Resenha de filme : NÃO ME ABANDONE JAMAIS

nao me abandone jamais cartazBaseado em um livro escrito por Kazuo Ishiguro, esse filme se trata de um drama com um fundo sci-fi de sociedade alternativa e nos faz pensar até que ponto a humanidade pode assumir escolhas que possam ser consideradas questionáveis em prol da sua própria salvação.

 

O filme começa com a personagem de Kathy, no momento em que ela está testemunhando uma operação em um homem e passa a acompanhar as lembranças daquela personagem, iniciando pela infância da mesma em um orfanato tradicional inglês com toda a estrutura conservadora conhecida dos orfanatos e escolas inglesas. Dentre as crianças que vivem neste orfanato, Kathy é mais ligada a uma garota chamada Ruth e um garoto problemático chamado Tommy. Eles vivem em regime de internato no orfanato na qual são seguidas regras muito rígidas e que eles não conhecem praticamente nada do ambiente exterior, eles não abandonam nem a área do próprio orfanato. Quando uma das tutoras é substituída, a nova tutora senhorita Lucy começa a demonstrar simpatia pelas crianças e em um acesso de remorso e compaixão acaba por confessar as mesmas que elas não terão futuro, pois foram criadas para serem “doadoras de órgãos” e que praticamente nenhuma delas sobreviverá a terceira doação.

Obviamente, ela é demitida do orfanato e o filme segue a vida da personagem de Kathy após esta revelação.

 

nao me abandone jamais 01

 

 

AVISO : spoilers a partir deste ponto.

 

Este filme é um drama que possui como fundo a ideia de que a sociedade humana conseguiu desenvolver uma maneira de prolongar seu tempo de vida, através do uso de clones humanos. Os mesmos são criados como órfãos até chegarem no momento em que eles são necessários. Quando chega este momento, eles têm órgãos retirados. O processo é traumático para eles e muitos já não sobrevivem na primeira operação. Como não há interesse algum neles, estes são tratados apenas como “servidores de órgãos” e se eles morrerem no processo, não é considerado nada demais pois há a duvida se eles possuem alma ou não.

Logicamente isso tudo citado acima fica no segundo plano do filme, tudo fica demonstrado de maneira indireta na historia pois o foco principal é o relacionamento dos três personagens principais e como eles vivem, culminando na operação do personagem de Tommy, a que aparece no inicio do filme. Há uma escalada na historia desde o momento inicial no orfanato na qual as crianças são cheias de energia e esbanjam uma alegria grande, até a chegada na fase adulta na qual a certeza de que não haverá chances de sobreviverem mais tempo transforma tudo numa especie de desesperança grande, um conformismo que assombra os personagens.

 

nao me abandone jamais 02

 

 

O pouco de ficção cientifica que se pode ver na historia é um sistema de controle que os personagens usam, uma especie de sensor que eles devem passar em um equipamento localizado na parede do orfanato e da casa comum para onde eles vão quando mais velhos, tirando isso tudo é bem comum, pois a historia não se passa em uma época muito distante da nossa atual.

A historia é muito boa e vai sendo apresentada gradativamente em tres fases distintas: a infancia no orfanato, a juventude em uma casa da organização que fornece os órgãos e a fase adulta quando começam as operações. Logico que acontece um romance entre os personagens, mas se tratando de um drama pode se tornar um filme muito depressivo para algumas pessoas e o romance só tende a tornar os momentos finais mais dolorosos. É muito difícil ficar completamente indiferente e as pessoas mais emotivas vão acabar chorando muito. Para aqueles que não gostam desse tipo de filme aconselho a nem tentar assistir.

 

nao me abandone jamais livro
O livro

Esse filme me fez refletir muito sobre como uma sociedade pode assumir uma postura de total indiferença a vida se lhe for interessante. Aqui vemos que para o prolongamento da vida é possível sacrificar pessoas, por achar que as mesmas não possuem alma por serem clones. Isso poderia render um debate espiritual , mas esse debate ficou de fora desse filme.

Se o background da historia te chamou a atenção vale assistir mesmo que a historia lembre um pouco a de um outro filme chamado “ A Ilha”, só que sem toda aquela ação e aquele visual.

Fiquei curioso em saber como é o livro.

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login