Resenha de filme : PANDORUM

pandorum cartaz

Pandorum é um filme de Ficção Científica escrito por Travis Milloy e dirigido por Christian Alvart. O filme é estrelado por Dennis Quaid e Ben Foster. Neste artigo faço a resenha do filme com as minhas impressões. Como a resenha contém vários spoilers, aconselho não ler este artigo caso não tenha visto o filme.

 

O filme começa com a indicação da descoberta de um planeta que contem as condições ideais para a sobrevivência humana e um repovoamento. Como o planeta Terra se encontra no cenário mais pessimista de total degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, faz-se necessário o abandono do mesmo de uma parte da população que é enviada para esse planeta distante.

Assim é lançado ao espaço a nave Elysium, levando em seu interior 50000 pessoas.

Logo nós vemos a pequena tripulação recebendo um comunicado do planeta Terra e algo estranho acontece.

Agora chegamos ao personagem principal do filme, o Cabo Bower. Ele acorda do sono criogênico e se vê numa situação de total perda de memória, um dos efeitos colaterais do sono criogênico prolongado. Sem saber nem o próprio nome inicialmente, o mesmo se vê uma situação em que não sabe nem seu propósito dentro daquela nave.

Para piorar, aparentemente algo aconteceu e a nave está com falta de energia em grande parte. Após conseguir reconhecer algumas coisas, o Cabo ganha a companhia do Tenente Payton e eles decidem entrar na cabine de comando da nave. O problema é que a porta está trancada e marcas indicam que tentaram entrar antes sem sucesso. Para deixar as coisas ainda piores, rapidamente o Cabo esbarra em cadáveres e com gente desconhecida que não é muito amigável e depois de tudo com algumas criaturas não identificadas, mas que estão descendo o sarrafo nos humanos dentro da nave.

A única solução que os dois vêem é religar o gerador central da nave, que considerando o tamanho descomunal da mesma está muito distante e o Cabo deverá ter que enfrentar a ameaça desconhecida e conseguir chegar lá, pois dos dois ele é o único que sabe como fazer o procedimento.

 

pandorum ben foster

 

 

Então vem a pergunta : o que é o PANDORUM do titulo? Pandorum é uma síndrome paranóica que afeta viajantes espaciais e que é ativada por algum trauma.

Obviamente, já que é o nome do titulo, isso vai acontecer com alguém na historia, a duvida que fica, é com quem ou melhor dizendo, quem já está afetado e o que é realidade e o que é alucinação provocada pelo pandorum.

 

 

pandorum cena do filme

 

 

O filme mistura um pouco de terror psicológico, com suspense e ação.

O fato da existência das criaturas e da falta de energia, causa momentos de grande correria e momentos bem mais “stealth”. O filme em si possui algumas viradas no argumento mais para o final muito bem sacadas que são muito boas para dar um diferencial na historia.

Porem, há um problema geral com o filme.

Ele passa a constante sensação de “ já vi isso antes em algum lugar “, melhor dizendo, “ já vi isso antes em MUITOS outros lugares “.

Não há como evitar a associação com outros filmes, principalmente com Alien, Enigma do Horizonte e Fantasmas de Marte. O visual remete claramente a esses filmes e até parte do argumento acaba dando essa sensação.

Quanto a parte tecnológica há algumas sacadas interessantes na nave, como por exemplo, o sistema de dínamo para a geração de energia local e o acionamento de consoles ou a parte da nave voltada para o cultivo de plantações.

Pelo que parece 2009 houve alguns filmes interessantes em SCIFI, se você não se importa com essa sensação de “dejavu”, veja esse filme.

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • Guest - DRICA

    Adorei o filme.Quem gosta de ação - cientifica,vai adorar este filme.Eu recomendo!!!

