Resenha de filme : SPLICE - A NOVA ESPECIE

splice cartaz

Ao decidir assistir esse filme veio na minha mente que seria algo muito semelhante a filmes do tipo “a experiencia”. Este filme tem algo disso, mas é bem diferente do que esperava.

 

O casal Clive e Elsa são geneticistas e trabalham para uma empresa desenvolvendo formas de vida atraves de combinação genética para a obtenção de proteinas que seriam utilizadas para o desenvolvimento de medicamentos. Eles conseguiram depois de muito tempo de pesquisas criar dois seres que sintetizam os compostos que a empresa queria. Após reunião com a alta direção, os cientistas sugeriram o desenvolvimento de uma nova forma de vida utilizando DNA humano na composição, mas a empresa não estava disposta a investir mais dinheiro nesta nova pesquisa, uma vez que já gastou muito na pesquisa anterior e está disposta neste momento a fazer a produção em serie do composto obtido anteriormente, obviamente para cobrir os gastos e passar a lucrar.

 

 

splice 01

 

Na iminencia de ter toda a pesquisa finalizada,Elsa convence Clive a fazerem o experimento genético clandestinamente utilizando as instalações da companhia, com o intuito de ver se seria possivel, indicando que não levaria adiante a experiancia até o final. Após conseguirem fazer a combinação genetica e fertilização em laboratório, eles deixaram o embrião se desenvolver, mas por uma situação inesperada, ele cresceu muito rapidamente e eles não conseguiram evitar o nascimento do ser. O que fazer depois é que se tornou o problema deles.

 

splice 02

 

Conforme já citei anteriormente lá no inicio da resenha, esse filme tem como principal problema justamente uma expectativa de se assistir algo semelhante ao filme “a experiencia“ e isso acaba trazendo uma decepção na maioria daqueles que assitem esse filme, porque tirando o fato de que existe uma experiencia genetica, não há muitas semelhanças entre estes dois filmes. Se espera que ocorra chacinas, perseguições, humanos levando sarrafo direto, é melhor nem tentar assistir este filme. Tirando essa questao inicial, o filme é muito bom se virmos em uma perspectiva mais cientifica. Tomando como possibilidade o fato de que seja possivel desenvolver um embrião atraves de combinacao genetica e esse embriao ser desenvolvido em um útero artificial, o desenvolvimento da criatura do titulo segue conceitos comportamentais interessantes. Por um lado, ela é parcialmente humana e tem demonstrações de comportamentos humanos, tais como ciumes e até comportamento de criança mimada, por outro lado, existe os outros seres que fizeram parte da composição, que não fica bem claro no filme quais são, o que poderia ter dado mais base conceitual. E ai entra a questão, um animal se comporta conforme seus instintos. E isso fica demonstrado em varios momentos. A estranheza é que os personagens que são cientistas geneticistas em varios momentos deem a impressão de que não fazem ideia do que está acontecendo ou fiquem surpresos com o comportamento da criatura. A justificativa que é dada para a criação da criatura ( posteriormente chamada de Dren, quando demonstra possuir a capacidade de compreenção da escrita, apesar de não falar e de não escrever, mesmo sabendo montar palavras através de peças com letras ) é muito estranha, mas o fato deles resistirem a destruirem até é compreensível , isso fica sutil na historia, pois o casal decidiu não ter filhos e a criatura substituiu essa lacuna.

 

splice 03
Oi mamãe !

 

Muito interessante o filme, porém sofreu de uma colocação errada do marketing, ele fora vendido passando uma ideia de que seria um filme de terror e isso não se concretiza no mesmo. De terror ele tem muito pouco para justificar o rótulo. Um filme bom mas que não vai atingir um publico amplo, pois fora concebido de uma maneira e vendido de outra.

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - ana

    no final a cientista está grávida, mas o filho é de quem? Do cientista marido dela, ou da criatura?

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login