Resenha de filme : GANTZ

gantz capaBaseado em um mangá de grande sucesso que também está sendo publicado aqui no Brasil, este filme prova que os japoneses podem fazer cinema com efeitos especiais bem realizados se eles estiverem interessados em gastar.

Gantz fala de um estudante chamado Kurono que em um momento que estava em uma estação de metro, viu um outro estudante conhecido dele de infância, pular nos trilhos para ajudar um desconhecido que caiu na linha. Kurono acaba pulando para ajudar Kato, o outro estudante e ambos conseguem salvar o acidentado que estava bebado, colocando este de volta na estação. Porem ambos acabam sendo atingidos pela composição quando esta chega na estação. Segundos depois ambos se veem dentro de um apartamento vazio tendo somente uma esfera grande negra, junto a outras pessoas desconhecidasecompletamente inteiros, sem entenderem o que está acontecendo. Eles testemunham o aparecimento de uma mulher nua, através de um feixe de luz que sai da tal esfera negra. Após vestirem a mulher, uma musica toca da esfera e uma mensagem surge no corpo desta, dizendo que a antiga vida que tinham não existe mais, essa nova vida pertence a esfera e que o objetivo deles é eliminar um alienígena cuja aparência apareceem foto na esfera. Finalizando o anuncio, varias prateleiras saem da esfera contendo armas e caixas contendo uma roupa preta que cobre o corpo inteiro com excessão da cabeça. Todos são transportados para um local para que eles eliminem o alienigena.

 

gantz 01
Cena do mangá

Esse serie de mangá é famosa no Japão e em diversos paises do mundo aonde ela é publicada. O argumento é um dos mais estranhos, senão um dos mais bizarros e o autor não faz muita questao de explicar o background da historia. Ele lança pequenas explicações, mas muita coisa ficou sem definição. No entanto o desenvolvimento é muito bem realizado e o trabalho visual é de alto nível. O mangá é muito violento e tambem contem nudez, sendo que muitas cenas desta não pertencem exatamente a historia ( aparecem nas capas dos capitulos ). Esse mangá tem mais de 340 capitulos publicados e continua ainda em produção. Ele fora adaptado para uma serie de anime que é bastante fiel ao argumento.

 

gantz 02
Cena do anime

E o filme ?

O filme não é exatamente fiel ao mangá, ele se utiliza de muito do argumento e do visual, no entanto muito fora modificado por uma serie de motivos: dimunição de elenco, facilitar os efeitos especiais, diminuir tempo, etc. Fora que o roteiro resolveu focar em um angulo diferente do argumento que lemos naquele.

 

gantz 03

 

Visualmente o filme é bem realizado e os efeitos especiais são muito bons, a reconstituição dos alienigenas que aparecem, dos equipamentos e das roupas e do Gantz ( e o nome da esfera negra ), está bem fiel ao que vemos no mangá. A violencia caracteristica se mantem, mas houve uma preocupação em não colocar a nudez no filme ( vi em algum lugar da internet comentando que há nudez, mas não consegui confirmar se é uma versão diferente do filme ). O problema maior do filme está justamente no argumento. Enquanto o mesmo não vai decepcionar muito quem já conhece a historia, a mesma vai soar muito estranha e até incompleta para quem não é iniciado na mesma. Tambem fica a sensação de que o argumento é muito raso. Não há muito espaço para o desenvolvimento dos personagens e tudo fica parecendo que já fora feito visando um segundo filme ( o que acaba se confirmando ).

Recomendo este filme mais para aqueles que já conhecem o mangá ou o anime. Para os leitores que não conhecem procure a serie em anime antes de assistir este.

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login