STAR TREK - TITAN 1 - TAKING WING

Se hoje você deseja ver um bom roteiro de Jornada nas Estrelas, vai ter que recorrer aos livros. Das diversas séries lançadas dei de cara com essa. Que prazer que foi voltar a esse universo sensacional, agora pelos olhos da tripulação do Capitão Riker.

Jornada nas Estrelas continua sendo a minha série favorita, mesmo não sendo perfeita, teve uma grande influência sobre mim. Principalmente porque na maioria de seus episódios trouxe roteiros consistentes e grandes temas para debate. Aprendi muito com ela, atiçando a minha curiosidade em procurar por termos e conceitos que até então desconhecia. Essa abordagem é um respeito ao público em minha opinião. Algo sempre presente em Ficção Científica, trazer assuntos complexos para um público que tenha a mente aberta, até pra reconhecer quando que lhe falta algum conhecimento para compreender algo, isso deve ser buscado pelo leitor e não ser considerado uma falha do escritor ou do roteiro, nem uma forma de segregar as pessoas.

Sempre achei interessante o personagem interpretado por Johnatan Frakes em Jornada nas Estrelas a Nova Geração por isso, o tema sobre o comando de Riker me saltou aos olhos, parte pela avidez por ver Jornada continuar onde realmente deveria e nos mostrar como fica a Federação depois da guerra dominium e parte para compensar um pouco a frustração de não ter visto ou lido uma série sobre o comando de Sulu.

Sei que devem estar pensando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, Riker e Sulu são de épocas diferentes com climas totalmente diferentes. Não liguem para isso. É só um devaneio de um fã que gostaria de ter visto a USS Excelsior mostrar um pouco de como o cenário da Série Clássica desembocaria no cenário da Nova Geração. Se souberem de livros sobre isso por favor me falem.

Voltando ao tópico do artigo. Vi a série de livros na Livraria Cultura em promoção na época e não resisti em comprar. Optei pela versão digital, não tenho mais espaço na estante de casa, e estou satisfeitíssimo. A opção de usar o aplicativo Kobo, me deixa livre para usar o computador ou tablet, sem ter que apelar para um aparelho de leitura exclusivo. Como essa série não foi publicada por aqui, a edição que tenho é a original americana.

De cara já tive que fazer algumas concessões. Isso é obvio quando se para pensar sobre o título, USS Titan. O livro se baseia nas premissas do filme Nemesis, um dos roteiros mais terríveis, se não o mais terrível, que foi lançado sob a intenção de falar sobre Jornada nas Estrelas. O filme foi péssimo sob o ponto de vista criativo principalmente ao considerá-lo como a continuação do universo.

Mas os autores Ando Mangels e Michael A. Martin, fizeram um bom trabalho. É totalmente diferente quando você põe os olhos num roteiro escrito por alguém que tem apreço pela coisa e não quer simplesmente fazer daquilo um caça níqueis. A dupla constrói cada personagem da tripulação de Riker, desenvolve seus relacionamentos, fala sobre a situação geral, tenta explicar os fatos de Nemesis e faz referências a fatos e personagens de todas as séries para embasar suas propostas e premissas. Ninguém precisa ser fã de longa data para entender e gostar da história. Mas perceber as referências bem feitas é um deleite, principalmente, sei que sempre repito isso aqui, numa época em que Jornada nas Estrelas sob a ótica da continuidade e da coerência em relação a sua proposta original, não é mais feita pro fã antigo.

Esse livro é só um começo de uma série, os personagens introduzidos nele e os trazidos de volta por ele serão usados e terão seu protagonismo nos próximos. Os fãs novos vão gostar também, e os fãs antigos vão se emocionar. Fica aí a dica para alguma editora brasileira que queira nos dar acesso à esse material de primeira.

E vocês já leram? Comentem!

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login