Resenha de filme : SEM LIMITES

sem limites cartazMais um filme baseado em um livro que se baseia em uma ideia simples porem original. E neste caso, teve um desenvolvimento muito interessante.

 

No inicio temos o escritor Edward Morra, que está com o prazo de entrega de um livro ficando cada vez mais apertado, com uma crise de bloqueio criativo que lhe impede de escrever e sem nem ideia de argumento para o livro. Para tornar as coisas ainda mais criticas na sua vida, sua namorada decidiu desistir da relação pois estava servindo de banco para ele e não via futuro na vida dos dois juntos. Andando na rua sem esperança nenhuma de melhoria e se vendo sem esperança, ele esbarra com o irmão de uma ex-esposa, cujo casamento durou muito pouco. Parando para beber e conversar com esse homem, ele acaba recebendo de presente do mesmo, uma pilula transparente, que ele disse ser uma droga que irá ser comercializada que libera as sinapses do cerebro da pessoa que a consome, ou seja, aumenta a capacidade cerebral do indivíduo.

Voltando para seu apartamento, ele usa o comprimido, achando que não podia piorar a vida dele e em frente a porta ele encontra com a esposa do locador do apartamento, que aos berros vem cobrar dele o pagamento do aluguel.

É neste momento que ocorre o efeito da droga, sua percepção muda e até a maneira de ver a realidade se altera, em poucos segundos ele analisou que a mulher tinha algo mais incomodando-a alem do atraso no pagamento do aluguel e na conversa, consegue mudar a ideia dela, ganhando sexo no processo. Depois disso, ele acaba tendo uma ideia fantástica para o livro e escreve dezenas de paginas do mesmo rapidamente.

 

sem limites 01

No dia seguinte, o efeito da pilula passa e ele retorna a ser o mesmo de sempre. Desejando voltar a ser o que ele acreditou ser sua versão melhorada, ele recorre ao ex-cunhado para obter mais das pilulas. O ex-cunhado disse que a droga é clandestina e é conhecida como NZT e pede para que Edward faça alguns serviços para ele, começando com buscar a roupa na lavanderia e comprar café. Edward sabe que vai ficar dependente da vontade dele, mas não vê outra saída a não ser atender, porem ao voltar da rua, encontra o ex-cunhado morto a tiro e o local todo revirado. Ele liga para a policia, mas antes da mesma aparecer, ele decide procurar pelo NZT e acaba encontrando um saco cheio dos comprimidos que ele guardou. A partir dai, ele vai passar a aproveitar sua nova capacidade mental.

Aviso : Alguns spoilers a partir deste ponto.

Nós somente utilizamos uma porcentagem de nosso cérebro, algo em torno de 20% e a droga aumenta essa capacidade, liberando partes do cérebro não utilizadas. Essa é a ideia básica na qual gira a história ( o livro se chama The Dark Fields, de Alan Glynn que não fora traduzido para o português ). Apesar de não haver nenhuma explicação mais profunda de como funciona a droga, isso fica coerente no argumento, pois o personagem do ex-cunhado é uma especie de traficante de uma droga que ele adquire de forma clandestina, ele não é cientista.

Essa ideia de que utilizamos somente uma parte do cérebro já fora questionada e descartada, o que se diz é que usamos todo o cérebro mas utilizamos em partes dependendo do momento.

O filme usa alguns efeitos especiais mais simples principalmente para indicar a mudança causada pelo efeito da droga, tais como a mudança no contraste da imagem, efeitos de distorção e zoom e algumas sobreposições de imagens.

 

sem limites 02

 

 

As mudanças mentais no argumento poderiam render muitas possibilidades, mas o roteiro se prendeu a algumas e isso fora muito bem explorado. O aumento da atividade gerou uma percepção modificada da realidade com uma ampliação da capacidade de analise, uma melhoria na memoria, na qual ficou muito mais fácil se lembrar de fatos ocorridos anos atras e até um efeito de inquietação, causada principalmente por uma aceleração nas capacidades físicas. Também a facilidade de memoria, faz com que o aprendizado dele seja muito rápido, permitindo que ele aprenda uma língua nova em poucos dias.

O personagem alem de escrever o livro que estava devendo a editora, decide com o momento propicio investir no mercado financeiro, essa capacidade ampliada de analise acaba sendo tudo o que ele precisa para ganhar muito dinheiro, porem para inicio, ele não tinha dinheiro e acabou pegando dinheiro emprestado de um agiota russo, coisa que obviamente vai lhe causar problemas futuros.

A droga acaba revelando que possui alguns efeitos colaterais na abstinência, pondo em risco elevado a vida de quem deixa de usar a mesma, também ela causa efeito rebote, ou seja, a pessoa fica com a capacidade mental pior de que tinha antes de usar a droga.

 

sem limites 03

 

 

Há alguns detalhes na historia que ficam estranhos, mas parece que foram deixados de proposito, tal como o fato do Edward pegar o dinheiro com o agiota, ganhar absurdamente mais investindo e simplesmente não pagar o agiota logo. Parece que ficou de lado apenas para acrescentar um adversário a mais alem da ameça desconhecida que matou o ex-cunhado.

O filme se revela um filme de ação muito leve e poderia ter tentado se enveredar para o lado do suspense mas não tem o suficiente para esta classificação.

Não chega a ser um filme soberbo, mas é um filme bem realizado e conta com algumas reviravoltas interessantes.

E não é necessario dizer que Robert De Niro é o cara.

Leave your comments

Post comment as a guest

0

People in this conversation

Últimos Comentários

Bom que você tenha escrito essa resenha. Eu fiquei pensando nela a muito tempo porque é um daqueles ...
Essas cenas realmente me pareceram meio forçadas. Percebi que colocaram para ajustar uma situação de...
Então você sentiu o mesmo que eu. Eu não me importo muito em rever algumas ideias, porque geralmente...
Guest - Valeria Loza
Um grande filme de ficção científica. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ...
Guest - Ogro
Chança, você esqueceu de dizer que nessa época, início dos anos 80, os críticos de cinema no Brasil ...

Login