Resenha de filme : EX MACHINA

ex machina cartazFinalmente um filme que cumpriu o que prometeu e nos trouxe um excelente roteiro e um bom clima de conspiração.

 

Caleb fora escolhido na empresa aonde trabalha para passar uma semana na casa do dono da companhia, o recluso Nathan. Aquele chega de helicóptero no local que fica no meio de uma região isolada da civilização. Ao chegar o mesmo recebe um cartão que lhe dá acesso a alguns dos locais da casa. Nathan lhe recebe e lhe diz que o seu objetivo na casa é realizar um teste de Turing durante esses sete dias. Para surpresa de Caleb, o teste deverá ser realizado com uma androide chamada Ava. Apesar do teste ter como premissa, que quem estiver testando não saiba que está falando com uma inteligência artificial, Caleb passa a fazer as seções com Ava para avaliar se ela realmente possui uma inteligência artificial. Neste período, ele fica limitado a apenas alguns locais na casa e não tem nenhuma conexão com o mundo, podendo acessar uma tela que lhe passa a imagem de algumas das câmeras instaladas dentro da casa, inclusive ele não tem acesso a Ava apenas conversando com ela através de um vidro.

 

Durante uma das seções, ocorre uma falha na alimentação elétrica na casa e tudo fica desativado na casa, sendo que por padrão as portas são travadas. Neste momento, Ava alerta Caleb que ele não deve confiar em Nathan, porque ele está escondendo algo. A partir desse momento, Caleb fica sem saber em quem pode confiar.

 

 

AVISO : possíveis spoilers abaixo.

 

 

Esse é um daqueles filmes que prometia muito, quando fora lançado o trailer ( fizemos o post do trailer acesse neste link, abre em outra janela ). E para a nossa alegria, ele cumpriu o que prometeu. Excelente qualidade técnica sem abusar de efeitos especiais e um roteiro que nos deixa em suspense durante todo o tempo.

ex machina 01As seções, isoladas por vidros.

 

O filme tem divisões baseadas em cada dia no qual Caleb faz as seções com Ava para determinar se a mesma possui uma inteligência artificial, que é o ponto do teste de Turing, no qual Nathan o pede para que ele realize. O teste de Turing, fora definido por Alan Turing e diz que se um humano conversar com um computador e o mesmo não conseguir distinguir a conversa com o computador com a conversa de um outro humano, então esse computador possui uma inteligência artificial. No caso, quem estiver fazendo o teste não deve saber antecipadamente que está conversando com uma máquina. No caso de Caleb, este sabe de antemão que está falando com um androide, mas a ideia de Nathan é definir até que ponto a inteligência artificial de Ava realmente tem sentimentos ou se ela os finge.

 

Convenhamos, é uma coisa difícil de saber, se nós muitas vezes acreditamos em outras pessoas que estão fingindo, até que ponto Caleb seria capaz de diferenciar as coisas?

ex machina 02Caleb e Nathan e o cenário de onde fica a casa de Nathan.

 

Aparentemente propositalmente, Ava possui apenas o rosto parecendo humano, o seu corpo não disfarça sua condição de androide porque apenas tem o formato humanoide. Isso trás uma dificuldade a mais para Caleb, porque a certeza de que Ava é uma máquina interfere em sua análise. Mas quando Ava alerta que Nathan esconde algo e para complementar Caleb descobre muitos detalhes que Nathan mantinha oculto, aquele passa ficar com dificuldade em saber quem está realmente falando a verdade culminando no ponto em que Caleb desconfia até mesmo de sua própria existência.

 

Além dos três personagens, há apenas mas um que aparece dentro da casa. A empregada de Nathan, chamada Yoko, que em momento algum fala uma única palavra e também serve para deixar Caleb mais confuso.

ex machina 03Falta de energia e portas travadas.

 

 

O filme é extremamente competente dentro da sua proposta, não abusa dos efeitos usando os mesmos como suporte a trama e não como uma maneira de suprir a falta de roteiro. O roteiro é bem conceitual e o clima de conspiração é bem executado.

 

 

Só uma nota, principalmente para o Chanceller que tem uma opinião mais radical quanto a isso, o mesmo tem nudez, mas garanto que a mesma tem uma função clara dentro do argumento.

 

 

Recomendo a todos que procuram um bom roteiro.

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login