pelas terras desoladas dos Estados Unidos com uma missão, chegar no Oeste do país. Ele segue a rotina dos andarilhos solitários : Andar sem companhia, não se envolver com os problemas que não impeçam sua missão e evitar confrontos, de preferência.

E eis que nesta caminhada/missão, Eli chega em uma cidade dominada por um cidadão com ambições expansionistas, que está com a ideia fixa de que para conseguir expandir seu domínio territorial vai precisar obter um livro que é dado como inexistente, porem por aquelas coincidências do destino, Eli tem uma copia do mesmo.

 

livro de eli imagens

 

O filme inicialmente logo chama a atenção não pelo argumento, mas pelo visual. O diretor optou por seguir o filme com uma fotografia com mais contraste e em tons alterados, pelo argumento, seria porque o Sol está muito mais forte do que estamos acostumados, fato confirmado pelos personagens andarem de óculos, viseiras ou mascaras escuras e as imagens do céu é em sua maioria carregadas de nuvens, que poderia inidcar algum efeito causado pela guerra. De resto, lembra demais Mad Max pelo conceito de mundo destruído por guerra, desertos, um cara andando sozinho e até boa parte do visual, mesmo não sendo um visual tão exagerado quanto aquele filme e não tendo tantos veículos. O roteirista pincelou um pouco do background, porem deixou a maioria das duvidas no ar, para que tiremos nossas conclusões, tais como: O que causou a guerra, como ela foi, etc. E o passado de Eli não é explorado, só o que se sabe é que ele lutou na guerra, é um guerreiro muito habilidoso com espada e com arco e teve um momento de epifania que o fez achar que sua missão era ir para oeste, fora isso nada mais é mencionado.

 

o livro de eli imagem 2

 

Há algumas sacadas que são alguns diferenciais, como por exemplo, o porque alguns pedem para ver as mãos antes da fazer negocio ( é explicado o porque depois no filme ) e também há algumas viradas no roteiro, porem não é o suficiente para tirar a impressão de que estamos vendo mais uma vez uma mesma historia já contada muitas outras vezes.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

Load Previous Comments
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Como assim "me disseram", você assistiu o filme e depois lhe falaram isso ou não assistiu e te contaram?

    A bíblia :
    É em braile mesmo. Normalmente páginas escritas em braile são brancas, até porque a cor não faz diferença para quem não enxerga.

    Sobre ele ser cego :
    No filme há varias indicações que ele enxerga. O fato de usar óculos escuros, é por causa da luminosidade. Note que todos usam óculos escuros não só ele. Mas se for por causa do braile, isso não significa muita coisa, basta que ele aprenda braile. Uma pessoa que enxerga normalmente não aprende porque não precisa, mas no caso desta situação a história é diferente, não é verdade?

    Sobre ser guiado pela fé :
    Bem, ele considera que tem uma missão e está seguindo ela. Se isso pode ser considerado um ato de fé, pode até ser. Neste caso fica mais aberto a uma questão de interpretação pessoal.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    Fala, irmão! Tudo bem?

    O Eli é cego mesmo...

    Ele não enxerga... É Deus conduzindo-o... Isso é muito maneiro no filme...

    Só que só se entende isso no final... Lembro claramente disso...

    Abraço do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    E ae camarada?
    Como eu disse, há muitas indicações de que ele enxerga :
    1 - Ele usa arco e flecha com uma precisão enorme, note que ele chega a matar um cara em uma distancia considerável para salvar a garota.
    2 - Ele luta pra caramba com um facão, incluindo lutar com um cara que usava uma serra elétrica, até fazendo esquiva.
    3 - Ele identificou que o casal tinha tremedeira.
    4 - Na cena do penhasco, ele "vê" o pessoal ser atacado lá no fundo do mesmo.

    Mediante isso tudo e muitos outros detalhes, por mais que acredite na capacidade dos cegos, fica difícil de reconhecer cegueira nele então continuo afirmando que ele enxerga.

    A não ser que alem da missão, Deus lhe dê a "visão divina"...

    Mas isso é algo que não muda muito o roteiro do filme, serve como um "algo a mais". Deixo então para que cada um interprete o que acha disso. Seria interessante fazer uma votação, fiquei curioso para o que a maioria acha...

    Comment last edited on about 4 years ago by Findreans ( Eduardo Castelhano )
    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    hahahaha....

    Pra quem não assistiu não leia...

    O lance é a proteção de Deus mesmo... Ele não enxerga... Mas Deus o guia o tempo inteiro... A todo momento, em tudo que ele faz.

    Eli se entrega totalmente à palavra e é protegido até o momento de divulgá-la, quando termina de "ditar" toda a bíblia, ele morre, pois sua missão foi cumprida.

    Essa foi a interpretação que tive do filme... Irei assistir novamente para ter certeza...

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Eu preciso rever somente uma cena :
    O momento em que ele fica parado junto da garota com uma fogueira acesa. Aquele é o unico momento em que aparece ele "lendo" o livro. Queria ver como fora feita a cena, pois ai pode-se ter alguma indicação sobre se ele ve mesmo ou se ele lê com as mãos. :)

    Like 0 Short URL:
  • Guest - oliver

    O filme é muito bacana, para quem leu a história de Eli na Bíblia, ficou fácil de entender porém quem não conhece a história só entenderá que ele era cego e a bíblia estava em braile.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Sidney Mesquita

    Eli era cego? porque o livro era em braille.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    Fala meu kmarada!

    Faz tempo...

    Revi recentemente o filme...

    Realmente o Eli NÃO é cego... Mas sabe braile... Vai ver era professor de Braile em uma escola para cegos antes do holocausto...

    Abraço do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Fala doutor.
    Acho que fora mais uma ironia, que na situação colocada poucos sabem ler, imagino o quanto menor é a quantidade de pessoas que leriam em braile. A própria cega que tem na história diz que não sabe... ( apesar de achar que é mentira dela, só não quer colaborar mesmo... )

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro (Creso)

    É isso mesmo camarada...

    Se não estou enganado, a cega meio que diz que "não se lembra mais, pois fazia muito tempo que não lia"... E faz meio que uma cara de ironia...

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login