Resenha de filme : TRANSFORMERS 3 - O LADO OCULTO DA LUA

transformers 3 cartazUm filme que conseguiu ser melhor que os antecessores. Manteve a característica, incluindo algumas boas idéias.

 

Durante a guerra em Cybertron, uma nave em fuga pelo planeta é atingida e vaga pelo espaço a deriva vindo colidir com a Lua no lado escuro da mesma. O acontecimento fora observado aqui na Terra e a campanha espacial teria iniciado motivado pela necessidade de se descobrir o que fora aquilo. Durante a chegada do homem a Lua, os americanos tinham alguns minutos para investigar aquela queda, de maneira secreta, esconderam o que fora encontrado do publico e o assunto fora deixado nos arquivos secretos do governo americano.

Nos dias atuais, após salvar o mundo duas vezes ( os acontecimentos dos dois primeiros filmes ), Sam fora premiado pelo presidente Obama e está de namorada nova. Como o premio não garante nada, ele está sem emprego e está sendo sustentado por ela: Uma loira bonita, que trabalha em uma grande empresa e que tem muitas regalias do seu chefe, o que deixa Sam com crise de ciúmes. O currículo de Sam não ajuda a obter um novo emprego e o envolvimento acidental com o FBI acaba atrapalhando as tentativas. Enquanto Sam tenta arrumar um emprego, os Autobots estão fazendo missões junto ao governo americano, combatendo terroristas e semelhantes. Durante uma nova missão em Chernobil que Optimus fica sabendo que o governo americano sabe algo que não havia sido revelado para eles, que envolve a queda da nave na Lua.

 

 

transformers 3 01

 

 

 

 

Este filme é um daqueles casos de filme em que não se espera nada, mas acaba me surpreendendo. Ele começa com a guerra de cybertron e depois utiliza-se de fatos históricos do planeta terra, principalmente a corrida espacial para dar uma idéia de conspiração governamental. Fora muito bem sacada a idéia.

 

O roteiro vai desenvolvendo a idéia de que na eminência de uma guerra ( na Terra ) causada por outra ( em Cybertron ), nem todos são completamente unilaterais, que alguns podem trocar de lado, principalmente se acharem que é necessário para a sobrevivência. Neste sentido, este filme também dá uma ênfase maior aos terráqueos, não ficando somente centralizado nos transformers, uma vez que os terráqueos são os principais afetados nesta guerra.

 

Logicamente a essência básica dos filmes anteriores não está completamente abandonada: temos um monte de robôs gigantes que se transformam, de maneira que é impraticável de se acompanhar e também impraticável de acontecer ( note que Optimus é um caminhão que se transforma em um robô de pelo menos 6 metros de altura, não precisa muito para perceber que não teria como colocar tanto volume no espaço de um caminhão padrão, mas a gente deixa isso de lado ). Pancadarias aos montes entre robôs e explosões ensurdecedoras em quantidades surreais.

 

 

transformers 3 02

 

 

 

 

Alguns detalhes deste filme que vejo que poderia ter sido melhor polidos:

 

As cenas reais da corrida espacial fora intercaladas com cenas feitas com dubles e algumas feitas com CG. As partes com o CG ficaram muito ruins. Passam quase desapercebidas por que são rápidas, mas parece que fizeram um serviço as pressas principalmente se considerarmos que o filme tem varios robôs completamente gerados por computador.

 

Outro detalhe que merece citação, apesar de que não costumo falar das atuações dos atores, se chama Rose Huntington-Whiteley. Ela acabou substituindo Megan Fox, que teve uma crise de estrelismo e fora convidada a se retirar do elenco. Segundo consta Rose é modelo, não atriz e isso fica evidente, a atuação dela é sofrível ( não que a atuação de Megan Fox fosse grandes coisas também ). Foi de uma falta de know-how enorme ( eu sei que o papel dela é apenas ser a namorada gata do protagonista, mas mesmo assim ). Mas o que queria colocar é que após toda a bagunça em que o pessoal passou na historia, ela acabar com apenas uma sujeira de leve na roupa e com a aparência de quem acabou de passar no cabeleleiro e no maquiador, foi triste de se ver.

 

transformers 3 03
 

 

Esse filme exageradamente abusa do marketing. Se já temos o fato dos carros serem praticamente todos da mesma marca, agora tambem temos algumas marcas que aparecem praticamente estampadas na cara do espectador o tempo todo. Há maneiras mais discretas de fazer marketing do que as que eles utilizaram aqui.

 

O filme tem grande potencial de agradar vários gostos e também fora superior aos outros dois da franquia: Manteve o humor, tem muitas cenas de ação e uma pequena dose de conspiração, mas a questão de que lado cada um assume em caso de guerra que fora o principal deste filme.

Últimos Comentários

Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...
Imaginava que Batman e Superman ganharia vários prêmios. Desanimei completamente de escrever uma res...
Também tive dificuldade de escrever essa resenha sem estragar as surpresas que o filme traz. Levei u...
Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...

Login