Eu vi: A Experiência

Pelo que ouvi os meus amigos comentarem sobre esse filme, sempre achei que fosse uma bomba, então levei todos esses anos pra assistir. Não esperava nada, mas aí eu me surpreendi com a idéia original que o filme teve. É algo que merecia ser melhor desenvolvido.


A premissa do filme é bastante original, eu jamais tinha visto em filme algum uma invasão alienígena começar por contaminação genética. Isso mesmo, tal Sil poderia ser uma porta de entrada para uma invasão, pois seu material genético é capaz de contaminar e dominar as espécies que entra em contato.

Mas infelizmente como você tem que agradar o público comum principalmente no cinema, o foco do filme foi explorar a beleza da atriz e a avidez da personagem por acasalar. Não deu tempo de desenvolver os demais personagens da trama e você não consegue acreditar que aqueles quatro poderiam caçar alguém, muito menos uma criatura alienígena. Uma prova disso é a cena em que o personagem que é o “assassino” do grupo vai até um matagal procurar pela Sil, que tinha acabado de matar um homem. Apenas com uma pistola na mão sem nenhuma lanterna, ele procura por ela no escuro. Lugar perfeito para uma emboscada. Mas isso complicaria mais as coisas, já que ele era o personagem da “ação” e encaixar outro naquelas alturas corria um risco muito grande em piorar as coisas em termos de roteiro.

Então nossos 5 heróis se arriscam e conseguem encurralar a Sil. Novamente num lugar perfeito para várias emboscadas. As galerias de um esgoto que chegam a uma série de túneis e cavernas. Onde estava todo o aparato militar que eles tinham à disposição? Não dá pra acreditar que 3 cientistas, um sensitivo e só um cara que deveria ser o “militar” da coisa vão sem apoio caçar uma criatura de capacidades desconhecidas num lugar totalmente vantajoso para ela.

Não quero dizer aqui que personagens não erram, e muitas vezes erros até infantis. Mas quanto o roterista quer, ele sabe quando mostrar que o personagem cometeu um erro. Mas esse não é o caso aqui o e deslize foi no roteiro mesmo. Ou ele não sabia o que fazer, ou o que é mais provável tinha que colocar os atores que contratou na linha de frente da estória, em detrimento da coerência da mesma.

Mesmo assim a premissa continua sendo muito boa e muito atual. Merecia ser melhor desenvolvida numa série de pelo menos 12 episódios. Se fosse com os roteiristas de V, seria sucesso garantido.

Uma coisa inegavelmente boa desse filme, foi o elenco, talvez se tivesse visto na época do lançamento nem prestaria atenção neles:

Ben Kingsley como Xavier Fitch despensa apresentações.
Michael Madsen de cães de aluguel como Preston Lennox.
Alfred Molina, nosso doutor Octopus como Dr. Stephen Arden.
Forest Whitaker de O Último Rei da Escócia, e Reis da Rua como o empata Dan Smithson.
Marg Helgenberger a Katherine Willows de CSI como a Dr. Laura Baker

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Realmente muito me estranha que não tenha visto esse filme até hoje... e a gente citando ele em outras resenhas... :)
    O que posso dizer é que a coisa só tende a piorar, porque os outros depois são piores que este e para ficar ainda mais enrolado, pegaram um filme que se chama Decoys e lançaram aqui como se fosse uma continuação deste, só porque tinha alienigenas loiras na historia ( não precisa se empolgar, porque este não é grandes coisas mesmo... ).
    Este vale pela originalidade e pelo design da alienigena que foi criado pelo H.R. Giger o mesmo criador do visual do Alien.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Jhessica

    O Predador é muito melhor que A Experiência por que é mais ação e os caras e o Predador são do tipo mano-a-mano.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login