Resenha de Filme: Ender\'s Game

Demorei muito para assistir Ender\'s Game, confesso que me surpreendi. Não deveria, afinal o livro ao qual esse filme se baseou, é sensacional, mas meu atraso se deveu ao fato de a ficção científica estar sendo muito mal tratada pela maioria das últimas produções para a telona.

O Jogo do Exterminador é o título que o livro teve no Brasil, é um dos melhores livros que já li, falamos dele aqui há algum tempo . O filme foi lançado em 2013 dirigido por Gavin Hood com Asa Butterfield no papel de Ender e Harison Ford como o Coronel Graff.

O filme segue o roteiro e a conclusão do livro. A parte principal da história está lá. Como disse acima foi uma surpresa, porque hoje em dia estamos na onda das reinterpretações e remakes, imaginava que em algum momento o roteiro caminharia para isso, tornando o filme mais comercialmente palatável. Entretanto para a minha felicidade, a tensão, a seriedade e o desenrolar dos fatos permaneceram os mesmos, deram o respeito que a história merecia. Estou convencido que isso se deveu ao autor Orson Scott Card estar na produção, o que não deixou que Roberto Orci e Alex Kurtzman estragassem mais uma oportunidade de temos um bom roteiro no cinema.

Apesar de ter protagonistas adolescentes o filme não tem um clima jovial nem trivial, não tem aqueles clichês de filme de ação. É ficção científica com um viés bem psicológico que o filme deixa mais leve e mais fácil de entender. Mas recomendo não descartar o livro, lá as coisas acontecem de maneira mais lenta e muito mais rica em detalhes, explicando melhor o porquê de Ender ser o protagonista.

Tanto o livro quanto o filme são ótimos, é bom quando a ficção científica e seu público são realmente respeitados. Uma pena que esse filme não teve a repercussão que Jogos Vorazes ou a franquia Convergente tiveram.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

  • Guest - Ogro

    Fala Chança!!!!

    Eu gostei muito desse filme. Não li os livros (ainda), mas o filme realmente é muito interessante com muitas reviravoltas inteligentes. Gostei das atuações e realmente é uma pena que não tenha tido uma continuação (ainda - a esperança é a última que morre).

    Abração do Ogro!

    Like 0 Short URL:
  • Conhecendo você, digo que vai gostar mais ainda do livro. O filme até deixa uma dica de que uma continuação pode acontecer, no link para o post sobre os livros eu falo sobre suas continuações. Mas isso depende muito do faturamento que obtiveram. Essa história é sobre um adolescente e provavelmente foi o que usaram para convencer os executivos do estúdio, mas não sei se tiveram o retorno que esperavam. No fim é como você disse, a esperança é a última que morre.

    Like 0 Short URL:

Últimos Comentários

Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...
Essas cenas realmente me pareceram meio forçadas. Percebi que colocaram para ajustar uma situação de...
Então você sentiu o mesmo que eu. Eu não me importo muito em rever algumas ideias, porque geralmente...
Guest - Valeria Loza
Um grande filme de ficção científica. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ...
Guest - Ogro
Chança, você esqueceu de dizer que nessa época, início dos anos 80, os críticos de cinema no Brasil ...

Login