Resenha de filme : PANDORUM

pandorum cartaz

Pandorum é um filme de Ficção Científica escrito por Travis Milloy e dirigido por Christian Alvart. O filme é estrelado por Dennis Quaid e Ben Foster. Neste artigo faço a resenha do filme com as minhas impressões. Como a resenha contém vários spoilers, aconselho não ler este artigo caso não tenha visto o filme.

 

O filme começa com a indicação da descoberta de um planeta que contem as condições ideais para a sobrevivência humana e um repovoamento. Como o planeta Terra se encontra no cenário mais pessimista de total degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, faz-se necessário o abandono do mesmo de uma parte da população que é enviada para esse planeta distante.

Assim é lançado ao espaço a nave Elysium, levando em seu interior 50000 pessoas.

Logo nós vemos a pequena tripulação recebendo um comunicado do planeta Terra e algo estranho acontece.

Agora chegamos ao personagem principal do filme, o Cabo Bower. Ele acorda do sono criogênico e se vê numa situação de total perda de memória, um dos efeitos colaterais do sono criogênico prolongado. Sem saber nem o próprio nome inicialmente, o mesmo se vê uma situação em que não sabe nem seu propósito dentro daquela nave.

Para piorar, aparentemente algo aconteceu e a nave está com falta de energia em grande parte. Após conseguir reconhecer algumas coisas, o Cabo ganha a companhia do Tenente Payton e eles decidem entrar na cabine de comando da nave. O problema é que a porta está trancada e marcas indicam que tentaram entrar antes sem sucesso. Para deixar as coisas ainda piores, rapidamente o Cabo esbarra em cadáveres e com gente desconhecida que não é muito amigável e depois de tudo com algumas criaturas não identificadas, mas que estão descendo o sarrafo nos humanos dentro da nave.

A única solução que os dois vêem é religar o gerador central da nave, que considerando o tamanho descomunal da mesma está muito distante e o Cabo deverá ter que enfrentar a ameaça desconhecida e conseguir chegar lá, pois dos dois ele é o único que sabe como fazer o procedimento.

 

pandorum ben foster

 

 

Então vem a pergunta : o que é o PANDORUM do titulo? Pandorum é uma síndrome paranóica que afeta viajantes espaciais e que é ativada por algum trauma.

Obviamente, já que é o nome do titulo, isso vai acontecer com alguém na historia, a duvida que fica, é com quem ou melhor dizendo, quem já está afetado e o que é realidade e o que é alucinação provocada pelo pandorum.

 

 

pandorum cena do filme

 

 

O filme mistura um pouco de terror psicológico, com suspense e ação.

O fato da existência das criaturas e da falta de energia, causa momentos de grande correria e momentos bem mais “stealth”. O filme em si possui algumas viradas no argumento mais para o final muito bem sacadas que são muito boas para dar um diferencial na historia.

Porem, há um problema geral com o filme.

Ele passa a constante sensação de “ já vi isso antes em algum lugar “, melhor dizendo, “ já vi isso antes em MUITOS outros lugares “.

Não há como evitar a associação com outros filmes, principalmente com Alien, Enigma do Horizonte e Fantasmas de Marte. O visual remete claramente a esses filmes e até parte do argumento acaba dando essa sensação.

Quanto a parte tecnológica há algumas sacadas interessantes na nave, como por exemplo, o sistema de dínamo para a geração de energia local e o acionamento de consoles ou a parte da nave voltada para o cultivo de plantações.

Pelo que parece 2009 houve alguns filmes interessantes em SCIFI, se você não se importa com essa sensação de “dejavu”, veja esse filme.

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login