Resenha de filme : NÃO ME ABANDONE JAMAIS

nao me abandone jamais cartazBaseado em um livro escrito por Kazuo Ishiguro, esse filme se trata de um drama com um fundo sci-fi de sociedade alternativa e nos faz pensar até que ponto a humanidade pode assumir escolhas que possam ser consideradas questionáveis em prol da sua própria salvação.

 

O filme começa com a personagem de Kathy, no momento em que ela está testemunhando uma operação em um homem e passa a acompanhar as lembranças daquela personagem, iniciando pela infância da mesma em um orfanato tradicional inglês com toda a estrutura conservadora conhecida dos orfanatos e escolas inglesas. Dentre as crianças que vivem neste orfanato, Kathy é mais ligada a uma garota chamada Ruth e um garoto problemático chamado Tommy. Eles vivem em regime de internato no orfanato na qual são seguidas regras muito rígidas e que eles não conhecem praticamente nada do ambiente exterior, eles não abandonam nem a área do próprio orfanato. Quando uma das tutoras é substituída, a nova tutora senhorita Lucy começa a demonstrar simpatia pelas crianças e em um acesso de remorso e compaixão acaba por confessar as mesmas que elas não terão futuro, pois foram criadas para serem “doadoras de órgãos” e que praticamente nenhuma delas sobreviverá a terceira doação.

Obviamente, ela é demitida do orfanato e o filme segue a vida da personagem de Kathy após esta revelação.

 

nao me abandone jamais 01

 

 

AVISO : spoilers a partir deste ponto.

 

Este filme é um drama que possui como fundo a ideia de que a sociedade humana conseguiu desenvolver uma maneira de prolongar seu tempo de vida, através do uso de clones humanos. Os mesmos são criados como órfãos até chegarem no momento em que eles são necessários. Quando chega este momento, eles têm órgãos retirados. O processo é traumático para eles e muitos já não sobrevivem na primeira operação. Como não há interesse algum neles, estes são tratados apenas como “servidores de órgãos” e se eles morrerem no processo, não é considerado nada demais pois há a duvida se eles possuem alma ou não.

Logicamente isso tudo citado acima fica no segundo plano do filme, tudo fica demonstrado de maneira indireta na historia pois o foco principal é o relacionamento dos três personagens principais e como eles vivem, culminando na operação do personagem de Tommy, a que aparece no inicio do filme. Há uma escalada na historia desde o momento inicial no orfanato na qual as crianças são cheias de energia e esbanjam uma alegria grande, até a chegada na fase adulta na qual a certeza de que não haverá chances de sobreviverem mais tempo transforma tudo numa especie de desesperança grande, um conformismo que assombra os personagens.

 

nao me abandone jamais 02

 

 

O pouco de ficção cientifica que se pode ver na historia é um sistema de controle que os personagens usam, uma especie de sensor que eles devem passar em um equipamento localizado na parede do orfanato e da casa comum para onde eles vão quando mais velhos, tirando isso tudo é bem comum, pois a historia não se passa em uma época muito distante da nossa atual.

A historia é muito boa e vai sendo apresentada gradativamente em tres fases distintas: a infancia no orfanato, a juventude em uma casa da organização que fornece os órgãos e a fase adulta quando começam as operações. Logico que acontece um romance entre os personagens, mas se tratando de um drama pode se tornar um filme muito depressivo para algumas pessoas e o romance só tende a tornar os momentos finais mais dolorosos. É muito difícil ficar completamente indiferente e as pessoas mais emotivas vão acabar chorando muito. Para aqueles que não gostam desse tipo de filme aconselho a nem tentar assistir.

 

nao me abandone jamais livro
O livro

Esse filme me fez refletir muito sobre como uma sociedade pode assumir uma postura de total indiferença a vida se lhe for interessante. Aqui vemos que para o prolongamento da vida é possível sacrificar pessoas, por achar que as mesmas não possuem alma por serem clones. Isso poderia render um debate espiritual , mas esse debate ficou de fora desse filme.

Se o background da historia te chamou a atenção vale assistir mesmo que a historia lembre um pouco a de um outro filme chamado “ A Ilha”, só que sem toda aquela ação e aquele visual.

Fiquei curioso em saber como é o livro.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Rosangela Pinheiro

    Não gostei do desenrolar da história, pelo simples fato de os personagens aceitarem sue destino cruel sem ao menos lutar contra tal situação mas esse filme me fez questionar muitas coisas da nossa vida atual (da minha vida atual), eu meio que entreguei os pontos, tudo deu tão errado e fora do meu controle que não fazia mais sentindo pra mim lutar, então sem trocadilhos ou sargão pobre fiquei com aquela “deixo a vida me levar”.

