Nasa e a água salgada em Marte, mais teorias da conspiração e a zuera sem fim da Internet

OMG! Água em Marte! Nasa confirmou! Aliens, salve-se quem puder!!!! 

 

Como amplamente divulgado nesta segunda-feira (28/9/15), a Nasa - sim, a famosa agência espacial americana, o Brasil tem uma? -, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre Marte com dados de várias sondas orbitais, e da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) em especial, em que evidenciou-se a presença de água líquida salgada escorrendo pelas encostas de várias montanhas durante certos períodos do ano marciano, conforme podemos ler neste link do G1.

 

A bem da verdade, a MRO foi decisiva no método usado para confirmar a procedência dos elementos observados lá por meio de uma bruxaria com pixels e luz desenvolvida pelo cientista nepalês Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, capaz de revelar a composição das substâncias. Tem sais em Marte, sais de cloro e oxigênio, cloratos e percloratos e mesmo sem um Oceano de água salgada como o nosso já daria para salgar o lanchinho dos futuros astronautas que pisarem lá. Brincadeiras à parte, a pesquisa pode até parecer coisa pequena mas toda descoberta por menor que seja é uma vitória científica no caminho para dominarmos/entendermos nosso vizinho vermelho.

Não é de hoje que sabemos que existe água lá, isso é verdade, porém não fazíamos ideia que o planeta tem seus próprios ciclos hídricos em funcionamento e as coisas lá não estão totalmente mortas e desoladas, no bom sentido, calma gente.

Mas e os marcianos?

A descoberta apenas sugere a suposta existência de vida microbiana (ainda não observada de fato) como a conhecemos aqui na Terra, capazes de existir nas condições mais adversas possíveis e imagináveis. Dizem que a vida é frágil, mas na verdade a vida é mesmo resistente e resiliente, e põe muito nisso.

Enquanto boa parte do público interessado dava alvíssaras pelo resultado, logo logo os malucos da cidade souberam da novidade - Tem conspiração da boa aí! o/ O comentarista político direitista Rush Limbaught (que nem eu e vocês nunca ouvimos falar e isso pode ser bom) disse em seu programa de rádio que a Nasa estava falsificando informações e promovendo reivindicações sobre mudanças climáticas. Ele foi claro em dizer que há muita fraude nisso tudo e que a Nasa estaria promovendo essas coisas sobre Marte para ajudar no avanço da agenda da esquerda neste planeta. Como to traduzindo no feeling das minhas coxas, não entendi se ele se referia a Marte ou a Terra, mas não importa porque o que diabos tem a ver o cú com as calças? Vão aproveitar Marte para instaurar do zero uma ditadura esquerdista-comunista-bolivarista sem nem antes terem terraformado o planeta direito?

Já outros malucos sugeriram que era muita coincidência a Nasa ter feita essa divulgação alguns dias antes da estreia de Perdido em Marte - o novo filme da Fox cujo enrendo traz Matt Damon na pele de um astronauta que foi abandonado em Marte e vai ter que se virar para sobreviver e sair dali.

Ah sim, a fita é assinada pelo Ridley Scott, mas isso é só um detalhe bacana. Voltando às conspirações, é óbvio que a Nasa desmentiu qualquer relação da notícia com o lançamento do filme, o que não impediu o departamento de marketing da Fox de tirar uma casquinha dizendo que a mesma era uma ótima notícia para a humanidade e para Watney, o personagem protagonista do filme. 

 

Outra figura que anda causando com essa história é Richard C. Hoagland, famoso co-autor de Dark Mission: The Secret History of NASA - um best-seller de 2007 pelo New York Times, que deve seguir a mesma linha literária de peças como Eram os deuses astronautas, Cavalo de Troia e aquelas invenciones presepeiras de L. Ron Hubbard, o criador da Cientologia. De acordo com Hoagland, em entrevista à Newsweek, as imagens da Nasa mostram de forma inequívoca vestígios de civilizações extraterrestres, só que a agência está divulgando as informações aos poucos (com vaselina?) e de forma sutil, para evitar que o público entre em pânico generalizado e histeria coletiva, tipo como fez Orson Welles no rádio narrando A Guerra dos Mundos em 1938. Suponho que a humanidade possa ter evoluído um pouco de lá pra cá, mas Hoagland disse que esse é o jeito de informar a existência dos aliens como manda o relatório Brookings (?) de 1960, encomendado pela própria Nasa. 

Se o cara mente, não se pode dizer que ele não faz isso com classe. 

 

A Nasa, de forma idônea, aproveitou a ocasião para (tentar) responder às perguntas sobre a descoberta selecionando seus cientistas e abrindo uma Reddit Ask Me Anything (AMA) com intuito de sanar algumas dúvidas dos internautas, mas foi obviamente trollada porque não se ligou que a Internet é a terra em que a zuera never ends, tendo que lidar com usuários ispertus em declarações como: 

 

 - \\\"Implica também uma base alienígena subterrânea\\\"....usuário falando sobre os córregos com água molhada escorregadia. 

 - \\\"Ele só quer nos distrair da base alienígena acima do solo.\\\" escreveu um usuário.

 

 - \\\"Declarar guerra em Marte\\\", escreveu um outro usuário.

 

 - \\\"Marte tem armas de destruição maciça - e petróleo\\\", acrescentou um outro.

 

 É amigo, vai achando que fazer divulgação científica é moleza, vai...>< 

 

Se os brasileiros ficariam de fora do #AskNasa? Zueros como só nós podemos ser, é claro que não e isso não é nenhum motivo de orgulho, quando até o G1 chama as perguntas de nossos internautas de exdrúxulas.

 

E é claro, a zoação com o governador de São Paulo, o Estado mais sem água do Brasil. 

 

 

 

O que podemos concluir com tudo isso? Talvez a Humanidade não tenha mais solução, mas a esperança é a última que morre com Obi-Wan Kenobi. Ainda assim a Ciência vai continuar avançando em Marte e em outros lugares do Cosmos onde formos nos aventurar. E independente de evidências, método científico e o escambau, o ser humano sempre terá aquela vontade de acreditar, para o bem e para o mal.

 

 

 

Fontes: Mirror, Newsweek e as demais no corpo do texto.

embed video plugin powered by Union Development

Leave your comments

Post comment as a guest

0

Últimos Comentários

Guest - Romildo lima
Li e Recomendo. simplesmente Alexey rickmann nos mostra que temos grandes potencia na literatura Nac...
Mesmo no novo endereço, que você citou, a loja não existe mais. Conversando com o dono, ele disse qu...
Guest - Leonardo
Na verdade eles se mudaram para este endereço: 33 Avenida Treze de Maio 20031-007 Rio de Janeiro S...
Guest - Karla Lopez
Eu gostei o filme. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo ...
Guest - Ogro
Fala, Chança!!!! Gostei do texto... Essa é uma das poucas estórias do Super que eu curto. Um grand...

Login