Resenha de filme : SOB A PELE

 

sob a pele cartazComeçando com a sequencia de resenhas que deveria ter escrito e não escrevi ( acho que vou até criar uma sigla para isso ), segue um filme que é um daqueles que prometeu mais do que cumpriu.

Tudo começa com uma bola de luz, que se transforma em um brilho circular e, aparece na cena um objeto circular. Passamos a ouvir uma voz feminina emitindo sons, como em um treino de pronuncia ( para o sotaque escocês ). A luz e o objeto circular se unem para formar um olho, de uma mulher misteriosa.
Uma rodovia nas montanhas aparece e surge um homem misterioso em uma moto, que posteriormente entra em um túnel. Após, ele aparece carregando o corpo de uma mulher e coloca o mesmo dentro de uma van branca.

Aparece um ambiente completamente branco, neste estão duas mulheres, uma é aquela que fora carregada pelo homem misterioso, a outra, completamente nua, está despindo a primeira e vestindo as roupas retiradas.

O céu nublado com algumas luzes aparece por sobre um prédio alto em uma cena rápida. Depois a mulher se encontra com o homem da moto e ela pega a van branca, enquanto o homem pega a sua moto e se separam.

 A partir deste ponto o filme segue a trajetória da mulher misteriosa, que segue pelo país atraindo homens usando sua aparecia. Os mesmos depois surgem dentro de um ambiente completamente negro, afundando no chão invisível. Conforme o tempo vai passando a mulher passa a mudar seu comportamento, tornando mais desinteressada em seu misterioso trabalho.

sob  a pele 01A Scarlett morena

AVISO : Possíveis spoilers a partir desse ponto.

 

Este é um daqueles filmes que caiu na mão de um diretor que é mais preocupado com as técnicas de filmagem do que com o resto e que talvez ache que assim como Fellini e outros diretores, seu filme não existe para ser compreendido. Há uma clara tentativa de fazer um filme conceitual, mas que falha de maneira absurda por não proporcionar elementos para que as conclusões sejam atingidas.

De inicio, os personagens misteriosos da trama praticamente não falam. Tirando a personagem principal, que fala pouco no inicio do filme, passando a cada vez falar menos durante o andamento do mesmo, o homem da moto aparece várias vezes mas não emite uma única fala sequer no filme todo. Não fica claro se a ideia era uma surpresa para o fato de que eles são alienígenas ( porque poderiam serem demônios, androides ou qualquer outra criatura sobrenatural/artificial ), mas como o filme já fora anunciado com essa constatação, já sabemos antecipadamente. Esse fato não fica muito bem declarado durante praticamente o filme inteiro. A cena das luzes no céu é muito rápida e apenas outra cena rápida confirma isso.

sob a pele 02O resultado final do processo

A missão da alienígena também não é bem definida, apenas que ela deve atrair homens e levá-los para algum lugar, que depois aparece em um ambiente todo negro. Em algumas cenas, vemos depois que eles afundam, os mesmos surgem flutuando no fundo negro, tendo o corpo aparentemente dissolvido por dentro, restando somente a pele. Em um outro momento, aparece o que aparenta ser uma esteira levando material orgânico para um local de processamento. A função do misterioso homem de moto também não fica definida.

O filme abusa das cenas longas, de panorâmicas distantes e de momentos com apenas os sons ambientes. Para tudo ainda ficar muito mais crítico, algumas cenas não fazem sentido nenhum. Uma das certezas que o filme passa é que o clima da Escócia é algo de terrível, que fica alternando entra neve, chuva, ventanias fortes e neblinas.

sob a pele 03Uma das inúmeras panorâmicas do filme e o clima da Escócia.

Para ainda completar tudo, a trilha sonora é muito estranha, sendo composta de sons muito bizarros e, na maioria das vezes irritantes, que mais parecem voltados para transmitir um clima de suspense do que transmitir o clima do momento.

Esse filme ganhou a fama de ter sido o primeiro a mostrar a nudez completa da Scarlett Johansson. Mas somente isso não é suficiente para toda a morosidade do filme e de cenas longas completamente desconexas, até porque em termos de nudez tem um monte de nudez masculinas.

Este é mais um baseado em um livro. Creio que o mesmo deva ser melhor, mesmo que este não tenha a imagem da Scarlett.

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Esse filme é excelente pra quem curte essa coisa de Cinema de sensações. Porque a história não explica nada com coisa nenhuma e realmente só se sabe que a Scarlett é uma alienígena porque a sinopse do filme entrega, senão ela poderia ser muito bem uma criatura intraterreste, de outra dimensão, etc.. Eu gostei do clima e da tensão, mas não é um filme pra quem precisa que as coisas tenham lógica e façam sentido. No mais, os críticos disseram que o Jonathan Glazer é tipo um novo Kubrick, o que acho até válido no quesito construção de imagens, mas temos muitos outros por aí aspirantes a Kubrick, então...

    Minha sentença: Bom filme, mas não é pra família inteira.

    Like 0 Short URL:
  • Vou passar longe desse filme!!!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login