    Mas me deu uma raiva ver aquelas crianças e depois adolescentes conformados com a morte certa por puro egoísmo do ser humano e o não lutar deles que o meu espírito acordou e me encarou e disse “ei!!! essa não é você acorda pra vida”.

    Eu não duvido que a humanidade chegue ao ponto do egoísmo absoluto da vida e se ache no direito de dizer que alguém tem alma ou não pra ter direito de experimentar a vida.

    Quer dizer as pessoas vão poder levar a vida como quiser, fumando, se drogando comendo toneladas de comidas ruins porque na hora que precisar de um órgão é só pedir na net, isso já acontece, presta atenção.

    O filme exige uma paciência absurda e mais resignação do que dos personagens para assistir mas é um bom filme e te faz pensar, eu assiste ele duas vezes ontem e ele ta aqui borbulhando na minha cabeça, nas minhas emoções.

    Porque pra mim o mundo já caminha pra isso, pra essa estagnação total de achar que porque não é com você, não faz diferença.

    Eu recomendo mas aviso é difícil.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Maria

    Não gostei...achei que a história teria um outro final.Um final menos dolorido...pedi meu tempo assistindo um filme tão chocante, sabendo que pessoas foram criadas apenas para serem doadores de orgãos, estão falando de seres humanos que tem sentimentos...enfim poderia ter tido um final melhor....

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ally

    Well, i think this movie are very,very very honeyed, but i want so much see. Because i think the history are beautiful. Your comment about the movie is very enlightening, and i think you understand perfectly the history of the movie. You seems be very cult! Keep it up, dude!!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Thank for your comment Ally.
    I dunno why you wrote it in english. I see you understand portuguese to read the article.

    Or maybe you used a translator :)

    The story is very good, but also is very sad. Its a kind of story make us think about a lot ( and maybe cry also ;) ).

    I don´t think i´m a very cult guy, just a guy who likes movies.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Findreans ( Eduardo Castelhano )

    Maria e Larissa

    Nem todas as pessoas irão gostar desse filme. É como a Rosangela escreveu antes no comentario dela. É recomendado, mas é um filme dificil. Como é baseado no livro, creio que a situação deve ser semelhante no mesmo.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - kazuo masukawa

    Não podemos julgar que inexista esses comercios, o ser humano é muito egoista , tudo é vendivel, rins, pancreas,pulmão, figado, não importa o sofrimento e a vida que os doadores viveram,

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Eleodora

    Acabei de assistir o filme,fiquei tão chocada que nem sei se gostei,creio que assisti apenas por curiosidade,pois ao começar não sabia do que se tratava,conforme fui entendendo fiquei esperando que eles ja adultos tomassem uma atitude,porém nada de nada até o fim.Fiquei inconformada ao ver como eles eram conformados... Dai me toquei, como ter alguma reação,embora ja adultos,com uma criação tão rigida como tiveram? Mas é um bom filme..!!!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Darcy

    Parece-me que o filme é bem atual - profético até. Alguns cientistas já se empenham na clonagem humana com a finalidade de perpetuar a espécie, de qualquer maneira. Pouco lhes importa se os clones terão alma. Há pessoas ricas que pedem para serem congeladas e só voltarem à vida quando se descobrir a cura de seus males. Vamos ver até aonde vai a ambição humana.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Luísa

    A finitude humana certamente é a causa da angústia permanente em que mergulham os homens. As leis do mercado há muito encontraram o pote de ouro no fim do arco-iris. E na busca de encontrar meios para prolongar a nossa existência neste mundo, nossa única certeza, vale quase tudo. A ética vai para o espaço e o "somos todos iguais perante Deus", sequer é cogitado. O filme mostra isso de maneira a um só tempo tocante e fria.
    Alguém falou da aceitação do destino por parte dos jovens, personagens centrais. Mas todo e qualquer regime autoritário - e aquelas crianças viveram sempre debaixo da mais absurda ditadura - tem como consequência a cegueira, o medo e aceitação do destino dos que vivem sob seu domínio.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - nina

    A história em si fala de uma menina apaixonada que não luta pelo seu amor, assim que descobre que eles não terão mais tempo junto tentam aproveitar os momentos juntos, o romance é maravilhoso, porém eu esperava que Kathy H, assim como Ruth e os outros demostrassem força ,que eles lutassem para poder viver como qualquer ser humano, enfim... eu queria que os personagens não aceitace o destino que foram estabelecidos para eles.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login