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Igor

    Bom, é claro que nada irá agradar a todos (Fato). Mas pelo menos deveriam ter um pouco de consideração pelo filme. Achei um ótimo roteiro, porém confuso em algumas partes, mas tudo no final se esclarece e você entende o 'por quê?'. Para quem não curte ficção, não assista! Não gosta de um gênero? Não o assista. Mas para quem gosta, recomendo! Também recomendo que prestem muito atenção do começo ao fim, porque garanto que valerá a pena!

    Comment last edited on about 4 years ago by Findreans ( Eduardo Castelhano )
    Like 0 Short URL:
  • Guest - looh

    eu amo esse filme

    Like 0 Short URL:
  • Para variar o atrasildo aqui só viu esse filme agora e divido com vocês minhas impressões. Passo muito tempo no trânsito, então acabou virando minha sala de estar. Tive dificuldades para ouvir no ônibus então fui empurrando pra depois, nesse fim de semana arrumei um tempo pra assisti-lo com mais calma. Também tive que vencer o preconceito exatamente pelo que o Eduardo falou. O filme nos lembra de vários outros trazendo muitos elementos deles, demora a engrenar, não nos mostra de cara qual a sua identidade e o porquê dele ter sido feito. Entretanto vale a pena seguir até o final pois em um dado momento começa a se destoar. Sinceramente o final me deixou com uma vontade de ver uma série baseada na ideia que tiveram. E vocês? Será que só o Eduardo viu esse filme?

    Like 0 Short URL:
  • Por alguma razão que não imagino qual seja, esse post é pop aqui no site, considerando que é o recordista disparado de acessos e chega a ser descomunal a diferença de acessos para o resto.
    Ele também tinha mais comentários, mas a maioria sumiu quando o site sofreu o upgrade... :/

    Like 0 Short URL:
  • Tinha mais comentários? Vou dar uma olhada, mas eu acho que você está confundindo esse com o Origem não? Que esteve no topo durante muito tempo?

    Mas o que acha da ideia de uma série baseada em Pandorum?

    Like 0 Short URL:
  • Quando houve o upgrade eu vi que alguns posts perderam comentários, porque eu respondia alguns deles usando o nome da pessoa, então ficou claro que o comentário sumiu por causa disso. Por exemplo, olhe o post do NÃO ME ABANDONE JAMAIS, eu citei Larissa e o post dela sumiu. Isso eu tinha visto em vários posts.
    Eu acho que não seria difícil fazer um seriado baseado neste filme, só não sei se seria interessante, vai depender do foco da história. Tem duas frentes simples, uma que se passaria dentro da nave no período do filme ( pode até dividir esta em duas, uma antes do que acontece no filme e outra durante ) e uma que poderia depois do filme, começando a partir dos que aconteceu. Acho que esta última é mais complicada de emplacar, teria que ter um primeiro episódio fazendo vários acertos na história.

    Like 0 Short URL:
  • Vou olhar novamente e ver porque esses comentários não aparecem.

    Quanto a uma série a melhor chance de sair algo bom, seria discorrer sobre a colônia de humanos normais, seus problemas ao formar o assentamento e a luta contra os humanos alterados e as formas de vida presentes no planeta. Talvez fosse mesmo difícil de emplacar, não porque isso não seja um tema rico, mas porque as pessoas não se interessam, podíamos ter grandes dilemas políticos e sociais e entender muita coisa do que estamos fazendo de errado em nossa sociedade.

    Like 0 Short URL:
  • Guest - Ogro

    Esse filme é excelente!!!!

    Não tenho muito o que comentar, pois acredito que já comentaram todos os pontos.

    Abração do Ogro!!!

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...
Essas cenas realmente me pareceram meio forçadas. Percebi que colocaram para ajustar uma situação de...
Então você sentiu o mesmo que eu. Eu não me importo muito em rever algumas ideias, porque geralmente...
Guest - Valeria Loza
Um grande filme de ficção científica. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ...
Guest - Ogro
Chança, você esqueceu de dizer que nessa época, início dos anos 80, os críticos de cinema no Brasil ...

Login