Oscar 2010: Infelizmente Ficção Científica não ganha.

Infelizmente como eu havia previsto, os filmes de FC não ganharam nada no Oscar, limitando-se apenas aos prêmios técnicos.

Star Trek foi a surpresa, ganhou Oscar de melhor maquiagem, o único ganho por um filme da franquia. O que um bom marketing não faz.

Avatar foi realmente a decepção, todos esperavam que abocanhasse mais prêmios. Apesar de ter gostado de Avatar, não acho que tenha sido um superfilme, Cameron fez um "feijão com arroz", e o roteiro não era bom o suficiente para levar um prêmio de melhor filme.

Devo admitir também que Ficção Científica tem um rótulo dado pela Academia, não importa o quão bom seja o roteiro, ele não ganharia prêmio de melhor filme só por que é de FC.

Vejam abaixo os Ganhadores:

Melhor Filme: Guerra ao Terror
Melhor Diretor: Kathryn Bigelow – Guerra ao Terror
Melhor Ator - Jeff Bridges – Coração Louco
Ator Coadjuvante - Christoph Waltz – Bastardos Inglórios
Melhor Atriz - Sandra Bullock – Um Sonho Possível
Melhor Atriz Coadjuvante - Mo’Nique – Preciosa – Uma História de Esperança
Melhor Roteiro Adaptado - Preciosa – Uma História de Esperança
Melhor Roteiro Original - Guerra ao Terror
Melhor Animação Longa-Metragem - Up – Altas Aventuras
Melhor Animação Curta-Metragem - Logorama
Melhor Filme Estrangeiro - O Segredo dos Seus Olhos
Melhor Documentário Longa-Metragem - The Cove
Melhor Documentário Curta-Metragem - Music by Prudence
Melhor Curta-Metragem – The New Tenants
Melhor Direção de Arte – Avatar
Melhor Fotografia - Avatar
Melhor Figurino - The Young Victoria
Melhor Montagem - Guerra ao Terror
Melhor Trilha Sonora Original - Up – Altas Aventuras
Melhor Canção Original - “The Weary Kind” – Coração Louco
Melhor Edição de Som - Guerra ao Terror
Melhor Mixagem de Som – Guerra ao Terror
Melhores Efeitos Especiais - Avatar
Melhor Maquiagem – Star Trek

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Apesar da empolgação sobre o filme Avatar, o resultado foi muito do esperado, como imaginava Avatar levou Efeitos Especiais, no mais era de se esperar que Guerra ao Terror ganhasse os principais premios. Não só pelo fato de que SCIFI tem uma mistica ruim entre os membros da academia, mas tambem porque filmes que tem alguma tematica patriotica americana acabam tendo mais apelo nesta hora da premiação.
    Tambem fora divulgado que houve um mail para fazer marketing do filme enviado por um dos produtores do filme vencedor antes da premiação que dizia o seguinte :

    “se todos disserem pra um ou dois amigos, nós vamos ganhar e não um filme de $500M, nós precisamos que filmes independentes como o que eu e você fazemos ganhem…”

    Para voce ver que o cara puxou o povo anti-blockbuster pro lado dele na cara dura e, pelo visto, funcionou.

    Mas o mais interessante desta votação toda foi Sandra Bulock, que ganhou o Framboesa de Ouro de pior atriz e o Oscar de melhor atriz... isso estava até sendo previsto como o primeiro caso na historia e acabou sendo confirmado. E o melhor, Sandra Bulock foi receber o Framboesa... re re re re... isso que é profissional! :)

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Chanceller Martok (Alexandro Paulo)

    O Oscar é um prêmio para filmes americanos que são feitos para o público e o mercado americanos. Por isso os temas americanos sempre terão mais força e mais apelo, acho bem natural que esse Guerra ao Terror tenha ganho.

    Pensando bem nem sei porque damos toda essa importância ao Oscar. Talvez por que não sejamos capazes de fazer algo de alto nível, com temas nacionais. É estranho a torcida para que um filme brasileiro ganhe o prêmio de melhor filme estrangeiro. Por que é tão importante assim que eles gostem dos nossos filmes, sendo que eles nem se importam se gostamos ou não dos filmes deles? Essa cultura colonial é que mata!

    Ok, pode soar hipócrita vindo de alguém que escreve artigos que em sua maioria, enaltecem as séries e livros americanos de ficção científica. Faço isso porque gosto do gênero, que quase não existe aqui, parte por falta de interesse da mídia, e parte por falta de interesse do público. Olha o efeito Tostines(risos). Só de uns anos pra cá vemos publicações nacionais do gênero com mais freqüência, que além de enfrentar o preconceito por ser algo de FC, geralmente rotulado como coisa de nerd, também enfrenta preconceito dos próprios leitores de FC, por não dar valor aos escritores nacionais do gênero. Escrevo sobre FC, fazer o que se a maioria das produções do gênero são americanas?

    Outro fator determinante é a concorrência, não sei quanto aos outros filmes, mas temos que admitir que Avatar não tem essa primazia de roteiro, eu acharia realmente engraçado se ele ganhasse. Talvez Guerra ao Terror tenha sido bem feito mesmo, só posso ter certeza quando o vir.

    Quanto a Sandra Bullock, estar na mídia é o que interessa, então ela acertou em receber o framboesa e fazer uma média com o público.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Maykon

    É como o Zé Wilker disse durante a transmissão do Oscar: Avatar "é um filme para se ver. Não é para pensar ou entender".

    Independente de ser sci-fi ou não, Avatar não tinha a menor chance de ganhar o prêmio de melhor filme, raso e repleto de clichês como é. Eu ficaria surpreso se ele ganhasse qualquer prêmio que não fosse ligado a efeitos especiais...

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login